fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Pneus carecas: saiba o momento certo para trocar!
Veículos

Pneus carecas: saiba o momento certo para trocar!

Entre outros aspectos, muitos motoristas se preocupam com o rendimento do motor e a limpeza do veículo, por exemplo. E essa postura é bastante importante para conservá-lo. No entanto, é necessário prestar atenção em um outro item também muito relevante para a segurança: evitar o uso de pneus carecas.

Se não houver um cuidado especial com esse ponto, o risco de acidentes aumenta consideravelmente. Para que o seu carro esteja em perfeito estado, podendo circular nas vias e enfrentar longas viagens com a família, você não pode ignorar o fato de que os pneus precisam ser utilizados de forma correta.

Neste post, destacamos a necessidade de cuidar dos pneus e os riscos de não adotar essa prática de forma adequada. Confira!

Saiba por que é importante ter cuidado com os pneus

A estabilidade do automóvel é crucial para o motorista ter mais calma ao dirigir. Para isso, os pneus precisam estar devidamente conservados. Afinal, esse equipamento é um dos que mais se desgastam à medida que o veículo aumenta a quilometragem.

Os pneus necessitam estar em bom estado, porque influenciam o rendimento e a vida útil de itens importantes para um automóvel, como os freios, a suspensão e a tração. Inclusive, eles podem elevar o consumo de combustível, o que não é interessante para o proprietário em termos financeiros.

É fácil perceber que os pneus carecas podem obrigar o motorista a investir na manutenção de outras peças de forma mais frequente do que o ideal. Esse fator não pode ser desprezado pelo proprietário que deseja aliar conforto e economia ao cuidar de um veículo.

Atenção com o desgaste

Muitos motoristas devem desconhecer o Treadwear. Ele é um índice utilizado para mensurar o nível de conservação dos pneus, que varia de 60 a 620. Quanto maior for esse índice, menor será o desgaste.

Por exemplo, um item com nota 200 terá o dobro de durabilidade se compararmos com um que apresenta o índice 100, considerado uma referência no mercado. Vale destacar que o estilo de direção influencia bastante o desgaste. Se o motorista usar os freios de forma brusca de maneira frequente, são maiores a chances de o veículo ficar com os pneus carecas em curto prazo.

Uma maneira de constatar se o pneu está muito desgastado é observar o Tread Wear Indicator (TWI), que consiste em ressaltos de borracha que aparecem nos sulcos e têm cerca de 1,6 milímetro de altura. Se o TWI estiver alinhado com as outras partes da banda de rodagem, significa que chegou o momento de trocar o pneu.

De olho na calibragem

A recomendação é que se faça a calibragem a cada 15 dias. Essa prática é imprescindível para a direção ficar mais leve, o que minimiza o cansaço do motorista. Para quem dirige muitas horas por dia, esse procedimento ajuda a ter mais qualidade de vida.

Ao calibrar os pneus com frequência, o motorista também garante que o carro vai ficar mais estável. Dessa maneira, o condutor tem mais segurança para utilizar o automóvel, porque são menores os riscos de perder o controle. No caso das pistas molhadas, esse cuidado faz toda a diferença.

Calibrar os pneus também é uma iniciativa que ajuda a conservá-los. Isso porque aumenta a vida útil desse item e o torna mais resistente às oscilações das pistas. Em muitas ruas e estradas brasileiras, a presença de buracos causa muita preocupação aos motoristas. Por esse motivo, é interessante adotar medidas que evitem deixar os pneus carecas.

Powered by Rock Convert

Revezamento periódico

Os motoristas atentos já devem ter ouvido falar que o indicado é trocar os pneus dianteiros e traseiros a cada 15 mil quilômetros rodados. Essa atividade tem como objetivo fazer com que os itens apresentem um desgaste mais equilibrado, o que aumenta a vida útil.

Mesmo que você adote esse procedimento, haverá uma diferença no nível de durabilidade dos pneus. Isso ocorre porque os pneus traseiros são mais exigidos por terem uma maior responsabilidade na estabilidade do veículo.

Ao fazer a troca, priorize os pneus da parte de trás. Eles apresentam um maior nível de desgaste. Esse aspecto não pode passar despercebido pelo proprietário, pois tem uma grande influência na segurança.

Leitura do manual

Logo após comprar o carro, faça uma leitura atenta do manual do proprietário. Esse documento apresenta uma série de informações vitais para prevenir problemas que prejudicam a utilização do automóvel.

No manual, é possível, por exemplo, verificar quantas libras são necessárias para o pneu ser utilizado devidamente. Essa informação é valiosa para o motorista garantir que esse item será conservado dentro das melhores práticas.

O documento contém ainda dados sobre quando os pneus devem ser balanceados e alinhados. Por isso, é bom que o proprietário faça uma leitura atenta para evitar situações que poderiam ser facilmente resolvidas desde que medidas preventivas fossem adotadas.

Entenda a importância de não deixar os pneus carecas

Para quem considera a segurança como prioridade, é pertinente investir em pneus novos quando os atuais atingirem a quilometragem indicada pelo fabricante para a troca. Essa iniciativa diminui consideravelmente o risco de acidentes.

Em uma pista molhada, a possibilidade de aquaplanagem aumenta bastante. Se o motorista perder o equilíbrio do carro em uma via durante uma chuva intensa, a probabilidade de causar um acidente é muito alta. Com os pneus carecas, a estabilidade fica seriamente comprometida, e isso se torna ainda mais nítido quando as condições da via não são as ideais para os veículos circularem de forma segura.

Também vale destacar que os pneus em mau estado de conservação podem fazer com que o motorista seja multado e perca pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dependendo da situação, como caso alcance 20 pontos no período de 12 meses, o proprietário pode ficar proibido de dirigir.

Para você não passar por esse contratempo, basta apenas seguir os procedimentos de segurança. Essas ações também vão ajudá-lo a economizar dinheiro com manutenções e combustível. Além disso, contribuirão para vender o carro por um valor mais interessante no futuro.

A segurança da sua família e o uso mais inteligente dos recursos financeiros justificam aplicar uma série de iniciativas para evitar que os pneus carecas apareçam de forma precoce.

Se você quer mais informações sobre como cuidar devidamente do seu automóvel, vale a pena nos seguir nas redes sociais — no Facebook e no Instagram Afinal, conhecimento é essencial para conservar um veículo com praticidade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *