Checklist para a revisão do carro: 6 itens que devem ser revisados
Todos os anos, milhares de pessoas morrem em consequência de acidente de trânsito no Brasil, sendo a falta de atenção e a desobediência à sinalização dois dos principais fatores para isso. Sabia que, quando veículo não recebe a revisão e manutenção adequadas, a chance de se envolver em um acidente é três vezes maior?
É por isso que, seja no dia a dia da cidade ou antes de fazer uma viagem, garantir que o veículo esteja em boas condições para pegar a estrada é essencial. Para ajudá-lo nesse momento, preparamos um checklist com 6 itens que você precisa verificar durante a revisão do carro. Acompanhe!
1. Sistema elétrico
Se o sistema elétrico do automóvel não estiver funcionando bem, você não vai conseguir dirigir. Por esse motivo, a revisão do sistema precisa estar em dia para evitar problemas no trânsito. Para isso, a bateria e o alternador devem ser verificados a cada seis meses. Além disso, é preciso observar se todas as luzes estão em plenas condições de uso, assim como os demais componentes elétricos.
2. Pneus
Os pneus não poderiam ficar de fora do nosso checklist de revisão do carro. Afinal, quando estão carecas, furados ou com calombos, podem afetar a dirigibilidade e provocar acidentes sérios. Para evitar esse tipo de situação, substitua os pneus sempre que eles apresentarem algum desgaste. E não se esqueça de calibrar todos os pneus — incluindo o estepe — para garantir sua boa conservação.
3. Freios
Quando os freios do carro apresentam problemas, os riscos são grandes e sua segurança ficará comprometida. Para garantir que esses itens estejam sempre bem conservados, eles são parte obrigatória de toda revisão do carro. Aqui, a dica é verificar todos os itens presentes no sistema de freios e ficar atento também a possíveis sinais de que há algo errado, como ruídos estranhos, vazamentos ou perda de eficiência durante a frenagem.
4. Itens de segurança
De tempos em tempos, é muito importante que os motoristas verifiquem o funcionamento dos itens de segurança. Eles incluem os faróis e as lâmpadas — que são a principal forma de você se comunicar no trânsito — e também o limpador de para-brisa, que deve estar com a borracha em bom estado e conseguir limpar bem o vidro.
Há ainda itens como o macaco, triângulo e a chave de roda, que precisam estar em boas condições e prontos para uso. Caso o pior aconteça, esses itens vão ajudá-lo a sair da situação e voltar à estrada o mais rápido possível.
5. Óleo do motor
A função do óleo do motor é lubrificar as peças móveis do equipamento e resfriar todo o sistema. Por isso, é primordial que ele seja de qualidade e esteja em um nível adequado para que seu papel seja executado. Você mesmo pode verificar o nível do óleo puxando a vareta do compartimento do motor. Se ele estiver muito baixo, complete-o utilizando o fluido indicado para o motor do seu automóvel.
6. Velas
O mau funcionamento das velas pode até não causar grandes problemas ou afetar sua segurança, mas a perda de desempenho e o aumento do consumo de combustível serão visíveis. Isso porque são as velas as responsáveis pela ignição do motor. Se você não quer que isso aconteça, faça a inspeção das velas a cada 10 mil quilômetros rodados ou após um ano.
A revisão do carro é uma etapa essencial para todo motorista, pois ajuda a aumentar a sua segurança, reduz as chances de acidentes e evita que você tenha custos altos no futuro. Portanto, programe-se para fazer a manutenção regularmente e garanta o bom funcionamento do seu veículo.
Seus amigos também têm dúvidas sobre quais itens devem ser revisados na revisão do carro? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e leve este checklist até eles!
Gostei bastante deste conteúdo, parabéns.
Muito obrigado! Estamos à disposição.
Fique por dentro dos conteúdos novos:
Aproveite e siga nosso perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/olhovivofranchising/
Encontre a unidade mais próxima de você | Clique aqui
https://www.olhovivovistorias.com.br/agendar
Olho Vivo Vistorias, segurança e confiança é aqui.