fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Você sabe o que é substituição de garantia?
Veículos

Você sabe o que é substituição de garantia?

Ninguém quer financiar um carro já pensando nos problemas que ele pode ter no futuro. No entanto, é importante saber o que é substituição de garantia e ficar preparado para qualquer eventualidade. Você já ouviu falar nesse procedimento?

Considere a possibilidade de que seu veículo tenha sofrido perda total por algum motivo. Se você havia contratado um seguro e o carro está quitado, basta receber a indenização e comprar outro. A substituição é uma alternativa para quando esse automóvel ainda tem saldo devedor.

Tudo bem se você ainda não compreendeu completamente. Vamos explicar tudo mais detalhadamente, confira a seguir!

Entenda melhor o que é substituição de garantia

Quem compra um carro financiado ou por meio de consórcio mantém um saldo devedor com a financeira ou administradora. Em uma situação de perda total, a indenização só é paga quando há baixa de gravame. Ou, quando o automóvel está quitado.

Na prática, existem 3 caminhos de compensação. O primeiro é quando o proprietário quita a dívida com a financeira e recebe a indenização integral. O segundo acontece quando o seguro quita o valor devido e o proprietário recebe o valor equivalente ao que já tinha pago. Já o terceiro é a substituição de garantia.

Nesse último cenário, menos acessado, o objetivo é retirar o carro antigo da dívida e colocar um novo. É o caminho mais indicado para quando o salvo devedor ainda é muito alto. Dessa forma, a indenização seria muito baixa, até inviabilizando a compra ou entrada de outro.

Logo, em vez de pegar o dinheiro da indenização, na substituição de garantia você compra outro e coloca “no mesmo contrato” anterior. E continua pagando o saldo devedor normalmente.

Powered by Rock Convert

Veja quais são os pré-requisitos para pedir a substituição

A questão é que não basta simplesmente comprar outro veículo e levar até a seguradora. É preciso seguir alguns critérios importantes. As regras costumam variar sensivelmente entre as financeiras e administradoras de consórcios, porém as mais básicas são:

  • o veículo antigo não pode estar quitado;
  • é preciso que pelo menos 3 parcelas tenham sido pagas;
  • o segundo veículo precisa ser do mesmo ano ou mais novo;
  • as categorias dos carros precisam ser iguais;
  • todos os débitos relacionados a IPVA, multas etc. precisam estar pagos;
  • os documentos devem estar no mesmo nome do titular do seguro.

Depois de se certificar de que todos os pré-requisitos foram cumpridos, é quando se deve dar entrada no processo de substituição.

Confira um passo a passo para solicitar a substituição de garantia

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que nem todas as partes envolvidas na substituição são obrigadas a aceitá-la. A loja ou concessionária onde você vai adquirir o novo automóvel, principalmente, não precisam aceitar o acordo. Por isso, mantenha sempre cautela.

Veja quais são os passos principais nesse processo — e que devem começar após a determinação oficial de perda total do seu veículo (ou de terceiros):

  • 1º passo: avise a seguradora que você quer tentar a substituição de garantia. Assim, você evita que alguma indenização seja paga antes da hora;
  • 2º passo: descubra o valor da indenização. Seja por meio de contrato, seja da tabela FIPE, você precisa ter esse número em mãos para poder negociar a nova compra;
  • 3º verifique com a financeira ou administradora quais são as regras de substituição no contrato. Pode existir alguma restrição de modelo ou valor e também a necessidade de pagamento de alguma taxa;
  • 4º passo: procure uma loja que aceite o acordo. Forneça todos os dados, como valor e as restrições do passo 3 e então siga com a substituição.

Se tudo der certo, a partir daí a loja ou concessionária vai financiar o novo veículo. O antigo terá baixa do gravame. E então a seguradora vai pagar indenização que você vai repassar para a loja, como parte do pagamento.

Embora pareça um tanto burocrático, quando você entende o que é substituição de garantia, o procedimento fica um pouco menos complicado. Trata-se de uma opção interessante para casos de perda total com saldo devedor ainda alto.

Esse artigo foi útil? Então, aproveite para ler o artigo sobre os 3 carros seminovos mais vendidos de 2019. É sempre importante ficar preparado para seu próximo carro!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *