fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

9 dicas essenciais para valorizar o carro no momento da venda
Veículos

9 dicas essenciais para valorizar o carro no momento da venda

Na hora de colocar o veículo para a venda, é importante se certificar de que ele está em sua melhor forma. É possível valorizar o carro e garantir uma venda justa, só depende dos seus cuidados.

Não é raro encontrar proprietários que não conseguem negociar seus automóveis pelo preço que imaginam ser o ideal. É por isso que é indispensável manter tanto a documentação quanto a estrutura veicular em dia. Um mero detalhe é capaz de colocar os preços lá embaixo, sem que você sequer se dê conta.

Para ajudar a evitar essa desvalorização, reunimos 9 dicas sobre o que pode agregar valor ao veículo. Confira, a seguir!

1. Manter a limpeza adequada

A primeira dica é a mais básica: seu carro precisa estar limpo. Nada atrapalha mais uma primeira impressão que um interior empoeirado e cheio de objetos. É importante que o comprador consiga visualizar o veículo já sendo usado por ele. Essa tarefa fica mais difícil quando há brinquedos espalhados, roupas acumuladas ou enfeites por todos os cantos.

Prefira um visual limpo em todos os aspectos! Nesse sentido, também vale a pena investir em uma limpeza de odores. Isso é importante, sobretudo para motoristas fumantes, pois o cheiro de cigarro costuma se agarrar ao estofado, o que é uma desvalorização na certa.

2. Realizar reparos na lataria quando necessário

A lataria é um dos itens mais observados pelo comprador. Imperfeições, como as provenientes de batidas, costumam ser levadas em consideração no preço. Por isso, sempre que possível, invista nos reparos.

Mas, caso pretenda colocar o carro à venda em uma loja ou concessionária, espere antes de começar a procurar orçamentos. Muitas revendedoras possuem parceria com funilarias. Dessa forma, o conserto pode sair mais barato em relação ao conserto realizado por conta própria.

3. Conservar a pintura

Mesmo com um excelente profissional, nem sempre uma nova pintura harmoniza com a original. Especialmente se for uma peça pequena, nada é pior que um carro com tons diferentes em uma mesma estrutura. Por isso, conserve ao máximo a pintura original. Essa dica inclui, também, cuidados preventivos, como não deixar o automóvel ao relento.

A ação do tempo é conhecida por afetar diretamente a pintura. Portanto, é importante manter o carro protegido de raios solares chuvas e poeira. Também é interessante aplicar cera de duas a três vezes por ano, uma vez que isso faz muita diferença na hora da venda.

4. Prestar atenção aos pneus

Além de riscos à segurança, o mau estado dos pneus compromete significativamente o valor de venda. Para valorizar o carro, é importante fazer manutenções de rotina, verificando a pressão e o alinhamento. Dependendo das condições, não é preciso trocar os pneus antigos por novos antes de vender, apenas garantir que estejam seguros e bem apresentados.

Mas tome cuidado: é essencial utilizar produtos que não danifiquem a borracha. Prefira sempre o mais simples, como sabão neutro. Do contrário, limite-se aos materiais específicos para pneus.

5. Arquivar comprovantes de manutenções

Mais do que investir em manutenção, é interessante manter um histórico claro de suas ocorrências. Quando o proprietário comprova os cuidados, é mais fácil convencer o comprador de que o veículo está em boas condições. Sendo assim, lembre-se de guardar notas fiscais de consertos e revisões. No caso de concessionárias, as visitas costumam ser marcadas no manual do proprietário mesmo.

Powered by Rock Convert

Outra dica importante é avaliar se compensa a realização de manutenções. Se o custo de um serviço ultrapassar 20% do valor do carro, nem sempre compensa fazer o conserto logo antes da venda. Do contrário, você tende a sair no prejuízo.

6. Fazer revisões no ar-condicionado

O conforto é um detalhe muito atrativo. Dependendo da região do país, o ar-condicionado é, inclusive, um artigo de primeira necessidade. Presente em grande parte dos automóveis, o dispositivo precisa estar funcionando perfeitamente para cumprir suas funções normalmente.

Além de refrescar em dias quentes, o ar-condicionado também está relacionado à segurança. Isso acontece porque evitar o embaçamento em dias de chuva contribui para a visibilidade e direção segura. A sua valorização depende muito de revisões regulares e de suas condições.

7. Guardar manual e chave reserva

São os detalhes que condizem uma negociação. Guardar o manual de instruções e a chave reserva são provas do zelo que o proprietário tem para com o veículo. Se o comprador estiver em dúvida sobre automóveis semelhantes, mas de diferentes vendedores, esse tipo de cuidado faz toda diferença.

Para além de pneus, lataria, pintura e outros detalhes, o que vale em um acordo é a confiança obtida. Quanto mais você demonstrar que cuida do automóvel, mais chance tem de concretizar a venda.

8. Cuidar da documentação

Ninguém quer levar para casa um carro cheio de multas ou com impostos atrasados. Por isso, mantenha toda documentação em ordem e quite quaisquer pendências em aberto, seja com o IPVA, seja com o licenciamento. Além disso, tenha certeza de onde está guardado o CRV (Certificado de Registro do Veículo), essencial como documento de venda.

A avaliação cuidadosa da documentação é um dos primeiros passos das vistorias cautelares realizadas pela Olho Vivo Vistorias. Quando está tudo em dia, as chances de o veículo ser definido como um bom negócio são maiores.

9. Priorizar peças originais

Tudo bem se você sempre quis ter um carro rebaixado ou se trocou o aro das rodas. No entanto, o gosto pessoal não é bem visto ao olhar dos compradores. Por isso, é importante priorizar as peças e os formatos originais. Veículos modificados tendem a atrair uma quantidade menos de interessados e demoram mais a serem vendidos.

Para conseguir fechar negócio, mantenha o automóvel o mais próximo do original que conseguir. Não hesite em se esforçar para fazer isso, pois é um dos pontos que mais agrada compradores. Peças originais garantem a impressão de carro novo.

É importante reforçar que uma vistoria veicular agrega muito valor a qualquer automóvel. Na vistoria da Olho Vivo Vistorias, são observadas tanto questões documentais como todos os itens de identificação e equipamentos obrigatórios, com a emissão de laudo. Essa certificação especializada aumenta muito a confiança na negociação, garantindo a venda pelo preço mais justo.

Em suma, vimos que valorizar o carro para a venda envolve diferentes cuidados. Sabendo como preservar e apresentar os principais detalhes, certamente você vai conseguir um valor justo e de acordo com o que seu automóvel realmente vale.

Se ainda tem dúvidas sobre o que fazer para garantir uma boa venda, aproveite para entrar em contato com a Olho Vivo Vistorias. Temos uma equipe preparada para responder todas as suas perguntas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *