Veja 5 cuidados que você deve tomar ao colocar película automotiva!

Aplicando película no vidro do carro
6 minutos para ler

De estilo à necessidade, a película automotiva já foi considerada apenas um detalhe estético, mas se transformou em algo essencial para os carros, sabia? Agora, ela é considerada um acessório útil e com algumas funções importantes.

Também chamada de película filme, a proteção para vidros já teve altos e baixos. No entanto, agora é considerada indispensável. E é sobre como não errar na decisão de aplicar a película e evitar imprevistos que vamos falar neste post. Confira!

Entenda a importância da película automotiva

Contando com diferentes especificações, a película automotiva possui mais de um tipo de função. À primeira vista, é comum pensar que se trata apenas de uma proteção contra o sol. Entretanto, os benefícios são mais amplos. Tanto que até mesmo a legislação se adequou para garantir a sua utilização de forma correta. Veja exemplos de fatores que são influenciados por essa proteção:

  • visual: principalmente para quem dirige durante o dia, esse acessório ajuda a amenizar o impacto visual da claridade e diminui o esforço do motorista;
  • segurança: uma película com porcentagem mais escura torna mais difícil perceber os integrantes de um veículo, o que pode dificultar a abordagem de assaltantes;
  • conservação: a parte interna do automóvel fica menos exposta aos raios UV com uma película automotiva de qualidade;
  • proteção: ela é capaz de amenizar o impacto do estilhaço de vidros, no caso de um acidente ou batida.

Também vale mencionar que a película contribui para o conforto térmico. Na prática, isso significa que o ar condicionado tem um desempenho melhor, já que menos calor entra pelos vidros. A incidência controlada dos raios solares também diminui a sensação térmica dentro do carro.

Veja os 5 principais cuidados na aplicação da película

Apesar de ter muitas vantagens, a película automotiva pode gerar muita dor de cabeça, caso não seja aplicada da forma correta. Inclusive, é essencial seguir as leis de trânsito na colocação.

Embora a aplicação pareça um processo simples, demanda muita atenção prévia. A escolha de um bom produto e um serviço bem-feito faz a diferença, até mesmo financeiramente. Mas não se preocupe, vamos explicar os principais cuidados!

1. Fique atento à legislação

Você sabia que uma película inadequada gera multa? E que pode levar à reprovação em uma vistoria de transferência, por exemplo? Isso, porque a lei determina exatamente a porcentagem de luminosidade que um carro precisa ter em cada vidro.

Na Olho Vivo Vistorias, os carros são avaliados por completo, e a película automotiva é um dos itens essenciais. Estar de acordo com a legislação evita infrações. É preciso lembrar de que é obrigatório:

  • 75% de visibilidade no para-brisa transparente;
  • 70% no para-brisa colorido do carro e dianteiros laterais;
  • 28% nos vidros laterais traseiros e no vidro de trás;
  • A película refletiva é proibida.

A atenção à porcentagem vai evitar problemas futuros. Embora não possa ser mensurada apenas pelo olhar, uma avaliação especializada é capaz de verificar se o carro está de acordo com a lei.

2. Verifique a espessura do produto

Na hora de decidir a melhor película, é importante olhar para as opções do mercado. Apesar de a legislação ser rígida, existem variações que você pode escolher de acordo com seu desejo.

Em geral, os modelos disponíveis variam entre o mais escuro (G5), que pode ser aplicado apenas nas laterais, e intermediário (G20), que permite uma maior penetração da luz. O G50 completa a lista, sendo o de espessura mais fina, portanto é o que favorece mais a entrada de luz.

3. Analise a qualidade do produto e do serviço

Não existe nada pior do que uma película que desgruda depois de alguns dias de uso. É por isso que você precisa sempre questionar a qualidade do produto utilizado e também do serviço. O surgimento de bolhas, por exemplo, costuma ser resultado de erros de escolha da qualidade ou aplicação.

Sempre prefira estabelecimentos que façam uma limpeza correta antes da aplicação. É algo simples, mas que faz muita diferença. Também é preciso que o veículo fique, em média, três dias sem circular e cinco dias sem usar o desembaçador.

4. Defina bem a cor

Qual é a necessidade da película no seu carro? A cor definida pelo motorista não pode ser uma escolha apenas baseada na estética, a utilidade também deve ser levada em conta. É possível encontrar tons de preto, azul e até mesmo verde. Mas é preciso ficar atento para que combine com o automóvel e não destoe da estrutura. Do contrário, pode prejudicar o valor de venda.

Convém dizer que ainda existe a opção de cor fotocromática, que escurece de acordo com a incidência da luz. A opção permite mais conforto, por ser adaptável.

5. Limpe com cuidado

Depois de aplicada, a película ainda precisa de atenção. A primeira limpeza só deve ser feita depois de cinco dias. E o material utilizado deve ser sempre à base de água e sabão, sem abrasivos. Também é importante retirar o pó apenas com flanelas de algodão ou espanador, visto que certos tecidos podem fazer riscos na estrutura.

Evite problemas com a película automotiva

Você sabia que um simples adesivo colado na película automotiva pode nunca mais sair? A cola é praticamente impossível de ser retirada desse material. Por isso, é essencial tomar cuidado com a qualidade e a manutenção.

O que muita gente nem sempre considera é que a película é capaz de afetar o preço de venda. É por isso que na hora de negociar, é essencial fazer uma vistoria. Por meio de uma avaliação especializada, é possível garantir que a película automotiva está tanto legalizada quanto em boas condições. Pode não parecer, mas uma película descuidada diminui muito o valor de compra e venda, inclusive quando estão fora da legislação.

A película automotiva é um adicional que se tornou indispensável para a maioria dos veículos. Entretanto, seu conforto, utilidade e valor dependem muito dos cuidados na aplicação e manuseio. Dessa forma, vale sempre investir em material de boa qualidade e em uma boa vistoria, para não levar problemas para casa.

E se você não sabe muito bem como garantir uma boa vistoria no seu carro, entre em contato com a Olho Vivo Vistorias. Temos uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.