fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Vender carro pela internet: descubra ao que você deve estar atento 
Veículos

Vender carro pela internet: descubra ao que você deve estar atento 

Antigamente, quem desejava vender um automóvel tinha poucas opções para anunciá-lo. O normal era recorrer aos classificados de jornais, que não davam possibilidade de fotos nem de uma descrição mais detalhada. Fora isso, o vendedor colava um “vende-se” no vidro do carro e esperava algum interessado. Portanto, vender carro pela internet se tornou uma excelente alternativa.

Pela rede, o seu anúncio pode ser bem atraente e chegar a milhares de interessados. Porém, é preciso tomar uma série de cuidados para não cair em golpes aplicados por pessoas que se aproveitam das facilidades que a web proporciona. Para isso não acontecer com você, veja a lista de cuidados que deve tomar ao vender carro pela internet!

Escolha uma boa empresa especializada para auxílio

Sabendo que sempre existe o risco de alguém cair em um golpe durante a venda de um veículo, alguns empresários perceberam aí uma oportunidade de negócio. São empresas especializadas em vender carros pela internet.

Eles tiram as fotos, fazem os anúncios e acompanham a negociação com os possíveis compradores. Isso diminui drasticamente as chances de alguém aplicar um golpe em você, pois essas empresas são experientes em detectar esse tipo de abordagem.

Para escolher a melhor empresa que atua em sua região, pesquise as opiniões e depoimentos de outros clientes. No entanto, apesar de ser uma ótima saída para vender carro pela internet, contratar uma empresa para isso terá um custo a mais, que precisa ser analisado.

Faça uma vistoria cautelar ou preventiva junto a uma companhia de confiança

Uma enorme dor de cabeça por que muitas pessoas passam ao vender um veículo é o comprador reclamar depois de problemas que o carro tinha antes do fechamento do negócio e que ele não sabia. Para evitar esse tipo de situação e se resguardar de futuras reclamações, a dica é providenciar uma vistoria cautelar ou preventiva do seu automóvel.

Mais do que se prevenir de reclamações, ter um laudo de vistoria preventiva emitido por uma empresa especializada valorizará o seu veículo. Isso ocorre porque o comprador sente mais confiança em fechar o negócio com você. Portanto, você evita problemas e ainda consegue um valor maior no seu carro.

Converse com o interessado antes de encontrá-lo

Essa é uma ótima dica para evitar perdas de tempo, aborrecimentos e até mesmo cair em golpes. A explicação é que muitas pessoas olham anúncios de veículos na internet por curiosidade, mas não têm real interesse na compra. Outros não têm a capacidade de pagamento necessária. Há, ainda, como já dissemos, os que buscam a oportunidade de passar a perna em alguém.

Portanto, ao receber o contato de algum interessado em seu carro, procure indagar o máximo de informações sobre a pessoa. Consiga pelo menos o nome completo e o local de trabalho e de residência e cheque essas informações antes de qualquer encontro.

Marque o encontro com o interessado em local público

Para a sua segurança, nada de marcar para mostrar o carro na sua residência ou em algum endereço fornecido pelo interessado. O ideal é encontrar em estacionamentos de locais públicos e bastante movimentados, como os shoppings e supermercados.

Powered by Rock Convert

Além disso, avise à sua família ou amigos para onde está indo, informando também os dados do interessado no carro. Para completar, procure levar alguma companhia. Isso intimidará alguém com más intenções.

Preencha o CRV

Alguns compradores de automóveis costumam pedir para que o vendedor deixe o CRV — também conhecido como recibo — em branco. As alegações são as mais variadas, como a pretensão de revender o veículo e transferi-lo para outra pessoa ou problemas na Justiça que o impedem de ter patrimônio em seu nome.

Independentemente do motivo alegado, esse será um problema do comprador, não seu. Sendo assim, somente entregue o CRV totalmente preenchido e com a sua firma, bem como a do comprador, reconhecidas em cartório.

Além disso, aproveite que está no cartório para tirar uma cópia autenticada do CRV. Isso é importante para fazer a baixa do bem na declaração do Imposto de Renda. Para finalizar, confirme com o tabelião se a venda será comunicada ao Detran. Essa comunicação é fundamental para isentar você de responsabilidades e infrações após a realização do negócio, sendo essas atribuídas ao comprador.

Entregue o veículo somente mediante o pagamento integral

Infelizmente, não se pode confiar na palavra de muitas pessoas. Dessa forma, seja cauteloso e não caia em propostas de pagamento futuro, após a entrega do carro. Para que você tenha total segurança, indique uma conta em banco para o comprador realizar a transferência e aguarde constar o crédito no seu extrato para finalizar o negócio. Não confie nem mesmo em comprovantes bancários, que podem ser facilmente adulterados.

Sendo assim, se a pessoa que deseja comprar o seu automóvel não tem condições para pagar à vista, recomende a ela procurar por um banco ou financeira para efetuar um financiamento. Por falar nesse assunto, caso o carro que estiver vendendo esteja financiado, não aceite fazer contrato de gaveta, mantendo a operação em seu nome. Ou quite o financiamento ou transfira a dívida ao comprador.

Evite pagamento em espécie

A não ser que combine o pagamento dentro de uma agência bancária que lhe ofereça um ambiente reservado e a possibilidade de depositar o valor logo em seguida, jamais receba grandes quantias em dinheiro vivo. Dessa forma, você garante a sua segurança, evitando assaltos logo após receber o pagamento.

Além disso, você corre o risco de receber dinheiro falso ou de origem ilícita e terá problemas para se explicar depois. Nesse caso, é preferível perder a venda a se expor dessa maneira.

Pronto! Tomando esses cuidados, você poderá utilizar as ótimas ferramentas para vender carro pela internet sem correr riscos desnecessários. Conseguirá fechar negócio rapidamente e sem dores de cabeça.

Você viu também que, além de ser um facilitador para o negócio, a vistoria cautelar também ajuda a valorizar o seu automóvel. Portanto, entre em contato agora com a Olho Vivo Vistorias e saiba mais detalhes sobre os seus serviços, que o ajudarão a fechar a melhor venda!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *