fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Por que vale a pena analisar a quilometragem de carros?
Veículos

Por que vale a pena analisar a quilometragem de carros?

Na hora de comprar um usado ou seminovo, um critério importante é analisar a quilometragem. Mas você sabe por que a quilometragem de carros faz tanta diferença? Para ter certeza sobre a procedência correta de um veículo, é preciso buscar referências em alguns detalhes.

Saber quantos quilômetros o carro já rodou é uma forma de avaliar seu histórico e suas condições. No entanto, é essencial ter convicção de que se trata de um valor correto, e que o produto não sofreu adulterações. Reunimos algumas informações importantes com o objetivo de explicar por que vale a pena ficar de olho nesse critério. Boa leitura!

Entenda por que a quilometragem de carros afeta seu valor

A lógica que guia a importância da quilometragem de carros é simples: conforme o tempo de rodagem é possível saber ou tentar antecipar o desgaste das peças. É por isso que, em muitas situações, o alto número de quilômetros rodados afeta diretamente o valor do veículo.

Para entender melhor, considere a média de 30 quilômetros por dia. Ao final de um ano, isso significa que o veículo já circulou por cerca de 10 mil quilômetros. Considera-se que esse número é o ideal, quando se trata de um seminovo. Contudo, não é comum que o motorista faça uma troca nesse momento. Dessa forma, automóveis que têm quilometragem entre 10 e 60 mil tendem a ter um preço mais competitivo do que outro que esteve na estrada por 100 mil quilômetros.

Vale mencionar que outros itens também precisam ser avaliados. Um carro que já circulou muito, mas realizou todas as revisões e manutenções, vai ter maior custo do que outro sem esses critérios. E sempre há a possibilidade de encontrar um automóvel mais antigo, porém com pouco tempo de estrada. O importante é analisar com cuidado os valores apresentados.

Saiba como avaliar a quilometragem de um usado ou seminovo

A quilometragem de carros não está imune a golpes. Durante anos, os odômetros analógicos (equipamento que mede a distância percorrida por um veículo) passaram por alterações com a intenção de enganar o consumidor. O processo, contudo, tornou-se muito mais difícil com a modernização da peça. Em vistorias, um escâner eletrônico aponta essas adulterações.

Caso você esteja no processo de troca do seu veículo, a dica é sempre ficar de olho nesses números e em outras características de rodagem. Veja as mais importantes.

Funcionamento do odômetro

Embora não exista um valor específico, a média de quilômetros rodados pelo brasileiro fica em torno de 12 mil quilômetros ao ano. A primeira avaliação a fazer é olhar os números no odômetro e ver se essa média procede.

É importante ficar atento. Muitos odômetros podem ser pausados ou reiniciados pelo motorista. Geralmente, com a intenção de calcular a média de gasto de combustível. É uma mensuração diferente do total de quilometragem de carros. Por isso, sempre olhe atentamente, para confirmar os valores.

Tabela de quilometragem por estado

Você sabia que o comportamento dos motoristas brasileiros não é igual em todos os estados? Existem discrepâncias que precisam ser levadas em consideração. Cada região tende a ter sua própria média de quilometragem de carros.

Powered by Rock Convert

Para entender melhor, considere o exemplo dos motoristas de Pernambuco, que têm uma média de circulação de 11 mil quilômetros por ano. Enquanto isso, quem circula em Tocantins percorre em torno de 17 mil quilômetros. Logo, essas características precisam ser avaliadas de acordo com o local.

Diferença de rodagem por categoria

O segmento ao qual o veículo pertence também precisa ser levado em consideração. Em geral, a divisão é feita a partir do porte do carro. Existem os veículos de passeio do tipo pequeno, médio e grande, com modelos do tipo sedan, hatch e perua. E os utilitários comerciais leves, diferenciados também por tamanho, e que enquadram as pick-ups, vans e SUVs.

Nos últimos anos, os SUVs compactos estão no topo da lista de rodagem. Entretanto, considerar seu valor e adicionais, antes de decidir o que vale mais na sua compra, é uma estratégia. Um utilitário mais rodado pode, em grande parte dos casos, compensar mais do que um de passeio com menos quilômetros rodados.

Estado dos pneus

A condição dos pneus também ajuda muito a entender a situação do automóvel. Olhe, atentamente, cada um deles e perceba se contam com o mesmo tipo de desgaste, por exemplo. Apesar de essas características dependerem das revisões e manutenções, serve como um parâmetro visual interessante.

A vida média de um pneu é de aproximadamente 50 mil quilômetros. É importante ficar alerta, caso você se depare, por exemplo, com carros em que o odômetro esteja marcando 25 mil quilômetros, mas com os pneus muito gastos.

Da mesma forma, lembre-se também de avaliar o painel. Se houver algum tipo de rachadura ou desalinhamento, podem ser indícios de fraude.

Descubra quando vale a pena comprar um carro com alta quilometragem

Além de tentar reconhecer alterações no odômetro, bem como compreender a importância da quilometragem, é relevante saber quando essa quilometragem não é um impedimento para fechar negócio. Há situações em que as boas condições e o valor agregado do veículo fazem com que a compra valha a pena. O número de quilômetros rodados não é apenas um número, mas um ponto de partida na sua tomada de decisão.

Na dúvida sobre se vale a pena ou não, é sempre interessante buscar ajuda profissional. A vistoria automotiva feita pela Olho Vivo fornece todas as informações importantes sobre o veículo. Além de contar com uma equipe especializada, a empresa utiliza tecnologia de ponta para detectar a qualidade do carro. Dessa forma, há mais confiança na hora de negociar.

Avaliar a quilometragem de carros é essencial. No entanto, apenas os números não vão te dar uma resposta concreta sobre as condições de um veículo. É por isso que você precisa sempre considerar mais do que apenas os números fornecidos pelo vendedor.

A fim de garantir que vai levar o melhor carro para casa, entre em contato com a Olho Vivo! Teremos o maior prazer em explicar sobre nosso processo de vistoria e avaliação veicular!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *