O que significa cada barulho no carro? Veja aqui!

Os automóveis estão sujeitos a diversos problemas no dia a dia. Muitas dessas falhas podem aparecer de repente e dar grandes prejuízos ao motorista, mas a maioria leva um bom tempo para se tornar um problema em si. Nesses casos, o principal sinal de que há algo errado é a presença de ruídos estranhos.
Além de incomodar o condutor e tirar a sua atenção ao volante, os barulhos geralmente são um indicativo de que alguma peça está fora do lugar ou não está funcionando direito. Nesse caso, é imprescindível levar o veículo para a oficina o mais rápido possível, de modo a evitar que uma simples falha se torne algo grande e interfira no funcionamento de outros componentes.
Você sabe o que significa cada barulho no carro? E o que fazer se um barulho estranho aparecer? Se essas são algumas das suas dúvidas, este post é para você. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e entender quais são os principais ruídos do veículo e suas causas!
O que significa cada barulho no carro?
Existem diversos motivos para o surgimento de barulhos no automóvel. No entanto, como já explicamos, muitas vezes os ruídos indicam que algum item está danificado ou não está funcionando de maneira adequada. A seguir, listamos os mais comuns e o que significa cada barulho no carro.
Chiado ou assovio ao frear
Se você ouvir um chiado ou assovio ao pisar no freio, é melhor ficar atento, principalmente se o barulho for acompanhado de uma redução da frenagem. Isso porque esse é um indício de desgaste das pastilhas de freio, o que pode levar ao mau funcionamento dos freios e, consequentemente, no comprometimento da sua segurança.
Ruído de ferro batendo em outro
Problemas nas pastilhas dos freios também podem gerar um barulho como se um ferro estivesse batendo em outro. Nesse caso, elas precisam ser substituídas. Porém, esse ruído, caso apareça durante a frenagem, também pode indicar que as peças usadas no carro são de má qualidade.
Som de “grilos”
Um ruído bastante comum no carro é aquele que parece com o som de “grilos”, sendo bastante alto, estridente e, em alguns casos, parecer com correntes se arrastando pelo chão. A boa notícia é que esse barulho não significa problemas tão sérios, embora a manutenção seja imprescindível.
Peças mal encaixadas na lataria, problemas no revestimento da cabine e defeitos na correia — como ressecamento ou afrouxamento — são algumas das principais causas dos famosos “grilos”.
Barulhos na dianteira do carro
Há dois tipos de ruídos que podem surgir na dianteira do veículo, indicando problemas variados. O primeiro é um barulho contínuo, que geralmente é causado por algum problema no motor, no alternador ou nos rolamentos das rodas.
Ruídos na dianteira também podem ser secos e graves, surgindo ao passar por um buraco ou lombada. Se esse for o caso, as chances são grandes de que um dos coxins do motor esteja danificado.
Batidas secas
Problemas nos pivôs ou buchas das rodas levam ao surgimento de ruídos ao passar por buracos, lombadas ou outras ondulações na estrada. Com isso, a carroceria passa a emitir batidas secas.
Barulho agudo na direção
Virou o volante e percebeu o aparecimento de um barulho agudo? Pode ser que a bomba ou a caixa da direção hidráulica estejam com defeito, como falta de óleo no sistema. Além disso, se o nível do fluido estiver baixo, o volante vai endurecer e será difícil realizar manobras.
Rangidos
Um som parecido com “nhec-nhec”, que pode surgir ao passar por lombadas ou buracos, muitas vezes é causado por problemas nos amortecedores ou na suspensão (como buchas ressecadas ou frouxas). Se a falha não for corrigida rapidamente, as rodas e os pneus poderão ficar seriamente danificados.
Som de vazamento
Este barulho geralmente aparece quando há falta de água no radiador do carro. Por isso, é essencial ficar de olho no termômetro no painel e observar o nível de água regularmente, uma vez que a ausência do líquido pode aquecer o motor e provocar danos bastante sérios.
Ronco
Não podemos nos esquecer, também, de outro barulho bastante comum nos automóveis: o som de ronco. Esse ruído, que geralmente aparece quando o carro está em movimento, pode ser um indicativo de desgaste dos rolamentos, aumentando os riscos de travamento das rodas e acidentes.
Estalos
Por fim, os estalos são ruídos bastante inconvenientes que podem aparecer no pneu durante uma curva e em manobras de giro em baixa velocidade, indicando que o veículo está desalinhado. Felizmente, o som é fácil de ser identificado e a falha pode ser resolvida rapidamente.
O que fazer ao identificar barulhos no carro?
Agora que você já sabe o que significa cada barulho no carro, é hora de entender o que fazer se esse tipo de sinal for identificado. Como os motivos para os ruídos são inúmeros, não há uma única solução para os problemas. A seguir, separamos as principais dicas:
- faça manutenção preventiva, pois sua falta é uma das principais causas de barulhos. Portanto, se perceber a presença de ruídos, leve o automóvel até a oficina o quanto antes;
- observe se os componentes do freio estão em bom estado, sobretudo os discos e pastilhas. Como vimos, desgastes e falhas nesses componentes podem gerar ruídos na hora da frenagem;
- mantenha as peças do carro sempre lubrificadas, limpas e higienizadas, pois o acúmulo de sujeira pode causar diversos danos;
- observe o nível do óleo e a presença de vazamentos;
- atente para peças que estão desgastadas e defeituosas, além de comprometer o desempenho do veículo, também afetam a sua segurança. Portanto, troque-as sempre que necessário e acompanhe a vida útil de cada item.
Ao longo deste artigo, você descobriu o que significa cada barulho no carro e ainda conferiu algumas dicas para resolver os problemas. Como cada ruído pode representar diferentes falhas, o ideal é sempre procurar uma empresa especializada e de confiança quando um som estranho aparecer, de modo que possíveis danos sejam solucionados o quanto antes.
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