Você já ouviu falar em laudo cautelar veicular? Se pensa em vender seu veículo ou comprar um novo, a vistoria pode evitar diversas dores de cabeça. Isso porque ajuda a identificar problemas e serve de alerta para o comprador saber se está entrando em uma fria.
Neste post, você vai ver o que é um laudo cautelar, qual é a sua importância, quais informações devem estar contidas nele, além de algumas outras coisas pertinentes sobre o tema. Preparado? Então, vamos lá!
O que é um laudo cautelar veicular?
O laudo cautelar veicular é um relatório completo sobre o estado do veículo, certificando que o carro está aprovado para circular com as devidas identificações regulares. A vistoria é rigorosa e pode ser feita por empresas especializadas e certificadas.
Essa avaliação leva em conta a autenticidade dos documentos. Isso garante que você não está sendo vítima de um golpe na hora de realizar a compra.
A vistoria se diferencia da inspeção veicular por não avaliar a parte mecânica do carro. No caso da inspeção, o procedimento é realizado por um engenheiro ou um técnico certificado, seguindo as regulamentações do Contran e do Conama.
Qual é a importância do laudo cautelar veicular?
O laudo regulariza a venda do veículo, ou seja, permite que o carro rode sem a preocupação de pendências ou problemas com a lei, e evitar que adquira uma veículo adulterado, além de ajudar a garantir a segurança do motorista — e, como consequência, dos outros que transitam com ele.
Você já deve ter ouvido alguma história de proprietários que receberam o carro com defeito. Seja nos equipamentos obrigatórios, itens de segurança ou itens de identificação como chassi ou motor por exemplo. E ainda pode ser pior, como casos em que a documentação é adulterada e o carro tem histórico de roubos e fraudes.
Então, a vistoria serve justamente para evitar isso, garantindo a procedência do carro para revenda e contribuindo para prevenir acidentes.
Qual a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia?
A vistoria cautelar é usada para evitar golpes na hora da compra. Já a vistoria prévia é voltada para a contratação de um programa de seguros, garantindo que o carro existe e definindo seu verdadeiro estado de conservação.
A grande diferença entre as duas vistorias é seu uso. A cautelar é requisitada para garantir que o próximo dono tenha um carro em perfeitas condições de uso e a prévia para analisar o risco de a seguradora assegurar o automóvel.
Quais informações devem estar contidas no laudo cautelar veicular?
A vistoria certifica alguns pontos de identificação do carro, como câmbio, número do chassi e do motor, etiquetas de identificação, vidros, placa, pintura, faróis, limpadores de para-brisa, escapamento, velocímetro, odômetro, suspensão, pneus, itens de segurança, equipamentos obrigatórios e documentação.
Se o carro for aprovado, o laudo descrevendo o estado do veículo é emitido, certificando todos os itens e a autenticidade dos números e da documentação.
Como você viu, o laudo cautelar veicular é importantíssimo para facilitar a revenda do carro, prevenir acidentes, trazer segurança para o motorista e ainda garantir que nenhuma norma está sendo descumprida.
Não se esqueça de avaliar bem a empresa de vistoria antes de fazer a escolha. Verifique se é uma ECV, isto é, uma Empresa Credenciada de Vistoria.
Então, que tal optar por uma ECV com experiência no mercado para fazer a vistoria do seu carro? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços. Vistoria cautelar é segurança para quem compra e tranquilidade para quem vende!
Sobre km adulterado, a vistoria cautelar descobre q o km foi voltado?
Caso tenha realizado alguma vistoria em qualquer ECV do estado de São Paulo tem esse confronto, caso contrário existe alguns indícios que podem acusar, mas garantido mesmo é se passou em alguma ECV
Preciso exigir um laudo completo se eu conheço o dono e conheço o historico do carro ?
Olá Flávio, sobre sua pergunta, é recomendável sim realizar a vistoria cautelar, por medida de segurança.
E caso futuramente você deseja vende-lo, o laudo da cautelar agrega valor ao seu veículo, garantindo que todos os itens exigidos pelo DETRAN são originais de fábrica.