5 dicas para conseguir boas parcerias comerciais

As parcerias comerciais são um vínculo que duas ou mais empresas criam entre si, a fim de alcançarem objetivos em comum. Ou seja, nessa conexão, é possível expandir o alcance da marca. Por isso, ela geralmente se dá entre organizações que contam com alguns pontos em comum, como os valores da empresa.
Neste post, saiba quais as vantagens de investir nas parcerias e confira 5 dicas para selecionar as melhores para sua empresa. Boa leitura!
Quais são as vantagens de investir em boas parcerias comerciais?
Fazer parcerias comerciais com outras empresas é algo antigo. Porém, essa conexão vem se transformando ao longo do tempo. Por exemplo, o próprio vínculo entre franqueado e franqueadora é um caso. Nesse modelo de negócio, a marca recebe benefícios por ter unidades franqueadas. Já a pessoa que abre sua empresa recebe todas as vantagens de trabalhar com um negócio já consolidado, o que dá mais segurança.
Outro exemplo bastante recente são as parcerias digitais, que têm gerado muitas oportunidades de negócios. Nesse caso, contratar o famoso “influencer” é uma das principais maneiras para que ela aconteça. Afinal, segundo reportagem do Sebrae, quase 40% das pessoas que compram pela internet no Brasil são influenciadas por pessoas que seguem online. Dessa forma, independentemente do tipo de parceria que você decida escolher, essa ligação pode ser boa para ambas as partes e trazer vantagens como:
- aumento de faturamento;
- expansão de atuação com novos nichos;
- fortalecimento da marca;
- transformação de sua empresa em referência no setor;
- criação de novos produtos e serviços;
- destaque diante dos concorrentes.
Como conseguir boas parcerias comerciais com 5 dicas?
Agora que você viu a importância de contar com boas parcerias comerciais, veja 5 dicas para saber quais escolher!
1. Priorize parceiros que complementem seu negócio
Bons parceiros de negócios não podem ser escolhidos de forma aleatória. Isso porque eles são empresas ou pessoas que complementam os seus serviços e você os deles. Por exemplo, quem tem uma franquia de vistorias e faz parceria com uma concessionária, ou loja de carros usados, ajuda os clientes dessa empresa.
Nesse caso, como eles querem comprar um veículo, podem encontrar um pacote completo de serviços de confiança, sabendo quem procurar para a vistoria; especialmente se a compra de um novo veículo envolver a entrega de seu carro antigo, que precisa ser bem avaliado e vistoriado.
2. Alinhe seus objetivos
Outro aspecto importante é que as parcerias tenham objetivos alinhados. Isso significa não só querer lucrar em conjunto, mas também compartilhar alguns aspectos, como valores. Dessa forma, não há oportunidades para conflitos entre as duas partes. Além disso, quando a pessoa ou empresa combina e trabalha priorizando aspectos que você também prioriza, não há o risco de alcançar o público errado nem passar a impressão de que sua empresa não segue a própria cultura.
3. Participe de eventos
Participar de eventos empresariais também é uma boa maneira de encontrar boas parcerias. Nesse caso, feiras de negócios, eventos de networking, entre outros formatos, são ideais para você conhecer pessoas e empresas e começar a avaliá-las mais de perto.
4. Tenha clareza na comunicação
Outro aspecto para alcançar as parcerias comerciais perfeitas é ter bastante clareza. Isso porque é preciso que você e a outra parte entendam os objetivos de cada uma e o que estão dispostas a fazer para alcançá-los. Nesse caso, vale a pena ter um bom contrato que determine a responsabilidade de cada um.
5. Use redes sociais
As redes sociais são ótimas para você anunciar sua empresa, acompanhar o trabalho dos parceiros, bem como encontrar mais informações sobre eles. Por isso, faça uma boa pesquisa nelas e identifique se a empresa ou pessoa que você pensou pode realmente ajudar.
Com a competição aumentando, inclusive de forma online, contar com boas parcerias comerciais é essencial. Afinal, elas ajudam a sua empresa a crescer, colaboram para o diferencial da sua marca e podem servir em longo prazo. Com a Olho Vivo, por exemplo, você não só encontra uma boa oportunidade de negócios com a franquia, mas também tem acesso a ótimas parcerias comerciais, que vão ajudar a sua unidade a se tornar uma referência em sua região.
Quer saber como isso vai acontecer? Fale com a gente e confira como ser um franqueado!