fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

O que é verificado na vistoria veicular? Confira todos os itens!
Vistorias

O que é verificado na vistoria veicular? Confira todos os itens!

A vistoria veicular vem ganhando muita importância no Brasil. Os automóveis que trafegam nas ruas brasileiras têm sido submetidos a ela com maior frequência. Além disso, a exigência dos órgãos de trânsito está sendo maior. Isso é importante, pois o objetivo é a segurança do condutor do veículo e dos passageiros.

Essa vistoria é realizada sob fiscalização do DETRAN do estado a que pertence o veículo, e delega esses poderes a empresas competentes e especializadas no ramo da vistoria veicular.

Em alguns estados, é necessário levar o carro para fazer a vistoria apenas quando se compra um automóvel. Em outros, a vistoria deve ser feita todos os anos, independentemente de o veículo ter mudado de dono. A tendência é que a vistoria anual seja implantada em todas as cidades brasileiras nos próximos anos.

Interessou-se em conhecer que itens são verificados na vistoria veicular e como esse procedimento funciona? Então, continue a leitura.

O que será checado na vistoria veicular?

A vistoria veicular difere da inspeção, pois naquela são analisados apenas aspectos físicos do automóvel. Em regra, o vistoriador não se vale de aparelhos eletrônicos para medição. No entanto, no estado de São Paulo, a vistoria deve contar, por exemplo com dois aparelhos de medição, quais sejam: o parquímetro e o medidor de espessura.

Já na inspeção, pessoas com conhecimento técnico especializado analisam itens como poluição do veículo, por meio de equipamentos.

É importante que o proprietário esteja com todos os itens de segurança e equipamentos obrigatórios em perfeito estado e os tributos relacionados ao automóvel em dia. Além disso, é fundamental conhecer sobre a emissão de poluentes do carro, pois esses itens podem acarretar multas em caso de desconformidade.

O que se analisa na vistoria de um automóvel?

Como citado, haverá a análise dos itens de segurança e equipamentos obrigatórios do automóvel. Eles contribuem para a segurança do veículo e de seus ocupantes, bem como para a segurança dos condutores de outros carros. Nessa etapa serão inspecionados alguns itens. Vejamos!

Faróis e faroletes

Verifica-se a integridade dos invólucros e se as luzes estão em ordem. O vistoriador checará se estão funcionando:

  • luz de freio;
  • luz de ré;
  • luz de placa;
  • farol alto;
  • farol baixo;
  • setas.

Essa etapa é fundamental, pois indica boas condições na sinalização do veículo.

Powered by Rock Convert

Espelhos retrovisores

Não tem como dirigir com segurança sem estar atento aos retrovisores. Nessa etapa, há análise dos dois espelhos retrovisores da parte exterior do veículo e do espelho central interior. Se estiverem em boas condições, o carro está aprovado.

Limpadores de para-brisa

A análise dos limpadores permite que o motorista esteja seguro e tenha boa visão nos dias de chuva ou neblina. Caso o vidro embace, são eles que resolverão o problema. É fundamental que sejam trocados com frequência.

Itens de segurança

Os itens de segurança são essenciais na vistoria. É a etapa mais delicada e que pode ensejar reprovação imediata. Nessa etapa são verificadas peças de segurança, como:

Os itens de segurança deverão estar em pleno funcionamento e em conformidade com as normas. É dever do motorista zelar pela integridade dos artigos de segurança do seu carro, manter o extintor de incêndio dentro da validade e as outras peças em funcionamento.

Pneus

Por último, a análise se dá quanto ao estado de conservação dos pneus do veículo. Pneus “carecas” prejudicam a estabilidade do veículo e a capacidade de frenagem, podendo causar acidentes.

Por isso, os pneus devem ser novos ou, no máximo, ter pouco tempo de uso. Esses aspectos são analisados por meio dos sulcos e dos “cabelinhos” do pneu, presentes em pneus novos e identificáveis na vistoria. Os sulcos são medidos por meio de um equipamento denominado parquímetro. E, além desses pontos, há a análise de outro item do pneu chamado TWI, que identifica se o pneu está em condições de rodagem.

Itens de identificação

Os chamados itens de identificação a serem analisados pelo vistoriador são identificadores do veículo que o tornam diferente de qualquer outro, ainda que de mesma cor, marca e modelo. São verificados nessa sessão itens tais quais:

  • número de identificação de chassi;
  • etiquetas do veículo;
  • numeração nos vidros;
  • numeração no motor etc.

Essa numeração deve estar em conformidade com a documentação do automóvel, sob pena de estar ocorrendo algum tipo de fraude.

Portanto, podemos perceber que a vistoria veicular é de extrema importância para os motoristas e outros ocupantes do carro. Ela analisa aspectos de segurança e funcionalidade do automóvel. Para não ter problemas, mantenha seu carro em perfeitas condições e fique atento a todos os itens de sinalização e segurança. Assim, você garante a aprovação e tranquilidade para si e quem estiver ao seu lado!

Gostou deste post? Então, não deixe de conferir esse outro em nosso blog e aprenda mais sobre a vistoria veicular.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *