Saiba qual melhor época para comprar carro!
Você decidiu que é a hora de fazer aquela aquisição que tanto sonhou, poupou seu dinheiro e escolheu o modelo. Mas, e aí? Será que essa é a melhor época para comprar carro? Essa dúvida sempre surge e não é à toa, já que você quer mesmo fechar um bom negócio.
Se você tem a pretensão de comprar um veículo, saiba que é muito importante realizar um planejamento prévio, que inclua uma análise de cenários e garanta uma aquisição de sucesso.
Dedicar-se um pouco mais nessa pesquisa é uma estratégia para fazer uma boa escolha e aproveitar as melhores condições. Na verdade, a melhor época para isso é no final ou no início do ano, se você quiser bons preços e modelos atrativos. Quer entender o porquê? Então, vem com a gente!
Ocorre a desvalorização dos carros
Final do ano pode ser a melhor época para comprar carro, pois é aquele momento em que todos os preços podem ser analisados por diferentes perspectivas, e você precisa estar atento a isso. Muitas concessionárias acabam mexendo nos valores, por razões como:
- o carro pode não estar vendendo bem;
- a fabricante quer aumentar a participação no mercado;
- o modelo pode estar saindo de linha;
- o concorrente lançou um veículo superior.
Nesses casos, se a sua intenção não é comprar o último lançamento, você pode aproveitar a desvalorização daquele modelo que você sempre quis, seja pelo ano de fabricação ou por qualquer outra razão listada acima, e arrematá-lo por um bom preço.
É época de maior fluxo de estoques
É no final do ano que as montadoras começam a disponibilizar seus lançamentos para o próximo ano. Isso movimenta as lojas e revendas, gerando um fluxo maior de veículos nos seus estoques. A tendência, nesses casos, é que haja um acúmulo de carros maior do que o previsto.
A fim de evitar esse tipo de situação, as concessionárias recorrem às promoções e à flexibilização nas negociações, principalmente para movimentar seus modelos mais antigos. Assim, se você não está procurando necessariamente um lançamento, pode ser uma ótima oportunidade de conseguir preços melhores.
É quando se recebe benefícios
Você sabe o que vem de bônus com o fim do ano? O 13º salário — em alguns casos acompanhado das férias. Esse dinheiro extra é o incentivo ideal para que você dê uma entrada maior pelo seu veículo e abocanhe um bom desconto por isso. Claro que tudo precisa estar dentro do seu orçamento.
Se por um lado, mais pessoas acabam procurando carros para comprar nessa época justamente em função disso, por outro, as revendas e concessionárias estão abertas à negociação. Portanto, dependerá de você encontrar boas condições, redução de juros e outros incentivos.
Há chances maiores de conseguir descontos
Comprar à vista sempre será a condição perfeita. Além de evitar os juros, você consegue negociar bons descontos dessa maneira. Porém, nem sempre isso é viável. Nessa situação, é preciso negociar preços e dar uma boa entrada para financiar o mínimo possível do valor do veículo.
Se o montante da entrada for atrativo e o valor financiado for baixo, a própria montadora fornece financiamentos bastante vantajosos. Em alguns casos sequer são cobrados juros sobre essa operação. Pensando nisso, vale a pena dar aquela economizada antes de decidir pela compra.
Pode-se conseguir um custo-benefício atrativo
No Brasil, o valor de tabela de um veículo é baseado no ano do modelo e não no ano da sua fabricação. Isso gera um benefício importante para o comprador, afinal, ele pode adquirir um modelo mais atual sem pagar tanto por isso.
Além disso, se você optar por comprar estoques mais antigos de carros zero também pode se beneficiar. Muitas vezes, os descontos por esses modelos são bastante generosos, proporcionando um custo-benefício bem atrativo.
Acontecem promoções frequentes
As lojas e montadoras tendem a baixar seus estoques no final do ano, assim elas diminuem a carga de IPVA, que é cobrado no primeiro dia do ano. Por isso, elas costumam deixar as melhores promoções justamente para essa época do ano.
Por outro lado, ao contrário do que acontece no último trimestre, no início do ano as vendas tendem a desacelerar. Esse é um curso natural de enfraquecimento das transações, já que as pessoas experimentam um acúmulo maior de contas, como impostos e afins.
Pensando em reverter essa situação, as montadoras utilizam as promoções como atração ao público. Por isso, essa é realmente a melhor época para comprar carro, principalmente se você busca um usado. É assim que você pode garantir um preço muito mais atrativo do que se comprasse um veículo no meio do ano, por exemplo.
Não se apegue somente ao final do ano
Se, mesmo assim, você não estiver disposto a esperar, aqui vai uma dica extra: tente pesquisar no final de cada mês. Esse período é ideal para negociar e tentar preços melhores, já que as equipes de vendas estão focadas em bater suas metas, ficando mais suscetíveis a facilitar a negociação.
No entanto, não se esqueça de avaliar todos os aspectos da compra, desde o valor de entrada até as taxas de juros do financiamento. De nada adianta conseguir bons descontos no valor do veículo, mas acabar pagando o dobro de juros no fim das contas. Procure pagar o máximo que puder à vista.
Com todos esses benefícios, não tem jeito, o início do ano, tanto quanto o final, é a melhor época para comprar carro. É claro que essa decisão deve vir acompanhada de um bom planejamento, além de uma preparação financeira, para que você tenha meios de negociar preços melhores. Se esse é o seu caso, já sabe quando dar o próximo passo.
De qualquer forma, tente manter a calma, tanto no momento da escolha do veículo quanto na hora de fechar a compra. Se puder, espere para comprar entre os meses de setembro e fevereiro. Você provavelmente conseguirá preços melhores do que no restante do ano.
Agora que você já sabe qual é a melhor época para comprar carro, não se esqueça de quando adquiri-lo procurar uma franquia da rede Olho Vivo Vistorias mais próxima e realizar o laudo de vistoria cautelar. Mais segurança para quem compra e quem vende. Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então siga o nosso perfil no Facebook e no Instagram!