Entenda como funciona a vistoria de transferência da Olho Vivo
Importante para regularizar o veículo durante uma venda ou compra, a vistoria de transferência é obrigatória em alguns estados. Isso acontece na hora de passar o carro para um novo proprietário, mudar de cidade ou de categoria.
Sua principal função é regularizar o veículo, mostrando que realmente existe e que duas informações são autênticas. Nesse caso, os dados dos documentos são confrontados com os do carro. As maiores fraudes são evitadas dessa forma, já que os vistoriadores checam itens como numeração do motor e do chassi.
Ainda assim, vale complementar com a cautelar, uma consultoria complementar mais completa. A ideia do texto é contar como funciona a vistoria de transferência e quais as suas particularidades, revelando como é feito esse serviço na Olho Vivo Vistorias. Preparado?
O que é a vistoria de transferência?
As vistorias foram feitas para garantir a autenticidade do carro e suas boas condições para pegar estrada. O processo checa se está tudo bem com o carro. Em uma vistoria, é possível ver se há problemas com alguns itens de segurança, etiquetas ETA ou indicadores de autenticidade, como a numeração dos vidros.
Aqui, é possível saber também se existe alguma pendência no registro do veículo. Se tudo estiver ok, você recebe um laudo de transferência. Mas o documento só tem valor legal se for emitido por uma autêntica Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).
A vistoria não só é importante, como também é prevista por lei. O Código de Trânsito Brasileiro tem normas sobre a segurança e a funcionalidade do carro. Alguns estados também exigem o procedimento para obter o licenciamento.
Como funciona a vistoria de transferência?
A vistoria de transferência é cobrada para regularizar a passagem da propriedade do carro para um novo dono. Mas também é exigida em reparos de média e grande monta. Isso acontece quando peças externas, estruturais ou mecânicas são danificadas.
Nesse caso, não é uma simples vistoria, mas uma inspeção realizada por um profissional com registro no CREA. A recomendação é fazer a vistoria de transferência antes de pagar o valor, para ter mais garantia na compra.
No final, o laudo revela as informações que são fruto da análise, junto a fotografias. Outros tipos de vistorias são cobrados em alguns contextos, como as vistorias prévias. Essa para quem quer aderir a um plano de seguros.
Como é a vistoria de transferência da Olho Vivo Vistorias?
A Olho Vivo Vistorias já emitiu mais de 3 milhões de laudos e conta com equipes qualificada para vistoriar os itens requisitados pelo Detran, como:
- documentação;
- numeração do motor;
- numeração do chassi;
- etiquetas ETA;
- estepe;
- triângulo.
O laudo tem fotos e informações do veículo. Todas as unidades da Olho Vivo Vistorias são credenciadas pelo Detran e classificadas como ECVs. A marca também tem a certificação ISO 9001.
Essa é normatizada pela maior organização internacional de desenvolvimento de padrões do mundo. Caso necessário, os laudos são enviados e chancelados por uma central, na qual passam por uma mesa de análise.
Quais são os outros cuidados para uma compra ou venda segura?
Comprar um carro usado diretamente de um vendedor pessoa física é financeiramente vantajoso. Mas como não é considerado uma relação de consumo, existem poucas garantias. O vendedor tem poucas responsabilidades, como preencher o CRV, assinar o documento e fazer o reconhecimento de firma.
A vistoria de transferência e a cautelar desempenham um papel importante nessa hora, ajudando a garantir segurança na compra de carro usado. Isso evita todo o processo judicial que poderia ocorrer caso o vendedor agisse de má fé e os olhos pouco experientes do comprador não detectasse os defeitos.
Se o vendedor reconhecer a firma, a venda é notificada ao Detran com poucas exigências. O comprador também tem obrigações, como fazer a transferência 30 dias depois da assinatura do vendedor para não pagar multa.
Vale a pena fazer as vistorias não obrigatórias?
Quem investe em um carro zero quilômetro paga para ter a segurança oferecida por um produto novo. Mas os usados ou seminovos carregam consigo o risco de colisões ou pendências, difíceis de serem identificadas sem ajuda de um especialista.
A vistoria cautelar, não obrigatória, passa por itens como estrutura da carroceria, originalidade dos vidros e qualidade da pintura ou sinais de repintura. Uma busca documental mais completa também é feita, identificando possíveis adulterações, origem em leilão ou recuperação de sucata.
Após a análise, há uma recomendação para a compra, indicando se o carro está aprovado, reprovado ou aprovado com ressalvas. A não obrigatória é diferente da feita para transferência, que é mais simples, obrigatória e não analisa o estado de conservação, mas a regularidade dos números de autenticação e a presença de itens de segurança.
Por que escolher a Olho Vivo Vistorias?
A Olho Vivo Vistorias traz para o mercado serviços credenciados com uma preocupação com a qualidade no mundo das vistorias automotivas. A marca foi fundada em 2007 por profissionais com boa experiência no setor e, embora atue principalmente como ECV, atende todo tipo de vistoria: prévia, cautelar, de transferência e móvel.
Em sua sede, em São José do Rio Preto, a Olho Vivo testa todas as operações com seu padrão de qualidade antes de enviá-las às unidades. Hoje, está presente em mais de 85 municípios, com unidades qualificadas, bem localizadas e com boas estruturas. Com olhar cuidadoso na qualidade e segurança, a marca atende os requisitos da legislação.
A vistoria de transferência tem exigências e calendários diferentes, variando de acordo com o Detran do estado. A turma do zero-km pode pular essa etapa se não acontecer nenhuma mudança profunda ou de caracterização antes da venda.
Mas a coisa muda para quem opta pelos usados ou seminovos em unidades da federação como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A consultoria cautelar traz mais informações ao servir como um raio X do carro, analisando do documento à conservação.
Independentemente do veículo, o mais importante é evitar a compra sem avaliação técnica profissional. Assim como o corretor ajuda na compra de um imóvel, a vistoria pode fazer diferença na compra do veículo. Acesse o site da Olho Vivo e agende sua vistoria!