Como fazer um plano de negócios para franquia de vistoria veicular?

O plano de negócios para franquia de vistoria veicular é um dos primeiros passos para se ter um resultado positivo, e passa por ideias como mapeamento de oportunidades e planejamento de gastos.
Isso é útil para estudar a viabilidade do negócio antes de se começar a empreender. Assim, um plano ajuda a perceber se o investimento é uma oportunidade, de fato, ou apenas uma furada.
A ideia do texto é contar algumas dicas para montar um plano de negócios para franquia, mostrando quais os cuidados e por que investir nesse tipo de empreendimento. Fique por dentro!
O que é e para que serve o plano de negócios para franquia?
O plano de negócios é uma espécie de dossiê que traz os objetivos do empreendimento e o caminho para alcançá-lo. Por isso, revela indicadores que mostram a empresa e esclarece alguns fatores. Por exemplo, o mercado, o planejamento financeiro, o marketing, o planejamento operacional e por aí vai. A ideia é útil para tirar tudo da desorganização mental e deixar de forma prática, no papel.
O plano se popularizou por aqui graças à globalização e à chegada de multinacionais. Em uma franquia, o plano de negócios geral da rede pode ser oferecido pela franqueadora. Mas, vale elaborar o seu próprio para garantir a viabilidade da unidade nos assuntos que cabem ao franqueado.
Como montar um plano de negócios para sua franquia de vistoria veicular?
O plano de negócios traz referências para medir riscos, pensar em alternativas e evitar erros. Você pode começar analisando o seu segmento. Confira quem são os possíveis consumidores, os concorrentes territoriais e os fornecedores.
Com suporte da franqueadora, você pode fazer um planejamento operacional que inclui os itens necessários para concretizar o negócio: localização, tamanho, número de funcionários, equipamentos e por aí vai.
Por fim, o plano de negócios vai precisar de um planejamento financeiro. Aqui, você pode incluir quanto vai ser preciso investir para dar início à empresa e estimar custos dos primeiros meses de operação, incluindo o fluxo de caixa.
Por que investir em franquia de vistoria veicular?
A franquia de vistoria veicular é um caminho para entrar no mercado automotivo prestando um serviço útil e variado. Como vistoria, você pode incluir a cautelar, a prévia e a móvel — trabalhando para entregar o laudo em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).
A vantagem de fazer isso por uma franquia é o acesso a uma marca com reputação, o suporte oferecido por ela, o contato com fornecedores, o treinamento dos profissionais e a clientela que já conhece o nome.
Além de carregar uma reputação, a ideia ajuda a garantir uma entrega de qualidade ainda nos primeiros meses de negócio. Afinal, uma vez pertencente a uma rede, você vai precisar corresponder aos padrões de qualidade dela.
O plano de negócios para franquia de vistoria veicular serve para fazer com que os empreendedores diminuam os riscos de perder dinheiro. Assim, ajuda a refletir sobre a ideia e a descobrir se a escolha é a ideal.
Mas o planejamento leva tempo e dedicação. Por isso, existem algumas pessoas que são contra a ideia e defendem um substituto: o modelo de negócios. Esses têm uma abordagem de menos planejamento e são mais voltados a testes de hipóteses.
Ainda assim, procure não abrir mão de ferramentas para ajudar a melhorar o negócio. A Olho Vivo Vistorias é uma franquia que costuma postar conteúdos sobre vistorias automotivas e franquias. Se você quer receber as novidades, assine a newsletter!