6 dicas para um planejamento empresarial eficiente na franquia

Na hora de buscar por um franquia para investir, os empreendedores costumam ficar de olho em itens como faturamento, investimentos e serviços. Mas costumam esquecer pontos tão importantes quanto, como propósito e planejamento empresarial.
Na expectativa de resultados positivos, a empresa precisa lidar com produção e vendas boas o suficiente para criar rentabilidade. Por isso, uma projeção para o ano seguinte é útil para determinar o ritmo das atividades da sua empresa.
A ideia do artigo é contar quais são as principais dicas de planejamento empresarial para ser bem-sucedido na franquia, mostrando algumas sugestões que podem ajudar na sua elaboração. Boa leitura!
O que é um planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é um processo contínuo que envolve a criação, análise e implementação das decisões para fazer com que uma marca atinja seus objetivos. Por isso, costuma depender de uma análise criteriosa de gastos, capacidade de produção e adequação às metas.
Definir objetivos é uma das formas de começar o planejamento empresarial. Com a certeza de onde quer chegar, o passo seguinte é planejar como chegar até lá. Se a meta do franqueado é se tornar líder de atuação na região, vai precisar definir o caminho para atingir esse objetivo.
A franquia se destaca por trazer segurança e rede de apoio. Aqui, o planejamento é compatível com o padrão da matriz e com determinações de atendimento e de marketing. Por isso, muito do planejamento empresarial depende do franqueador.
Como fazer um planejamento empresarial para ser bem-sucedido na franquia?
Além da definição de objetivos, um bom planejamento passa por análise de mercado, definição do orçamento e criação de um plano B. Confira algumas das dicas nos próximos tópicos.
1. Defina objetivos
Os objetivos são a ideia de futuro da sua loja e se compõem do resultado desejado que sua equipe se compromete a alcançar. O esforço para atingir o objetivo em um período específico é o que constitui o prazo.
O objetivo da empresa para o próximo ano é o ponto de partida do planejamento empresarial. O ideal é visualizar um horizonte de três a cinco anos. Mas vale ter em mente que o plano não é engessado — ou seja, pode ser revisado a cada ano. Você pode se planejar tendo como base projeções do fluxo de caixa.
Aqui, você pode pensar sobre os lançamentos, quanto vai ser vendido, a necessidade de investimentos e o quadro de funcionários. Se você tem uma novidade para ser lançada no próximo ano, por exemplo, vai precisar ter em mente as máquinas e equipamentos requisitados pela nova ideia.
2. Faça um diagnóstico do mercado
O diagnóstico do mercado revela as ameaças e oportunidades que existem no ambiente externo. Por meio desse esforço, é possível conhecer o mercado e os clientes, fazendo diferença na manutenção da competitividade.
Um diagnóstico de mercado pode envolver algumas ideias simples, como pesquisa de opinião. Formas mais avançadas de pesquisa envolvem técnicas estatísticas e análises das ciências sociais avançadas.
A vantagem aqui é a possibilidade de tomar decisões embasadas, graças às informações colhidas nas pesquisas. Vale se apoiar nas informações de mercado oferecidas pela própria marca franqueadora.
3. Faça um orçamento
O orçamento é uma variação do planejamento financeiro com valores e datas. Essa é a forma mais eficiente de conhecer a viabilidade das suas projeções. A elaboração do orçamento é mais recomendada ainda no ano anterior.
Você pode incluir algumas premissas financeiras no orçamento. Por exemplo, inflação, capacidade produtiva, aumentos para os profissionais, taxa de câmbio para produtos importados, crescimento do seu setor, e por aí vai.
O orçamento também é composto pelos custos dos produtos, gastos administrativos e investimentos. Aqui, a projeção de fluxo de caixa, de margem de contribuição, do balanço patrimonial e da demonstração de resultados também cumprem papéis importantes.
4. Crie um plano B
O plano B é feito para um resultado diferente do usual e serve para preparar a empresa para um risco excepcional e devastador, ainda que improvável. A ideia pode incluir políticas que mitiguem o efeito potencial do risco.
No planejamento empresarial, isso é explorado por meio da elaboração de dois cenários: um realista e outro pessimista. Assim, você fica preparado para problemas como crise e inflação.
Procure considerar se a empresa está confortável para a crise e se o empreendimento vai continuar a dar certo. Com um bom planejamento, a empresa tende a ter bons caminhos para sua rentabilidade, independentemente das condições externas.
5. Inclua a equipe
O trabalho em grupo é vantajoso porque habilidades de um profissional compensam os pontos fracos de outro. A maior parte das pessoas é muito hábil em poucas coisas. Por isso, o poder coletivo se amplia muito além do que apenas uma mesma pessoa pode realizar.
Você pode, por exemplo, saber detalhadamente as questões jurídicas de uma ideia, mas ter dúvidas em relação ao marketing. Nesse caso, procure incluir a equipe no planejamento empresarial, informando sobre as metas para o ano seguinte e solicitando uma análise das ideias para chegar no resultado.
A partir daí, você pode fazer uma negociação e uma análise para pensar no que cada um pode oferecer para chegar no resultado, além de destacar a necessidade de ter todo mundo envolvido.
6. Incentive os profissionais
O incentivo conta para fazer com que as ideias do planejamento empresarial deem certo. Você pode usar, por exemplo, a prática da remuneração variável, oferecendo benefícios semestrais para quem conseguir bater as metas.
O planejamento empresarial conta para que o franqueado tenha uma consciência diferente da tradicional ao empreender. Mas vale ter em mente que, embora o planejamento ofereça uma projeção, não é uma bola de cristal.
O processo de planejar é tão importante quanto o documento que é fruto dele. Às vezes, o plano não tem a riqueza de debates e análises geradas ao longo do processo. Por isso, planejar é entrar em contato com uma valiosa fonte de aprendizado.
Isso vale para se conhecer, descobrir o mercado ou revelar a empresa. Se você já fez um planejamento empresarial e sentiu vontade de contribuir com os outros leitores, conte como foi sua experiência nos comentários!