Conheça os tipos de vistoria veicular e suas particularidades
Procedimento conhecido de quem já vendeu um carro ou aderiu a um plano de seguro, a vistoria pode ajudar na valorização de carros usados e trazer um pouco mais de segurança. Entre os tipos de vistoria veicular, aparecem a cautelar, a de transferência, a prévia e a móvel.
Talvez você sinta um pouco de confusão em meio a tantos nomes. Na vistoria, há uma análise do carro e da documentação, levando em conta pontos como sinistros, histórico e possíveis fraudes.
A condição do carro também costuma ser analisada, em suas peças e chassi. A ideia desse texto é contar quais são os tipos de vistoria veicular e revelar quando cada um precisa ser feito. Boa leitura!
Quais são os tipos de vistoria veicular?
A vistoria veicular pode fazer a diferença em alguns cenários, como ao comprar carro pela internet. Assim, é possível evitar fraudes, garantir as condições do carro e aumentar a confiabilidade. Confira alguns dos principais tipos.
Cautelar
A vistoria cautelar confere a autenticidade do veículo. Cada parte é analisada para constatar se é verdadeira e se já foi danificada por batidas. Esse tipo dá origem a um laudo que revela os detalhes, com fotos ilustrativas. Embora não seja obrigatória, ela pode ajudar a diminuir furtos e roubos. A razão é o atestado de originalidade, desencorajando o comércio de peças falsificadas, roubadas ou furtadas. Boa parte dos veículos são reprovados e contam com adulterações ou reparos de danos graves disfarçados.
De transferência
A vistoria de transferência é obrigatória em alguns estados, específica para quando um carro muda de dono. Sua função é fazer uma análise da documentação e conferir se há fraudes no chassi e no motor. A razão é a necessidade de mais transparência na hora de transferir o veículo, além de uma exigência de regularização. Aqui, a numeração do motor é confrontada com a que é cadastrada em órgãos oficiais. O documento que oficializa o resultado da análise é chamado de “laudo de transferência”.
Prévia
A vistoria prévia é a análise que antecede a aceitação de um veículo no plano de seguro, verificando sua existência, suas condições e ajudando a compor a análise de risco. Aqui, as possíveis avarias também são consideradas, incluindo corrosão, equipamentos opcionais e dispositivos de segurança. É a partir dessa análise que há a oficialização do seguro. Essa vistoria é dispensada em alguns casos. Por exemplo, em veículos 0 km. Se você quiser rever os limites da cobertura, também vai precisar da vistoria.
Móvel
A vistoria móvel é uma vistoria convencional, mas com o local definido pelo próprio proprietário. A razão é a facilidade, já que abrange caminhões e outros veículos de mais de 10 toneladas. Essa costuma ser cobrada durante a transferência dos caminhões, servindo para garantir sua conservação.
Os tipos de vistoria veicular ainda geram confusão na cabeça das pessoas. Normalmente, as pesquisas sobre o assunto acontecem por causa de exigências, como a de transferência e a prévia. Mas, a cautelar também tem sua importância ao recomendar ou não a compra. Outra confusão comum é entre inspeção e vistoria veicular.
Se a vistoria é uma análise documental e de autenticidade, a inspeção vai por um caminho diferente. Normalmente, acontece para fazer uma análise mecânica do carro, feita por um engenheiro ou técnico. A vistoria é mais visual, enquanto a inspeção analisa itens como poluição ambiental e funcionamento do motor.
Se você precisa agendar uma vistoria, não deixe de acessar nosso site e conhecer nossos serviços!