Você sabe o que é a vistoria referente à infração de trânsito?
Se você nunca ouviu falar dessa modalidade de vistoria referente à infração de trânsito, esse artigo é para você. Em busca de garantir mais segurança no trânsito o Detran do estado de São Paulo, por meio de portaria, autorizou as ECV – Empresas Credenciadas de Vistorias, a realizarem a revistoria na modalidade referente à infração de trânsito.
Ainda está perdido(a)? Então continue conosco, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre essa modalidade de vistoria.
Para que serve a vistoria referente á infração de trânsito?
No dia 17 de agosto de 2022, por meio de um comunicado, o Detran do estado de São Paulo autorizou que empresas credenciadas de vistorias, realizem o processo de revistoria referente à infração de trânsito. O serviço de revistoria referente à infração de trânsito era, até então, realizado pelos próprios Detrans dos municípios; buscando uma celeridade no processo, o Detran autorizou que as ECVs realizem esse processo. A vistoria referente à infração de trânsito serve para garantir que os veículos que circulam pelas ruas estão em boas condições de rodagem.
Em quais casos será necessário fazer a revistoria referente à infração de trânsito?
Segundo o site do Detran – SP – “Caso o bloqueio do veículo tenha ocorrido por motivo de infração de trânsito relativa às condições de conservação ou de segurança do veículo, aos seus equipamentos obrigatórios, à sua identificação e lacração, às suas características ou por causa de outra irregularidade que deva ser sanada para o veículo retornar à circulação”. Assim, caso o condutor do veículo seja abordado por uma autoridade e for identificado que o veículo está com alguma irregularidade, o mesmo pode ser recolhido.
Meu veículo foi bloqueado por restrição de infração de trânsito, o que devo fazer?
Fique atento(a), porque existem duas situações que podem acontecer.
Na primeira situação seu veículo pode ser recolhido para o pátio, nesse caso ao fim da abordagem da autoridade será emitido um documento que se chama Comprovante de Recolhimento ou Remoção – CRR, esse documento é muito importante e será preciso para regularizar o veículo.
Assim que o veículo é enviado ao pátio, você deve ir até o Detran mais próximo e solicitar o Ofício de Liberação do Veículo Apreendido, com o ofício em mãos você deve ir até o pátio para qual o veículo foi recolhido.
Devido ao veículo não estar em condições de circulação, você deve transporta-lo em um guincho ou similar, até uma loja ou empresa onde a regularização será feita.
Com o CRR – Comprovante de Recolhimento ou Remoção em mãos, você deve ir até a unidade Olho Vivo Vistorias, mais próxima de você, o valor da revistoria segundo as taxas de serviço do Detran para 2022 é de R$ 175,84. Durante o processo de revistoria, o veículo será analisado em detalhes e assim caso todas as irregularidades estejam sanadas, o status do laudo de vistoria será aprovado. Caso as irregularidades do veículo não estejam sanadas, o mesmo pode ser reprovado, sendo necessário regularizar o veículo, dentro de no máximo 30 dias.
Com o laudo de revistoria aprovado pela ECV – Empresa Credenciada de Vistorias, você deverá transportar o veículo de volta ao pátio, ir até o Detran mais próximo com os documentos em mãos: CRR, Oficio e Laudo de Revistoria, além de todos os documentos pertinentes do veículo e condutor e assim solicitar o desbloqueio do veículo.
Após o desbloqueio é necessário ir até o pátio, efetuar os pagamentos das taxas pertinentes e retirar o veículo.
Já o segundo caso é mais simples, quando o condutor é abordado e a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação. Nesse caso o veículo não será recolhido, o que será recolhido é o CRLV – Certificado de Registro do Veículo, sendo assim a autoridade vai emitir um CRR – Comprovante de Recolhimento ou Remoção. Assim você deve ir até a unidade Olho Vivo Vistorias mais próximas e realizar a revistoria.
Caso o veículo seja aprovado na revistoria é necessário ir até o Detran e solicitar o desbloqueio do veículo.
Esses são os dois casos principais, tenha muita atenção, pois além da dor de cabeça de ter que fazer todos esses processos, o custo para regularização pode ser alto.
As informações sobre a vistoria referente à infração de trânsito ainda estão sendo atualizadas, por isso continue com a gente para não perder as novidades que vem por ai.
Para evitar problemas futuros é imprescindível que antes de comprar um veículo usado, seja realizado uma vistoria cautelar na Olho Vivo Vistorias, durante a vistoria cautelar o veículo será analisado em detalhes e caso algum problema seja identificado será informado no laudo.
Se você curtiu o nosso conteúdo com as principais informações sobre a vistoria referente à infração de trânsito e precisa realizar esse serviço, saiba que a Olho Vivo Vistorias pode ajudar você. Acesse a nossa página, conheça nossos serviços e agende sua vistoria!