fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Entenda quais são as consequências de uma vistoria mal feita!
Vistorias

Entenda quais são as consequências de uma vistoria mal feita!

Você provavelmente já sabe que para transitar com segurança, todo veículo precisa estar vistoriado e de acordo com a legislação. Logo, uma vistoria malfeita pode colocar o motorista em risco.

A vistoria veicular é um procedimento previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro e tem a intenção de avaliar as condições do automóvel. Itens indispensáveis para a circulação são avaliados por empresas devidamente autorizadas, garantindo assim a regularização do carro.

Quando esse serviço não contempla tais itens de forma correta, o veículo e o condutor sofrem as consequências. E é sobre isso que vamos falar neste post, confira!

Entenda como funciona uma vistoria veicular e quem pode realizá-la

Ao negociar um veículo, é preciso que o documento seja atualizado para o nome do novo proprietário. A vistoria veicular é obrigatória para que a transferência de propriedade ocorra. Sem um laudo especializado, é impossível seguir com a negociação. É necessária também no caso de mudanças de características ou como uma garantia cautelar da situação veicular.

Uma espécie de avaliação aprofundada, a vistoria é de responsabilidade dos estados. Para garantir que o processo seja eficiente, apenas empresas certificadas estão autorizadas a oferecer o serviço. No procedimento, o objetivo é garantir que:

  • a documentação do carro seja original e autêntica;
  • o veículo esteja em perfeitas condições de circulação, sem causar riscos;
  • a propriedade seja legítima.

Uma vistoria malfeita compromete todas essas questões importantes. Na prática, ela assegura que não se trata de um carro roubado, ou de um veículo que esteja com chassi adulterado, com peças que comprometam seu funcionamento, por exemplo. As especificações de fábrica precisam ser devidamente confirmadas.

Conheça as consequências de uma vistoria veicular malfeita

As implicações de uma vistoria veicular de má qualidade podem causar muita dor de cabeça. Além da consequência mais importante, que é aumentar as chances de acidentes, existem outras que podem lesar o proprietário de várias maneiras. Para entender melhor, veja as principais.

Fraude ou ilegalidade

Você sabia que o vidro dianteiro do carro precisa ter uma visibilidade em torno de 70 e 75%? Isso significa que as películas devem escurecer no máximo 25% do tom original do vidro, caso contrário, pode gerar uma multa grave, que causa cinco pontos na carteira de motorista. Esse é um exemplo de uma das ilegalidades que precisam ser avaliadas no serviço.

Uma vistoria malfeita tende a criar problemas legais dos mais simples aos mais complicados. Caso a documentação tenha irregularidades, há inclusive o risco de o veículo ser apreendido. E o motivo não vai estar claro se o laudo não for de confiança.

Danos estruturais

Durante a vistoria, o cinto de segurança, a validade do extintor de incêndio, o estado dos pneus o e freio de mão estão entre os artigos observados. Quando o procedimento não é feito de forma adequada, há a possibilidade de que defeitos não sejam descobertos, o que leva ao principal perigo de todos: a falta de segurança.

Powered by Rock Convert

Além da questão legal, os danos estruturais estão no topo da lista de principais preocupações dos condutores. O objetivo também é proteger de acidentes ou imprevistos. Quando alguma peça está inadequada, é indispensável que o motorista saiba para poder corrigir o erro. A vistoria proporciona essa segurança.

Desvalorização

Um veículo tende a perder valor naturalmente ao longo dos anos. Entretanto, um automóvel com a vistoria malfeita, além de diminuir o grau de confiança no momento da venda, vai ter os componentes mais gastos ou danificados, intensificando a desvalorização.

Da mesma forma, revendedoras e eventuais compradores do seu automóvel vão sempre valorizar carros vistoriados. Trata-se de uma forma de garantir que o veículo está em condições adequadas de circulação. Um automóvel com a vistoria em dia e de qualidade sempre terá um valor satisfatório.

Problemas com seguro

Para que você consiga contratar uma apólice de seguro para um carro usado, é preciso que a seguradora confirme as informações do veículo. Isso só pode ser feito por intermédio de uma vistoria prévia. A avaliação independente vai ajudar a determinar o que será incluído na sua proteção veicular.

O que acontece é que mesmo um condutor com boas intenções, pode não saber do histórico do seu carro. Isso quer dizer que o veículo pode ser sinistrado sem que o motorista sequer tenha conhecimento. Ou talvez a documentação seja fraudulenta e, por conta de uma vistoria malfeita, passou despercebida. Para não ter problemas futuros, é importante obter um laudo confiável.

Incômodos na compra ou no pós-venda

Se você troca de carro com alguma frequência, sabe que sempre há o risco de não perceber algo antes de concretizar a negociação. Conhecer a procedência do carro faz toda diferença para evitar surpresas futuras.

Mesmo comprando ou vendendo por meio de uma loja ou concessionária, há o risco de problemas que fogem do seu controle. Uma vistoria adequada, porém, vai fornecer um laudo completo sobre a situação do automóvel. Assim, sendo comprador ou vendedor, você estará mais protegido.

Saiba como garantir uma vistoria adequada

O ponto de partida para evitar uma vistoria malfeita é procurar empresas de confiança na sua região. A Olho Vivo Vistorias está presente em mais de 80 cidades brasileiras. E, mais importante, é uma Empresa Credenciada em Vistoria (ECV). Isso quer dizer que trabalha em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Dessa forma, seja para vistoria de transferências, prévia ou cautelar, possui um aval certificado de sua qualidade.

Ao buscar o serviço de vistoria ou inspeção, a autorização oficial é indispensável. Trata-se de uma forma de garantir que o serviço vai cobrir todas as suas necessidades e avaliar o automóvel por inteiro.

Evitar uma vistoria malfeita não é apenas uma necessidade burocrática, é importante para a sua segurança. Comprar um veículo em boas condições vai garantir proteção contra acidentes, incômodos e gastos desnecessários.

Agora que você já sabe as consequências de uma vistoria malfeita, contrate a melhor empresa para vistorias e não corra esse risco! Entre em contato com a Olho Vivo! Nossa equipe está preparada para responder a todos os seus questionamentos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *