Entenda o que é franquia e quais as suas principais vantagens
Para quem quer abrir um negócio, a franquia sempre é considerada como uma opção. Afinal, esse sistema é um dos que mais tem feito sucesso no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2021, seu crescimento em faturamento foi de 10,7%, comparado a 2020.
Para 2022, a projeção é o aumento desse valor em 9%, além de 5% mais redes, 7% mais unidades e 5% mais vagas de emprego. Mas, antes de entrar nesse modelo rentável de negócio, é preciso entender bem o que é franquia.
Neste post, saiba como ela funciona e os principais aspectos de como abrir uma. Além disso, confira as vantagens de se ter uma franquia. Boa leitura!
O que é franquia?
Basicamente, o modelo de franchising envolve o uso de uma marca — criada pelo franqueador — e reprodução de suas atividades em uma franquia, que será administrada pelo franqueado. Dessa forma, esse investidor pode usar todo o padrão já estabelecido pela marca para vender um produto ou serviço conhecido no mercado. Além disso, a franquia pode abranger diversos formatos, como quiosques, lojas e serviços digitais.
Como funciona a franquia?
A franquia é o resultado de um relacionamento entre franqueador e franqueado. Por isso, é exclusivamente feita por um contrato, que segue os padrões estabelecidos na Lei da Franquia. Mas, antes de ser assinado, existem outras etapas!
- O franqueado interessado na marca entra em contato e verifica se é apto a abrir a franquia.
- Com isso, recebe a Circular de Oferta de Franquia, um documento no qual o franqueador explica todas as regras e padrões da marca, bem como obrigações e direitos do franqueado, além das taxas e contatos de outros franqueados e ex-franqueados.
- Ao assinar a COF, o franqueado concorda com tudo o que foi proposto e está pronto para assinar o contrato da franquia em si e começar a atuar.
Assim, inicia-se a relação entre as duas partes, na qual há obrigações e deveres. Por exemplo, o franqueado deve pagar a taxa de franquia para ter direito ao uso da marca e de seu know-how. Além disso, também paga royalties de exploração do sistema, bem como o fundo de propaganda para ações de promoção. Por sua vez, o franqueador se compromete com todo o suporte e treinamento para o franqueado, além do desenvolvimento da marca.
Quais as vantagens de ter uma franquia?
Agora que você sabe o que é franquia, é essencial conhecer todas as vantagens desse modelo de negócios para saber se é o ideal para você. Confira a seguir!
Expertise de mercado
Uma das vantagens principais do franqueado, que é receber um know-how de sucesso é uma ótima forma de iniciar um negócio. Afinal, você pode começar sem medo, dispensando a necessidade de desenvolver e validar o seu próprio sistema.
Troca de experiências
Na franquia, você pode falar com ex-franqueados e franqueados. Com isso, tem mais oportunidades de networking e de averiguar o sucesso de certas estratégias, além de práticas de gestão bem-sucedidas.
Indicação de fornecedores
Um dos grandes problemas de quem começa um negócio é encontrar fornecedores de qualidade e confiança. Mas, com as franquias, isso não existe. Afinal, o franqueador já tem uma rede de fornecedores, com os quais consegue negociar bons preços.
Marca estabelecida
O poder da marca é outro grande benefício da franquia. Afinal, construir uma empresa de sucesso leva tempo. Sendo assim, toda a história e popularidade dela já foi validada e traz mais autoridade para você do que uma iniciativa nova.
Segurança
Um negócio pode facilmente ser posto a perder, se não for bem administrado e tiver recursos. Sendo assim, a franquia é um modelo seguro, pois você não começa do nada, mas sim com suporte e padrões já estabelecidos e bem-sucedidos.
Entender o que é franquia é o primeiro passo para verificar se esse sistema de negócios é o ideal para você. Afinal, é um setor em crescimento e que oferece boas vantagens de faturamento. Mas, antes de entrar nele, conhecer como funciona é essencial para que você saiba as suas obrigações e direitos. Assim, pode aproveitar o melhor de um sistema consolidado com marcas bem-sucedidas.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre abrir o seu negócio!