fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

O que reprova na vistoria veicular? Entenda agora!
Vistorias

O que reprova na vistoria veicular? Entenda agora!

Ter os cuidados com o automóvel é uma obrigação de qualquer motorista, porque é a melhor maneira de evitar multas e acidentes. Para atingir esses objetivos, uma iniciativa crucial é se informar sobre o que reprova na vistoria veicular.

Não adianta justificar que desconhece os procedimentos da legislação para deixar de ser punido. Em outras palavras, é indispensável saber o que deve ser feito para o carro não apresentar nenhuma irregularidade ao ser vistoriado.

Neste post, abordaremos vários itens relativos ao serviço de vistoria para que você não enfrente problemas com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Confira!

Saiba o que é a vistoria veicular

Essa atividade consiste em uma avaliação obrigatória para os automóveis que estão no Brasil. Deve ser executada em cada estado pelo Detran e tem como principais objetivos constatar se o veículo está em situação regular, verificar a autenticidade da documentação e avaliar as condições do carro para circular nas vias.

A vistoria precisa ser feita quando ocorre a transferência de propriedade do automóvel para regularizar a negociação. Ela é necessária para licenciar os carros fabricados há mais de 5 anos em alguns estados. Além disso, prioriza combater a circulação daqueles que não seguem as especificações do fabricante, nem estão nas condições ideais de uso.

Para entender melhor o que reprova na vistoria veicular, é recomendado conhecer os procedimentos a serem feitos antes de começar a avaliação do automóvel. Um deles é apresentar o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Também é indispensável para a transferência, pagar todos os impostos relativos ao automóvel e as multas de trânsito. O proprietário ainda é obrigado a levar vários documentos, como a cópia e a original da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Em alguns estados, o motorista deve pagar uma taxa para fazer a vistoria ― cujo valor varia de um estado para outro ― e preencher o formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos) no site do Detran, da unidade da federação onde mora.

Caso considere complicado seguir esse processo por motivos pessoais, pode ser avaliada a contratação de um despachante. Esse profissional conhece os procedimentos burocráticos do Detran e ajuda na resolução de pendências relativas à documentação.

Fique atento aos itens obrigatórios

Uma boa maneira de eliminar as dúvidas sobre o que reprova na vistoria veicular é verificar os itens avaliados durante esse procedimento. Pensando nisso, listamos alguns deles, como:

  • buzina;
  • espelhos retrovisores da parte interna e externa;
  • faróis dianteiros da cor branca e amarela;
  • faroletes;
  • lavador de para-brisa;
  • lanterna de marcha a ré;
  • lanternas traseiras de cor vermelha;
  • lanternas que apontam a direção;
  • lanterna que ilumina a placa;
  • para-choques dianteiros e traseiros;
  • velocímetro.

Na vistoria, também são observados aspectos relativos à segurança do veículo, como o estado de conservação dos pneus. Ainda, é analisado caso possua, se o extintor de incêndio está no prazo de validade e se está funcionando corretamente.

O dispositivo de sinalização quando o carro está parado em uma via para conserto, os cintos de segurança, o macaco e os demais equipamentos necessários para a troca de pneus são outros itens observados na vistoria veicular.

Powered by Rock Convert

São muitos detalhes que devem ser vistos pelo motorista. Por isso, é necessário ter muita atenção para não se esquecer de nenhum dispositivo que obrigatório no veículo para conseguir a aprovação do Detran.

Veja o que reprova na vistoria veicular

Por mais perfeccionista que seja o proprietário, o risco de haver algum problema com o automóvel sempre estará presente. Para diminuir a possibilidade de reprovação na vistoria, o motorista deve evitar que os veículos sejam rebaixados ou apresentem algum defeito relativo à integridade na suspensão.

Também é válido dar atenção especial aos pneus, porque é imprescindível estarem devidamente conservados e com uma largura que não ultrapasse a carroceria. Outro cuidado abrange as janelas que não podem estar quebradas ou rachadas.

Caso tenha um carro blindado, é fundamental que essa característica esteja especificada na documentação. A blindagem não pode apresentar, em hipótese nenhuma, desgastes visíveis, como as bolhas de ar.

Com relação aos vidros que têm a película de proteção, a vistoria constata se esse item está seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Películas refletivas não são permitidas. Também reprova o fato de estarem ilegíveis o número do chassi e o do motor. O ideal é que não haja nenhuma rasura ou indícios de adulteração nesses itens.

Etiquetas de identificação e gravações nos vidros também são itens analisados na vistoria e em caso de divergência ou irregularidade serão passíveis de reprova.

Pense no que fazer caso for reprovado

Não basta entender o que reprova na vistoria veicular, pois é necessário adotar medidas para o automóvel ser regularizado em casos de uma avaliação ruim. O Detran pede aos motoristas para agendar uma nova análise. Caso o problema persista, a reprovação é ratificada com prazo de 30 dias para regularizar o carro.

Qualquer defeito nos equipamentos obrigatórios ou a ausência deles deverá ser corrigida. A recomendação é manter a calma e seguir as orientações para o automóvel voltar às condições ideais para circular nas vias.

Aposte na prevenção

Uma iniciativa relevante para não ser reprovado na avaliação do Detran é fazer uma vistoria cautelar ou preventiva antes da aquisição do seu automóvel. Há empresas que prestam esse serviço e proporcionam bons resultados para os clientes. Um exemplo é a Olho Vivo Vistorias que conta com profissionais qualificados e experientes para manter o veículo em um perfeito estado de conservação e analisar os itens de identificação.

empresa trabalha para as atividades de vistoria contribuírem para combater roubos e furtos de automóveis. Além disso, prioriza informar os clientes sobre as condições mecânicas e de documentação do carro.

Esse cuidado é indispensável para entender o que reprova na vistoria veicular. À medida que o proprietário está informado sobre os deveres com o veículo, diminuem as chances de ter algum problema relativo à conservação e à documentação do patrimônio. Contar com ajuda especializada é uma alternativa interessante para prevenir situações desagradáveis.

Se está interessado em melhorar os cuidados com o seu veículo, a dica é entrar em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para você ficar mais seguro na hora de fazer a vistoria do Detran!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *