O que são os carros usados premium e quais são suas vantagens?

Carro de luxo
6 minutos para ler

O que você prefere, um zero quilômetro ou o carro dos sonhos? Apostar nos usados premium tem sido uma forma de conseguir o melhor dos dois mundos, mas você sabe o caracteriza esse tipo de veículo?

Embora entrem na categoria dos usados ou seminovos, os carros premium são tão capazes de chamar atenção quanto os carros zero quilômetro. O melhor de tudo é que você desembolsa uma quantia menor em relação ao valor agregado do veículo.

Para entender em mais detalhes como funciona essa categoria especial, reunimos as principais informações sobre carros usados premium a seguir. Boa leitura!

Entenda quais são os carros considerados premium

Antes de conhecer as marcas premium no Brasil, pense na relação entre preço e valor. O custo de uma marca diferenciada está diretamente relacionado aos benefícios que ela oferece. Portanto, o fato de um veículo ser usado ou com muita quilometragem, não se torna tão relevante. O que faz diferença nos usados premium é o seu valor agregado.

Os carros das marcas Hyundai, Mitsubishi, Kia, Citroën, Honda, Toyota, Nissan e Peugeot estão dentro dessa categoria. São modelos mais relevantes que os vendidos mais populares no Brasil. Isso acontece porque mesmo com tempo de circulação não são considerados ultrapassados.

Ainda dentro da relação preço e valor, os usados premium entram na lista de acessíveis. Motoristas que sonham em ter um carro importado, por exemplo, investem até mais do que se comprassem um zero.

Na verdade, investir em um usado premium é uma forma de ter um veículo que chama atenção tal como um recém saído da fábrica. Em determinadas situações, até mais!

Saiba como surgiu a categoria de usados premium

Nos último 10 anos, o mercado de usados premium passou por um “boom”. Estamos falando de uma categoria que cresceu em meio a períodos de crise na economia. Desde 2015, houve um aumento de mais de 15% de interessados nesse tipo de carro.

Os novos premium passaram por uma queda de quase 30%. Os interessados em comprar modelos de luxo tiveram uma redução de poder aquisitivo. Contudo, o interesse do público em ter veículos de alto nível não diminuiu. O resultado foi, portanto, uma adequação de interesses.

Além disso, as altas do dólar transformaram o que era previsto na tabela Fipe, por exemplo. Um carro comprado em 2015 por 90 mil dólares custava R$270 mil. Agora, o valor seria de R$400 mil. O resultado é que, mesmo com a desvalorização, um veículo com 5 anos de rodagem pode ser vendido em real pelo mesmo preço de quando saiu da concessionária.

Ou seja, o dólar faz com que a maioria dos usados premium não passe pelo mesmo processo de depreciação. Se tem uma coisa que todo motorista deseja é ter um automóvel de alto nível e sem perder dinheiro, não é mesmo? Dependendo da época de venda e da oscilação de câmbio, o preço de revenda pode ser mais alto do que o preço de compra.

Ao considerar um carro convencional, a depreciação de um zero também entra na conta. Ainda que o premium perca valor da mesma forma, não será na mesma proporção, dependendo da negociação. Assim, o valor investido terá uma perda menor.

Veja a diferença entre os convencionais e os premium

Agora que você sabe como surgiu os usados premium, fica mais fácil entender a diferença entre essa categoria e os automóveis convencionais. Para compreender esse ponto, considere o processo de transição pelo qual passou o Fusca.

Durante anos, tratava-se de um carro com uma imagem de ser extremamente econômico. Nos últimos anos, passou a ser considerado valioso, quando bem conservado. A construção da marca é essencial para o interesse público.

Os modelos de luxo entram nessa lista de valor agregado com itens que garantem diferenciais importantes. São eles:

  • design e personalização: faróis e lanternas com desenhos diferentes, pneus maiores, acabamentos internos detalhados, todo o design é mais bem trabalhado;
  • qualidade dos materiais utilizados: o uso de couro original e não sintético ainda é muito valorizado. A utilização de aço escovado, materiais emborrachados e até tecido em camurça fazem a diferença;
  • tecnologia: a presença de uma central multimídia em um veículo ainda está longe de ser popular. Por outro lado, assistentes de estacionamento, possibilidade de marchas híbridas e toda a tecnologia que envolve o veículo é relevante;
  • desempenho: não se trata apenas de correr mais, mas de ter itens como suspensão mais eficiente, válvulas de alto nível e economia de combustível. Tudo que envolve o desempenho de um premium, é ou tenta ser diferente de um convencional.

Além disso, cabe mencionar que o conforto está no topo da lista de diferenciais. Carros populares convencionais nem sempre oferecem um bom estofamento ou ruídos mais silenciosos. O sistema de som ou a percepção de estar confortável é igualmente pertinente.

Saiba o que considerar antes de comprar usados premium

Embora os usados premium tenham os seus benefícios, há também características que precisam de atenção. É por isso que você precisa considerar certos detalhes antes de adquirir um veículo dessa categoria. O primeiro deles envolve a manutenção.

É comum, por exemplo, que certos veículos tenham mais itens coordenados por centrais eletrônicas. Dessa forma, se houver uma única falha, todo o carro pode ser comprometido. Por isso, é preciso contar com mais ações preventivas.

Outra questão importante é o preço de muitos serviços para carros usados premium. Por demandar conhecimento especializado e peças importadas, é natural que assistências mecânicas custem mais caro.

Há casos, inclusive, de peças que demoram a ser encontradas. Sabendo disso, é interessante investir em uma vistoria antes de realizar a compra para se certificar das boas condições do automóvel e manter as manutenções programadas regularmente.

Em suma, os carros usados premium representam um investimento válido, com muitas vantagens, mas também cuidados que precisam da sua atenção para garantir um bom negócio. Por isso, é importante avaliar o veículo além do preço, pensando principalmente em valor agregado.

Gosta de ficar por dentro das tendências automotivas? Aproveite para assinar nossa newsletter e se manter em dia com todas as novidades do setor!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.