fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Veículo ficha suja: você sabe quais são os golpes mais comuns?
Veículos

Veículo ficha suja: você sabe quais são os golpes mais comuns?

É muito comum ouvir histórias de pessoas que fizeram um grande negócio e compraram um veículo por um preço incrível naquele momento, mas, quando tentam revender o carro, descobrem uma desvalorização maior do que imaginavam por causa de situações que aconteceram antes mesmo de elas serem as donas.

O automóvel pode ter sido apreendido ou leiloado ou então possuir algum sinistro de acidente ou de perda total registrado que não foi investigado na época da negociação. Esse é o famoso veículo ficha suja. Dependendo do que aconteceu em seu passado, ele pode apresentar uma desvalorização acima dos costumeiros 30% do valor do automóvel.

Para tentar sair ganhando, infelizmente, muitas pessoas agem de má-fé, vendendo um carro sinistrado sem comunicar ao comprador, por exemplo. Continue lendo e veja quais são os golpes mais comuns e como você pode se proteger dessas situações!

Quais são os golpes mais comuns?

Veículos de funcionários de montadora

É muito comum que os funcionários das montadoras tenham grandes descontos e incentivos para comprarem um carro das empresas em que trabalham. Sendo assim, os golpistas fingem que trabalham em alguma dessas empresas e ligam oferecendo um carro com preço bem abaixo do normal.

Para tentar convencer a pessoa que estão tentando enganar, podem tentar marcar um encontro em frente a alguma montadora, para dar mais veracidade ao golpe. Depois disso, eles pedem um sinal ou o valor total do veículo e, assim que conseguem o dinheiro, desaparecem.

Saiba que os funcionários têm sim descontos para adquirir veículos em suas montadoras, porém são para uso próprio e não para revender. Para conseguirem isso, é necessária a apresentação de vários documentos garantindo o uso pessoal. Então, fique atento para não cair nesse golpe.

Veículos muito limpos

Quando um veículo for oferecido, verifique o motor. Caso esteja muito limpo, desconfie! Essa pode ser uma tática utilizada para ocultar problemas bem graves no sistema de funcionamento do motor, como algum tipo de vazamento de óleo ou problema na junta de cabeçote.

Powered by Rock Convert

Por mais que as manutenções periódicas tenham sido feitas ou alguma limpeza tenha sido realizada, o comum é que o motor e a parte inferior do veículo tenham, ao menos, um pouco de poeira. O excesso de limpeza pode indicar uma tentativa de esconder problemas na mecânica dele. Cuidado!

Preços muito abaixo do mercado

Desconfie sempre de preços muito atrativos e que estão muito abaixo do valor de mercado. À primeira vista, pode parecer ser um grande negócio, mas provavelmente você terá uma grande dor de cabeça!

Os golpistas financiam os carros usando documentos falsos com a intenção de nunca pagarem as parcelas do financiamento. Assim, quando eles vendem os veículos a qualquer preço, já terão lucro. Porém, como as parcelas não serão pagas, a concessionária acionará a justiça para reaver o automóvel e, quando você for abordado numa blitz, perderá o carro e poderá ser acusado de cumplicidade no golpe. Então, fuja dos valores bem abaixo!

Como se proteger de veículo ficha suja?

Um banco de dados com o histórico de cada veículo que roda em território nacional é alimentado por seguradoras, empresas e concessionárias. Esse banco pode ser acessado por qualquer pessoa, inclusive por quem deseja comprar um carro seminovo ou usado.

Com uma simples consulta veicular, você terá em mãos o histórico completo do automóvel em negociação, podendo saber por onde passou, se foi leiloado ou se sempre serviu como carro privado.

Com esses dados, você poderá ter um maior poder de negociação, conseguindo chegar ao melhor valor para ambas as partes. Não faça nenhum depósito antecipado ou pague um valor para segurar a venda. Inclusive, exija garantias como contrato e documentação autenticada em cartório para diminuir as chances de golpe.

O desejo de ter um carro o quanto antes é o que facilita para que um golpe seja concretizado. Desconfie de condições muito favoráveis para a aquisição do veículo. Esteja sempre com um mecânico de sua confiança e, caso tenha dúvidas, contrate o serviço de vistoria veicular.

Gostou das nossas dicas de como descobrir quando é um veículo ficha suja? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a não cair em golpes!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *