fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Os prós e os contras de comprar veículos de leilão
Veículos

Os prós e os contras de comprar veículos de leilão

Muito comum em outros mercados, como o norte-americano, por exemplo, os veículos de leilão estão se tornando cada vez mais frequentes também no Brasil. Por conta do aumento do crédito e do consumo de bens duráveis, como os automóveis, a quantidade de bens tomados por inadimplência também subiu. Somado a isso, o mercado de seguros se expandiu, e as renovações de frotas comerciais se tornaram mais constantes.

Tudo isso faz com que cada vez mais veículos sejam levados a leilão, pelos mais variados motivos. Apesar do preconceito que ainda existe em relação a esse mercado, em algumas situações pode ser um bom negócio. Já em outras, é sinônimo de prejuízo.

Para que você saiba analisar se vale a pena comprar veículos de leilão, descubra abaixo quais são os prós e os contras desse negócio!

Como funcionam os leilões de veículos?

A primeira coisa que você precisa saber antes de pensar em adquirir veículos de leilão é que eles não são todos iguais. A seguir, veja o que os diferencia.

Leilão de seguradoras

Nos leilões de seguradoras, você encontrará veículos provenientes de pessoas que acionaram o seguro e foram indenizadas pelas coberturas. Porém, não são simples indenizações. São situações em que a seguradora entende que gastará menos ao indenizar o cliente para que ele possa comprar outro carro e levar o antigo a leilão em vez de bancar o reparo das avarias.

Nesse tipo de leilão, é normal encontrar veículos com grandes estragos ou depenados após algum roubo. Portanto, adquirir um carro com passagem em leilão de seguradora pode ser bem arriscado.

Leilão de bancos e financeiras

Quando uma pessoa adquire um veículo por meio de financiamento, mas não consegue pagar as parcelas, chega um momento em que as empresas credoras solicitam a busca do automóvel para leiloá-lo e, assim, quitar a dívida.

Nesse tipo de leilão, é possível encontrar veículos bem conservados, contudo isso não é garantido. Depende muito da rapidez com que a financeira consegue apreender o veículo e levá-lo a leilão sem que ele fique deteriorando em pátios.

Leilão judicial

Os leilões judiciais costumam ser os que oferecem maiores descontos no valor dos bens. Por outro lado, são os mais burocráticos. Existe até a possibilidade de o antigo dono requerer na justiça o cancelamento da arrematação. Assim sendo, comprar veículos nesse tipo de evento não é indicado para leigos no assunto.

Leilão de renovação de frota

A renovação de frota é quando uma empresa ou órgão público decide vender os veículos antigos para adquirir outros novos. Assim, conseguem reduzir os custos com manutenção. Comprar veículos de leilão de renovação de frota pode ser um ótimo negócio, desde que a empresa proprietária do bem tenha histórico de cuidar da manutenção preventiva dos automóveis.

Leilão do Detran

Quando um veículo é apreendido em operações de fiscalização de trânsito, é levado a um pátio do Detran e fica aguardando a regularização da situação por parte de seu proprietário. Se isso não ocorre em até 60 dias, ele poderá ser leiloado. No entanto, a realidade é que os veículos demoram até anos para irem a leilão. Com isso, acabam deteriorados pela ação do tempo. Claro que existem exceções, mas são raras.

Quais são as vantagens em comprar veículos de leilão?

Agora que você já sabe que os veículos de leilão não são todos iguais, descubra as vantagens que esse tipo de negócio possui.

Carros mais baratos

A principal vantagem dos veículos de leilão é realmente o preço. Seja para quem adquire o automóvel diretamente no leilão, seja para quem fecha negócio no mercado de usados, seu valor sempre será mais baixo. Dessa forma, é possível comprar carros mais novos ou mais equipados sem pagar mais por isso.

Powered by Rock Convert

Veículos sem dívidas

Ao comprar um automóvel em leilão, o normal é que eles estejam com todos os débitos quitados. Quando isso não ocorre, os valores a pagar ficam discriminados no edital. Sendo assim, você não terá surpresas com multas ou impostos não pagos pelo proprietário anterior. Caso o veículo seja leiloado por conta de dívidas e o valor da arrematação não seja suficiente para quitá-las, isso será de responsabilidade do antigo dono.

Opções variadas

Com o aumento da quantidade de veículos levados a leilão, as opções se tornam cada vez mais variadas. É possível encontrar automóveis, motos e utilitários, novos, seminovos e usados, populares, importados e de diversas cores e modelos. Basta ter paciência para pesquisar.

Quais são as desvantagens em comprar veículos de leilão?

Apesar das vantagens em comprar veículos de leilão, esse negócio também possui suas desvantagens. Acompanhe quais são abaixo.

Veículo desvalorizado

Quando um veículo tem passagem por leilão, isso fica registrado em seu histórico. Mesmo que não tenha qualquer menção em seus documentos, uma vistoria cautelar poderá identificar essa ocorrência. Isso faz com que seja quase impossível esconder tal fato. Como o mercado ainda possui preconceito em relação a veículos de leilão, seu valor fica depreciado.

Gastos extras por conta do novo proprietário

Quem compra um veículo diretamente no leilão precisa ficar atento aos demais gastos além do ofertado na arrematação. Para isso, leia o edital atentamente, pois lá estará tudo discriminado. Normalmente, há a comissão do leiloeiro e a do despachante e as despesas do pátio.

Possíveis problemas mecânicos

Como não é permitido andar com o carro antes de arrematá-lo, muito menos levá-lo ao mecânico, comprar um carro em um leilão é assumir o risco de existência de problemas mecânicos.

Comprar um carro no mercado com passagem em leilão também possui esse risco, pois pode ser que quem arrematou o veículo não tenha feito os reparos corretamente, com o intuito de lucrar mais com a venda.

Pagamento à vista

Se deseja comprar um automóvel em leilão utilizando financiamento ou consórcio, esqueça a ideia. Os leiloeiros aceitam apenas pagamentos à vista, salvo raras exceções. Além disso, o prazo para pagar é curto, normalmente de 48 horas.

Dificuldade com a contratação de seguros

Outra desvantagem dos veículos de leilão é a dificuldade em encontrar uma seguradora que aceite o seguro. Isso ocorre principalmente se o automóvel é proveniente de leilões de seguradora ou do Detran. Quando são aceitos, a cobertura do seguro costuma ser de, no máximo, 80% da tabela Fipe.

Com tantas desvantagens, como fazer um bom negócio?

Apesar de haver mais desvantagens em adquirir veículos de leilão, o negócio ainda pode ser bem vantajoso. Para isso, é preciso ter muitas informações para poder avaliar corretamente a situação. Dessa forma, além de ler atentamente o edital do leilão, busque o máximo de dados sobre o automóvel desejado. Uma dica preciosa é contar com a vistoria cautelar.

Mesmo que esteja comprando diretamente de um leilão, é possível fazer a vistoria. Basta contar com uma empresa que possua o serviço de vistoria móvel e agendá-lo para um dos dias de visitação. Caso o carro já esteja no mercado, fica ainda mais fácil. Além da vistoria móvel, é possível levar o veículo até um posto da empresa.

Nesse sentido, a Olho Vivo Vistorias pode ajudá-lo. Ela está presente em mais de 100 municípios, com ótima estrutura para realizar as vistorias que você precisa, e tudo dentro dos parâmetros técnicos exigidos pela legislação em vigor.

Entre em contato com a gente agora mesmo e adquira veículos de leilão sem dores de cabeça!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *