Entenda como é feita a vistoria veicular e como se preparar!
Você está entre as pessoas que se perguntam sobre os pontos em que é preciso ficar de olho na hora da vistoria? Nem sempre estamos cientes dos fatores que colocam o veículo dentro das exigências, por isso é sempre importante se informar sobre o assunto.
Esse é o propósito deste post. Você vai ver o que é a vistoria, por quem é realizada, quando é obrigatória, como funciona, quais questões são avaliadas e alguns outros pontos importantes. Vamos lá?
O que é a vistoria veicular?
A vistoria veicular aponta o estado do veículo e revela se o consumidor não está comprando “gato por lebre”, mostrando vários outros pontos que vão além da condição física. Sabe quando você vai comprar um carro e tem dúvidas se a documentação é verdadeira?
Então, a vistoria pode dar essa resposta, definindo a autenticidade dos papéis. Outro ponto que costuma pesar é a segurança. Você não quer usar um veículo sem os equipamentos obrigatórios, concorda?
Isso também é avaliado na vistoria. Todo o processo é regulamentado e previsto no Código de Trânsito Brasileiro e nos Detrans de cada estado. O processo está ligado à emissão de documentos como o Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Por quem é realizada?
Existem duas opções principais para a realização da vistoria e você já vai entender quais são as implicações de cada uma. A primeira é a feita diretamente pelo Detran, interagindo com a própria instituição. Os valores e as formas de agendamento variam de acordo com a região.
Você também pode optar por uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). Existem várias opções no mercado que contam com soluções, equipamentos e modelos diferentes para inibir fraudes e garantir uma boa fiscalização.
Como fazer a escolha? Não existe uma fórmula. Uma boa maneira de começar é observando a experiência que a empresa tem no mercado. As avaliações dos antigos clientes também contam. Procure saber como é o atendimento e quais procedimentos são feitos.
Em que casos é obrigatória?
Se você já pensou em contratar um plano de seguros, provavelmente já ouviu falar em “vistoria cautelar”, solicitada pela seguradora para avaliar os riscos de cobrir o bem. No entanto, o tipo de vistoria citado no texto é de transferência, funcionando de forma um pouco diferente.
De forma geral, é exigida em casos de emissão de um novo CRV. Isso acontece principalmente quando o carro é negociado e passa para as mãos de um novo dono. A apresentação de alguns documentos também é necessária.
Entre eles, estão:
- documentos pessoais;
- comprovante de pagamento de débitos;
- CRV/ATPV – preenchido e assinado com firma reconhecida;
- comprovante de residência;
- laudo de vistoria;
- documento de licenciamento (CRLV).
A vistoria também é exigida em caso de mudança de domicílio para um novo município.
Como funciona a vistoria?
Toda a vistoria é planejada para a emissão de um novo CRV. Sem o registro, a condução do veículo é vista como uma infração grave e pode gerar vários problemas para o motorista. Como isso é atestado?
Na prática, a vistoria emite um laudo de vistoria veicular, revelando o estado do carro e as condições de circulação. O relatório ainda dá pistas sobre possíveis crimes de falsificação de documentos e lista modificações não autorizadas.
Pode parecer que não, mas existem modificações simples que contrariam a lei e não podem ser feitas. Um exemplo é o insulfilm com transmissão luminosa abaixo de 75% em para-brisas sem cores ou o uso de faróis de xenon.
O que é avaliado na vistoria?
Embora a metodologia mude de acordo com a ECV (Empresa credenciada de vistoria), os laudos costumam apresentar informações similares, seguindo as exigências do Detran. A vistoria segue uma análise minuciosa de várias partes do carro.
Entre elas, constam:
- numeração do motor, do chassi e do câmbio;
- odômetro;
- gravação dos vidros;
- data do cinto de segurança;
- etiquetas ETA;
- placas de identificação;
- equipamentos obrigatórios;
- itens de segurança.
Se tudo correr bem, um laudo descrevendo o estado do carro vai ser emitido. Nos casos de reprovação, um documento indica quais pontos precisam ser ajustados e corrigidos para que o carro se torne regular.
Como é o processo de agendamento?
O agendamento depende da instituição que você escolher para o serviço, mas costuma ser um processo simples. Em boa parte das ECVs, a data pode ser solicitada de forma simples pela web.
Nesse caso, basta abrir o site institucional da empresa e buscar a opção para marcar o agendamento, selecionando a unidade em que você deseja que o veículo seja analisado. Outras formas de contato incluem redes sociais e telefone.
Caso você opte pelo Detran, é possível agendar o serviço presencialmente ou pelo site. Isso vai depender do nível de adesão de cada estado à web. Fique de olho nas taxas de agendamento que são cobradas em algumas regiões.
Qual é a diferença entre inspeção e vistoria?
A primeira diferença que chama a atenção é no profissional avaliador. A vistoria conta com um técnico do Detran ou da ECV, especializado nesse tipo de tarefa. Já a inspeção é feita por um engenheiro ou profissional com registro no CREA.
Os pontos avaliados também são outros. Na vistoria, a forma de avaliação é majoritariamente visual, focando em fatores listados no laudo veicular. A inspeção, por sua vez, leva em conta a parte mecânica e a poluição ambiental, usando instrumentos específicos para isso.
Por fim, ainda existem mais algumas diferenças. Se a vistoria emite laudos, a inspeção emite um CSV (Certificado de Segurança do Veículo). Esta é regulamentada pelo Contran; aquela, pelo Detran.
A vistoria veicular não é um bicho de sete cabeças. Se você pretende vender um veículo, o procedimento comprova o estado dele e garante que o novo proprietário não vai ter problemas. Em posse de um carro novo, basta guardar o CRV em um lugar confiável.
Não se esqueça de cuidar da preparação prévia para a vistoria. Confira os itens a serem analisados e veja se estão funcionando corretamente, dando prioridade para os equipamentos de segurança.
O que acha de fazer sua vistoria em parceria com uma empresa credenciada e que valoriza o bom atendimento? Então, não perca tempo e entre em contato com a Olho Vivo Vistorias!