fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Como negociar o carro? Saiba realizar uma boa compra!
Veículos

Como negociar o carro? Saiba realizar uma boa compra!

Muita gente tem interesse em trocar de automóvel ou comprar um pela primeira vez, mas não faz a menor ideia de como negociar o carro. As concessionárias oferecem uma variedade grande de modelos e preços, o que torna fundamental saber os principais pilares de uma negociação vantajosa.

Neste post, vamos trazer dicas de como negociar a compra do carro dos sonhos, incluindo o planejamento orçamentário, a pesquisa e, é claro, as táticas para não deixar que tentem vender coelho por lebre. Tudo para que você se sinta seguro na sua decisão.

Siga em frente para saber mais!

Dicas de como negociar o carro

Existem alguns passos essenciais na hora de negociar o carro. A seguir, vamos mostrar as principais etapas para ter sucesso na aquisição. Confira!

Saiba o que você quer

Definir o modelo do carro é o primeiro passo para uma compra satisfatória. Você pode ter mais de uma opção dentro da mesma linha, um carro pequeno, com motor 1.0, quatro portas e ar-condicionado, por exemplo.

Há diversas montadoras que oferecem alternativas com essas características. No entanto, algum norte é necessário para dar início à busca. Além disso, é fundamental saber o preço de mercado do carro.

Faça pesquisa em várias concessionárias

Evite fechar negócio de primeira, procure analisar todas as opções. Mais do que procurar diversas marcas e modelos de veículos — pode-se encontrar carros similares feitos por todas as montadoras —, visite o máximo de concessionárias que puder.

Embora isso possa levar tempo, o resultado valerá a pena. Isso porque há diferenças grandes na forma como cada empresa do ramo faz negócio, e algumas oferecem vantagens que outras não disponibilizam.

Compre em dias mais tranquilos

Tente efetuar a compra em um dia de pouco movimento na concessionária. Como os vendedores ganham comissões para cada venda, numa ocasião na qual não há outras possibilidades mais lucrativas em vista, a tendência é que eles aceitem sem grandes dificuldades a sua proposta na hora da negociação.

Em geral, lembre-se de que os fins de semana atraem mais pessoas às lojas especializadas. Os horários comerciais (manhãs e começo de tarde, principalmente) são mais propícios para compradores conseguirem descontos.

Seja amigável

Para ter acesso a vantagens na hora da aquisição do seu carro novo — seja um parcelamento maior, juros mais baixos ou até um desconto no valor do veículo, é fundamental manter um relacionamento amigável com o vendedor. Ganhar a simpatia dele é um excelente caminho para conseguir um negócio mais vantajoso.

Ouça o que o vendedor tem a dizer, mas não “caia na lábia”

Em uma negociação, é preciso estar disposto a ouvir o outro. Entenda o que o carro do seu interesse tem de bom, quais são as suas características, por que determinado preço está sendo cobrado, entre outras informações relevantes.

Também é importante saber diferenciar argumentos razoáveis e a “lábia” que alguns vendedores insistem em usar (supostas afirmações que não são totalmente verdadeiras). Veja, a seguir, algumas dessas “lábias” que merecem atenção.

Powered by Rock Convert

Financiamento

Principalmente quando você tem o dinheiro para comprar o carro à vista, alguns vendedores tentam “forçar” a compra de um modelo mais caro, argumentando que o valor de revenda também será maior no futuro.

Mas eles usam essa estratégia simplesmente porque terão ganhos maiores com isso. Se a proposta não for do seu interesse, não hesite em recusar educadamente.

Pressa em fechar negócio

É comum que os vendedores tenham “diversos interessados” no carro do seu interesse e que, por isso, é fundamental que você feche negócio quanto antes. No fundo, eles fazem isso porque sabem que metade dos clientes que saem da loja nunca mais volta. Portanto, leve o seu tempo e faça uma boa pesquisa antes de fechar qualquer negócio.

Itens originais como vantagem

Muitos vendedores usam a originalidade das peças do carro seminovo ou usado como aspecto positivo, sendo que nem sempre é.

Por exemplo, de nada adianta comprar um automóvel que nunca teve um amortecedor trocado ou as pastilhas de freio substituídas, se o uso dos componentes foi grande e, em breve, será necessário fazer a manutenção do veículo e gastar com isso. Devido a casos como esse, também é importante conhecer os problemas mais comuns em carros usados.

Não diga quanto você quer gastar

É fundamental que você tenha um orçamento definido antes de comprar o carro. Defina de antemão o valor máximo que pretende gastar, mas não diga isso ao vendedor. Do contrário, é possível que você acabe pagando mais por um carro que não vale tanto.

O ideal é ter uma ideia clara dos modelos (incluindo o ano) que são do seu interesse. A partir daí, o vendedor poderá entender a sua necessidade e mostrar os carros que a loja tem à disposição. Na hora do preço, você pode negociar com base no valor que planeja pagar.

Táticas de negociação e compra

Não é apenas o vendedor que tem as suas táticas para negociar o carro. Quem está comprando também precisa se preparar para ter sucesso na negociação. Veja algumas ideias que podem ser colocadas em prática nesse momento.

Questione sobre o melhor preço possível

Perguntar ao vendedor qual é o melhor preço que ele pode fazer por determinado automóvel. Deixe claro que você está fazendo uma pesquisa e que já possui opções bem atrativas. Assim, a tendência é que o profissional ofereça um negócio vantajoso para atraí-lo a fechar negócio.

Procure comprar o carro no final do mês

Os vendedores normalmente trabalham com metas que exigem uma certa agilidade para fechar bem o mês e garantir uma boa remuneração, e isso pode ser usado pelo comprador para garantir preços mais em conta.

A chance de conseguir mais vantagens e descontos na compra de um carro nas últimas semanas do mês é maior. É principalmente nesse período que os negociantes estão dispostos a venderem mais e conseguirem bater suas metas.

Chegamos ao final do artigo e esperamos que você tenha gostado! Negociar o carro, especialmente um modelo seminovo ou usado, que já passou pelas mãos de outra pessoa, nem sempre é algo simples. Por isso, é fundamental ter o mínimo de conhecimento antes de visitar as concessionárias em busca de um automóvel para chamar de seu.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e encontre outras pessoas que estão em busca de uma boa negociação na compra e venda de veículos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *