fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Já ouviu falar em vistoria móvel? Veja como é feita!
Vistorias

Já ouviu falar em vistoria móvel? Veja como é feita!

Vistoria cautelar e vistoria prévia. Se você tem o hábito de pesquisar sobre automóveis, certamente ouviu falar desses processos, não é mesmo? No entanto, existe outro tipo que talvez ainda não conheça — é a vistoria móvel.

Neste post, vamos esclarecer do que se constitui esse tipo de vistoria, como funciona, quando deve ser feita, além de outras informações relevantes sobre o assunto. É só continuar a leitura com a gente! Vamos lá?

O que é uma vistoria móvel?

A vistoria móvel funciona de forma similar aos outros tipos de vistoria. A diferença é o local — definido pelo próprio proprietário. Isso porque os veículos são os caminhões que pesam mais de 10 toneladas.

Essa vistoria costuma ser realizada nos processos de transferência de caminhões para regularizar os documentos, garantir o estado de conservação e emitir um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Mas qual é o propósito da vistoria? A resposta é simples. Sabe quando você tem dúvidas sobre a procedência de um caminhão? Então, a vistoria analisa isso para você — desde o histórico documental até possíveis fraudes na marcação de quilometragem.

Quando a vistoria móvel é feita?

A principal situação em que a vistoria móvel é feita é na hora de transferir a propriedade. Isso porque a transferência envolve a garantia das condições do veículo para alterar o registro no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), assim como no CRV já citado.

Se uma pessoa é identificada pelo RG ou CPF, o veículo é identificado pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Assim como nossos documentos, o Renavam é composto de um código numérico. Nesse caso, de 11 dígitos.

Onde vem impresso o Renavam? No topo do CRLV. Depois que a regularização é realizada — isto é, a quitação de qualquer multa ou pendência —, é feita a vistoria móvel para a emissão do CRLV do novo dono.

O que é analisado na vistoria móvel?

Agora, dê uma olhada nos principais detalhes avaliados durante a vistoria móvel.

Documentação

Os documentos são alvo comum de adulteração criminosa. Como isso é feito? Boa parte das vezes, as pessoas mal-intencionadas fazem mudanças nos veículos para disfarçar sinais de furto ou roubo.

Isso passa por fraudes no CRLV, já que é um dos documentos mais apresentados nas fiscalizações dos agentes de trânsito. A fraude se torna possível pelo preenchimento de CRLVs não usados pelos Detran, chamados de “Espelhos”.

Existem organizações criminosas cujo trabalho é o furto de CRLVs. Ao fazer esse tipo de análise, a vistoria pode flagrar crimes de falsificação de documento, chegando a relacioná-los com problemas mais graves, como roubo e furto.

Itens de segurança

Os itens de segurança englobam tudo aquilo que o veículo deve ter para não representar um risco ao motorista e às outras pessoas que transitam por perto. Os caminhões costumam ter uma recorrência de problemas na estrada maior que a de carros e motos.

Powered by Rock Convert

Esses itens são alvos comuns de fiscalização nas estradas — muitas vezes, por agentes da própria Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que aumenta a importância de circular com eles em dia.

Nesse sentido, diversos elementos fazem parte da lista de obrigatoriedade. Entre eles, podemos destacar:

  • cintos de segurança;
  • limpadores de para-brisa;
  • tapa sol;
  • extintor de incêndio;
  • protetores de rodas traseiras;
  • indicação de frenagem de emergência;
  • buzina.

Sistema de iluminação

A iluminação é importantíssima para a direção noturna, já que a falta de luz pode provocar vários problemas na estrada, além de limitar os horários e os lugares em que você pode se deslocar com o veículo.

Vários defeitos podem ser identificados na hora da vistoria. Em alguns casos, o farol pode não acender com boa intensidade, fornecendo apenas uma iluminação parcial ao motorista.

Outro problema comum é o fusível do farol queimando. Isso pode ser provocado pelos fios ou por defeitos e incompatibilidades da lâmpada. Se o problema for o inverso e os faróis não desligarem, o defeito pode estar no sistema elétrico.

Número do chassi

O número do chassi é um dos principais alvos das pessoas mal-intencionadas. Isso porque revela inúmeras informações sobre o veículo em um código de 17 caracteres, variando entre letras e números.

O primeiro número diz respeito à área geográfica e ao continente; a primeira letra diz respeito ao país de origem; a segunda letra diz respeito ao código do fabricante, e por aí vai. Cada caractere revela alguma coisa.

Esse número pode ser identificado em várias partes do caminhão, como motor, bancos e porta-malas. Na vistoria, os peritos observam adulterações ao analisar se há raspagens ou modificações no material.

Pneus

Os pneus do caminhão também são vistoriados e devem estar em bom estado para minimizar as chances de problemas na estrada. Por lidar com altas cargas, os componentes precisam de boa calibragem.

Diferentemente do que muitos pensam, a higienização do pneu também contribui para manter o veículo em condições de rodagem. Isso inclui a remoção de objetos pontiagudos que podem danificar a borracha e diminuir a vida útil da peça.

O desgaste também é levado em conta na vistoria. Além de representar uma infração de trânsito, andar com pneus carecas aumenta consideravelmente as chances de acidentes na estrada, por diminuir a eficiência dos freios e aumentar a derrapagem na pista.

Por fim, o alinhamento e o balanceamento das rodas contribuem para evitar problemas de direção, e também podem ser vistoriados. Sabe quando o caminhão começa a puxar para um dos lados na hora da condução? Então, isso pode representar problemas de balanceamento.

Como você pôde ver, a vistoria móvel é uma solução para casos em que os motoristas têm problemas para locomover seus veículos e os profissionais da empresa de vistoria automotiva precisam se dirigir até o local em que eles se encontram. O procedimento ainda contribui para a segurança do caminhão, evita problemas com a lei e garante o bom estado de conservação na hora de transferir a propriedade para um novo dono.

E você? O que acha de contar com a parceria de uma empresa credenciada de vistoria profissional e confiável? Entre em contato com a gente e saiba mais detalhes sobre os serviços que oferecemos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *