fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

O que é o laudo cautelar veicular e qual a sua importância?
Vistorias

O que é o laudo cautelar veicular e qual a sua importância?

Você já ouviu falar em laudo cautelar veicular? Se pensa em vender seu veículo ou comprar um novo, a vistoria pode evitar diversas dores de cabeça. Isso porque ajuda a identificar problemas e serve de alerta para o comprador saber se está entrando em uma fria.

Neste post, você vai ver o que é um laudo cautelar, qual é a sua importância, quais informações devem estar contidas nele, além de algumas outras coisas pertinentes sobre o tema. Preparado? Então, vamos lá!

O que é um laudo cautelar veicular?

O laudo cautelar veicular é um relatório completo sobre o estado do veículo, certificando que o carro está aprovado para circular com as devidas identificações regulares. A vistoria é rigorosa e pode ser feita por empresas especializadas e certificadas.

Essa avaliação leva em conta a autenticidade dos documentos. Isso garante que você não está sendo vítima de um golpe na hora de realizar a compra.

A vistoria se diferencia da inspeção veicular por não avaliar a parte mecânica do carro. No caso da inspeção, o procedimento é realizado por um engenheiro ou um técnico certificado, seguindo as regulamentações do Contran e do Conama.

Qual é a importância do laudo cautelar veicular?

O laudo regulariza a venda do veículo, ou seja, permite que o carro rode sem a preocupação de pendências ou problemas com a lei, e evitar que adquira uma veículo adulterado, além de ajudar a garantir a segurança do motorista — e, como consequência, dos outros que transitam com ele.

Você já deve ter ouvido alguma história de proprietários que receberam o carro com defeito. Seja nos equipamentos obrigatórios, itens de segurança ou itens de identificação como chassi ou motor por exemplo. E ainda pode ser pior, como casos em que a documentação é adulterada e o carro tem histórico de roubos e fraudes.

Powered by Rock Convert

Então, a vistoria serve justamente para evitar isso, garantindo a procedência do carro para revenda e contribuindo para prevenir acidentes.

Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia?

A vistoria cautelar é usada para evitar golpes na hora da compra. Já a vistoria prévia é voltada para a contratação de um programa de seguros, garantindo que o carro existe e definindo seu verdadeiro estado de conservação.

A grande diferença entre as duas vistorias é seu uso. A cautelar é requisitada para garantir que o próximo dono tenha um carro em perfeitas condições de uso e a prévia para analisar o risco de a seguradora assegurar o automóvel.

Quais informações devem estar contidas no laudo cautelar veicular?

A vistoria certifica alguns pontos de identificação do carro, como câmbio, número do chassi e do motor, etiquetas de identificação, vidros, placa, pintura, faróis, limpadores de para-brisa, escapamento, velocímetro, odômetro, suspensão, pneus, itens de segurança, equipamentos obrigatórios e documentação.

Se o carro for aprovado, o laudo descrevendo o estado do veículo é emitido, certificando todos os itens e a autenticidade dos números e da documentação.

Como você viu, o laudo cautelar veicular é importantíssimo para facilitar a revenda do carro, prevenir acidentes, trazer segurança para o motorista e ainda garantir que nenhuma norma está sendo descumprida.

Não se esqueça de avaliar bem a empresa de vistoria antes de fazer a escolha. Verifique se é uma ECV, isto é, uma Empresa Credenciada de Vistoria.

Então, que tal optar por uma ECV com experiência no mercado para fazer a vistoria do seu carro? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços. Vistoria cautelar é segurança para quem compra e tranquilidade para quem vende!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *