Vai comprar seu primeiro carro? Saiba por que realizar a vistoria cautelar
Embora não seja tão popular quanto a vistoria de transferência, graças à não obrigatoriedade, a vistoria cautelar existe há mais tempo. Isso em razão da sua utilidade para quem compra o primeiro carro.
O procedimento atesta a originalidade do veículo, revelando a procedência e garantindo segurança na compra ou venda. Logo, inibe fraudes e desencoraja a venda de veículos adulterados, já que há um laudo de detalhado do veículo. A análise é minuciosa e facilita a vida de compradores e vendedores.
Se quem compra faz uma aposta segura por conhecer o histórico, quem vende fica isento de alterações posteriores. A ideia do texto é contar sobre a vistoria cautelar ao comprar o primeiro carro. Boa leitura!
O que é a vistoria cautelar?
A vistoria cautelar veicular é complementar, não obrigatória e pode ser feita para garantir uma avaliação técnica sobre o estado do carro e a recomendação da compra. Isso passa pelo chassi, pintura, itens de segurança, equipamento obrigatório e por aí vai.
A partir daí, há a emissão do laudo cautelar. Com os dados, os vistoriadores podem conferir bloqueios, sinistros, participação em leilão, placas suspeitas e histórico de furto, além de muitos outros pontos.
Há uma frequência alta de pequenos ajustes recomendados pela vistoria, o que torna o serviço importante. O laudo evita problemas financeiros ou riscos por danos estruturais. Assim, itens como motor, chassi e etiquetas frequentemente reprovam.
Como a vistoria cautelar funciona?
A vistoria cautelar é como um check-up do carro. Aqui, os profissionais observam se os equipamentos foram trocados ou estão com danos. A análise é útil para conferir se há um reparo significativo. Assim, a avaliação passa por itens como chassi, vidro, etiquetas de identificação, pneus, pintura e vários outros pontos.
Para quem tem um bom desconfiômetro, a análise dá um parecer real. É útil para proteger aqueles que acreditam em tudo o que o vendedor informa. Afinal, o veículo costuma ser comprado para trazer conforto e segurança.
Qual a importância de ser realizada ao comprar o primeiro carro?
A vistoria cautelar na compra do primeiro carro evita vários problemas ao provar todo o histórico do veículo em um só documento. Isso porque o aumento do comércio dos veículos seminovos e usados também aumentou os golpes e a propaganda enganosa.
Carros de leilão com histórico de roubos, acidentes e trocas de peças que passariam despercebidos podem ser desmascarados com a vistoria cautelar. O laudo cautelar traz um relatório do histórico, mostrando se o carro é aprovado para rodar de forma segura.
Os vistoriadores conferem longarina, coluna, teto e painel para saber se está tudo inteiro. Até um possível histórico de enchentes pode ser descoberto.
Quais são os níveis de classificação?
Existem três níveis de classificação:
- verde, em que o carro está certificado sem nenhum problema;
- amarelo, em que há apontamentos;
- vermelho, em que o carro foi reprovado.
O procedimento não é demorado, embora seja minucioso. Geralmente, demora entre 50 minutos a uma hora e meia. Algumas empresas atendem por ordem de chegada. Outras, como a Olho Vivo, oferecem a possibilidade de fazer um agendamento simples on-line.
Não existe uma tabela unificada de preços. Algumas empresas calculam de acordo com a tabela FIPE, enquanto outras oferecem valores únicos por serviço. Aqui, vale conferir as informações fornecidas no site.
Como conferir o passado do primeiro carro?
O primeiro carro pode ter nadado em enchentes, ter tido o motor trocado ou estar repleto de massas de vedação, feitas para evitar infiltração de água. Alguns veículos sofrem acidentes graves e voltam ao mercado com conserto.
Por isso, o segredo é a observação cautelosa. Na negociação, você pode conferir se houve alteração nas massas de vedação. Geralmente, as pistas estão nas junções das peças. O ideal é priorizar carros com caixas de rodas limpas que permitam esse tipo de verificação.
Quando o vão da porta é assimétrico e muito aberto ou fechado, vale desconfiar. Podem ser indicadores de batidas graves. Mas mesmo com todas as dicas, o ideal ainda é contar com os olhos treinados dos vistoriadores profissionais.
Como escolher uma empresa para laudo cautelar?
O primeiro ponto que conta na hora de escolher uma empresa para laudo de vistoria veicular para o primeiro carro é a experiência de mercado. Essas têm mais condições de verificar itens como os equipamentos de segurança de automóveis.
Mas a experiência não adianta se não for apoiada pela qualidade. Você pode conferir a estrutura e o feedback dos antigos clientes. O atendimento também conta. O ideal é escolher empresas com equipes prestativas e cordiais, que se prontifiquem a matar suas dúvidas.
Por fim, procure comparar o custo-benefício. O preço precisa ser compatível com a qualidade e a reputação da marca. As condições de pagamento também podem fazer diferença, principalmente para quem quer moderar os gastos.
Como uma ECV funciona?
As empresas ECV são as certificadas para fazer vistorias e emitir laudos. Por isso, um dos termos para o procedimento no primeiro carro que você pode ter ouvido falar é “vistoria ECV”.
O “laudo ECV” é o emitido pelas mesmas empresas. A autorização pode ser conferida no site do Detran do seu estado. Confira se a empresa é certificada, antes de fazer a escolha e agendar sua vistoria.
A vistoria cautelar leva o primeiro carro a um check-up completo, desde a situação documental até análise técnica. No fim da análise, o veículo passa pelos graus de aprovação. Com imagens, vídeos e anotações, o resultado diminui as chances de fraudes ou golpes.
Na vistoria cautelar, você conhece a procedência do veículo, descobre os problemas estruturais e as restrições de documentos. O carro se valoriza e facilita o pós-venda. A Olho Vivo está presente em várias cidades do país e oferece uma série de tipos de vistorias.
Isso inclui a cautelar, a prévia, a móvel e a de transferência. Aqui, você vai conhecer um atendimento rápido, uma grande estrutura e o fornecimento de quase dois milhões de laudos. Entre em contato e agende sua vistoria!