8 cuidados com as pastilhas de freio que são indispensáveis
Acionadas, sempre que o motorista pisa no freio, as pastilhas têm o importante papel de entrar em contato com o disco de freio e, assim, garantir o atrito necessário para reduzir a velocidade do carro. Os modelos de pastilha incluem opções orgânicas, metálicas, semimetálicas e de cerâmica.
Geralmente, sua durabilidade varia muito, pois depende de fatores como os hábitos do motorista, os locais pelos quais o automóvel passa, diariamente, e o material usado na fabricação, por exemplo.
No entanto, a recomendação é fazer uma inspeção geral nas pastilhas entre 5 e 10 mil quilômetros rodados, e trocá-las, antes que o automóvel atinja 20 mil quilômetros.
Mas, você sabia que existem alguns cuidados com as pastilhas de freio que podem ajudar essa peça a durar por mais tempo e funcionar, sempre nas condições adequadas? Neste post, separamos os oito cuidados mais importantes para você conferir. Vamos lá?
1. Use apenas pastilhas originais
Quando o assunto são automóveis, é imprescindível que os condutores comprem apenas peças de qualidade para reposição. Caso contrário, eles terão que encarar prejuízos altos, devido a peças danificadas antes do previsto e ainda encarar riscos à segurança. No caso das pastilhas de freio, que atuam de modo a garantir a frenagem do carro, utilizar pastilhas originais — e aquelas indicadas pelo fabricante do veículo — se torna fundamental.
Afinal, sua qualidade, eficiência e durabilidade serão garantidas. Marcas desconhecidas podem ser até mais baratas, mas têm qualidade inferior e não são tão eficientes ou duráveis quanto as demais, representando gastos maiores, no futuro. É como diz o ditado: o barato pode acabar saindo caro.
2. Troque o fluido de freio
O fluido do freio atua em conjunto com as pastilhas, transferindo a pressão exercida sobre o pedal para elas, garantindo, desse modo, o atrito das pastilhas contra o disco e a frenagem. Mas, para que o fluido exerça sua função, adequadamente, ele precisa apresentar alto ponto de ebulição e baixa compressibilidade — características não encontradas no óleo de freio vencido.
Portanto, lembre-se de que é necessário trocar o fluido de freio, em média, a cada 10 mil quilômetros ou após dois anos de utilização. Assim, você contribui para que as suas propriedades não fiquem comprometidas.
3. Faça revisões periodicamente
Entre os cuidados com as pastilhas de freio, fazer a revisão periódica é outro que não pode ser deixado de lado. Isso porque a manutenção é fundamental para manter todo o sistema de freio sempre em boas condições, ajudando a identificar se as pastilhas estão em perfeito estado e evitar que um problema simples se torne maior.
Para uma revisão periódica eficiente, sempre procure empresas de confiança, com nome no mercado, que contem com alta tecnologia e inovação embarcada em seus serviços.
4. Verifique o disco
Como já abordamos, o disco de freio é a peça do carro que recebe diretamente a pressão das pastilhas, criando a fricção necessária para que o automóvel pare, quando o freio é acionado. Apesar de o disco não ter um prazo de validade, ele pode apresentar alguns problemas com o tempo, exemplo: ranhuras e empenamentos.
Para que esse tipo de problema seja identificado no momento certo, é importante que o disco seja verificado periodicamente e trocado, quando necessário. Caso isso não seja feito, a direção será prejudicada, pois podem ocorrer trepidações no pedal, ao frear, e o desgaste irregular de pastilhas novas.
5. Atente-se à presença de ruídos na frenagem
Ouviu algum ruído metálico, ao pisar no freio, como de ferro batendo? Saiba que é hora de procurar uma oficina mecânica, pois esse é um dos sinais de que as pastilhas estão gastas e precisam ser substituídas. O desgaste das planilhas também é indicado por um barulho nas rodas dianteiras, que lembram uma raspagem, durante a rotação.
6. Não freie bruscamente
Esse é um hábito comum entre muitos condutores, mas, que traz grandes prejuízos para algumas peças do carro — inclusive, para as pastilhas. Isso acontece porque o sistema de freio foi feito para ser usado suavemente e, apenas quando necessário, para desacelerar o carro de forma rápida.
Quem freia abruptamente, o tempo todo, além de aumentar as chances de que vários componentes do sistema sejam danificados, também pode causar a quebra das pastilhas de freio.
7. Use o freio motor
Usar o freio motor consiste em reduzir as marchas do automóvel, gradativamente, para reduzir sua velocidade — o que dá uma folga ao sistema de freios, ajuda a poupar as pastilhas e ainda contribui para reduzir o consumo de combustível. Porém, lembre-se de que não é indicado fazer isso o tempo todo.
O freio motor deve ser acionado apenas quando as circunstâncias permitirem, como ao descer uma ladeira — em que basta tirar o pé do acelerador para manter a direção controlada — ou em dias de trânsito carregado — quando você pode apenas desacelerar, em vez de frear.
8. Evite o excesso de carga
Assim como a suspensão, o sistema de freios também sofre com o excesso de carga no veículo. Afinal, quanto mais peso, mas difícil é de parar e mais intensidade é necessária ao acionar os freios, o que aumenta o desgaste e compromete a vida útil das pastilhas. Além disso, trafegar com o veículo muito pesado também eleva o consumo de combustível.
Em casos mais extremos, uma situação que pode ocorrer é o freio não conseguir suportar toda a carga exigida, falhando totalmente e provocando um acidente. Com isso, evite transportar um grande número de pessoas ou levar cargas muito pesadas no carro.
Como conferimos em nosso post, a pastilha de freio é um dos equipamentos mais cruciais do carro, pois garante que o sistema de frenagem funcione, de forma correta. Por isso, esteja atento a todas as orientações que apresentamos e observe se há algo errado com os freios, como barulhos estranhos ou trepidação, ao pisar no pedal.
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