Manual prático de marketing local para franquias

Os franqueados nem sempre têm liberdade para fazer ações amplas, mas têm autonomia para opinar nas decisões da rede. Isso faz com que o marketing local surja como alternativa, uma versão regionalizada da estratégia da rede, que pode ser trabalhada pelo dono da unidade.
Aqui, o foco é a segmentação geográfica. Isso faz com que estabelecimentos comerciais explorem com frequência o modelo. É o caso de supermercados, lojas, farmácias, empresas de vistoria automotiva e por aí vai.
Neste post, você conhecerá a importância do marketing local para franqueados e como fazer corretamente, além de mostrar um breve passo a passo para quem está prestes a abrir uma franquia ou já é dono da própria unidade. Boa leitura!
Como funciona o marketing das franquias?
As franquias precisam fazer ações de marketing como qualquer outra empresa. Mas a diferença é a necessidade de seguir as regras definidas pela franqueadora, delimitando a linguagem, comunicação, fornecedores e logo. Geralmente, as ações dependem de aprovação prévia.
Mas isso varia de acordo com as regras do contrato de franquia. Algumas redes ainda permitem a contribuição de cada franqueado. As ações costumam ser programadas de acordo com as datas e o material é oferecido pela franqueadora.
Algumas redes têm um nível de critério maior, já que há um efeito no ponto de venda físico. Existem dois tipos de marketing: o institucional, feito com recursos do fundo de propaganda, e o local, bancado pelo franqueado.
O que é o marketing local?
O marketing local explora clientes dentro de um raio determinado em torno de uma loja física, trazendo mensagens adaptadas à população daquela região. Embora as táticas sejam variadas, se diferenciam pela localização.
O marketing local envolve uma variedade de táticas. Por exemplo, realização de eventos, patrocínio, compra de espaço publicitário em um canal local, produção de cartões de fidelidade e sinalização da loja.
A maior parte das ações de marketing precisa levar em conta a localização do público, mas o marketing local se destaca por dar prioridade às ações que trabalham para atrair quem está próximo do negócio.
Como fazer marketing local para franqueados?
O marketing local envolve a concentração de ações em um público específico, criando uma abordagem rica e focada. Nos próximos tópicos, você vai ver algumas formas por meio da qual isso pode ser feito.
Capriche no atendimento
O atendimento ao cliente é prestado para pessoas que consomem os serviços e, quando bem-feito, tem o potencial para aumentar as receitas do negócio. O sucesso aqui depende de funcionários que conseguem se adaptar à personalidade dos clientes.
As empresas mais bem colocadas nas classificações de atendimento costumam depender de um periódico serviço de auditoria, sempre reavaliando a forma com a qual o atendimento acontece. As queixas realmente são estudadas.
Para os que têm SAC, evitar subestimar as queixas é importante. Uma demanda simples pode se tornar uma bola de neve ou dar pistas de que algo muito mais complexo está acontecendo.
Faça um cartão de fidelidade
Os programas de fidelidade são projetados para incentivar os clientes a se manterem comprando da empresa. O modelo abrange vários tipos de comércios e costuma depender de um sistema de recompensas.
Entre os nichos comuns, estão bancos, varejo, entretenimento e viagens. Os programas são uma consequência da competitividade do mercado e priorizam modelos de negócio sustentáveis.
Um cartão de fidelidade é uma ideia de marketing local que incentiva o consumo. Por isso, pode fazer parte da decisão de escolher um estabelecimento em relação a outro. A ideia trabalha com base em uma lógica de fidelização do consumo.
Sinalize a loja
Um número grande de pessoas é visual. Isso significa que as mensagens visuais são mais chamativas. Produtos visíveis aumentam a probabilidade da venda, já que os consumidores não costumam se dar bem ao se depararem com trabalho para encontrar o que querem comprar.
A sinalização e a estrutura de comunicação criam identidade para o ponto de vendas e economizam o tempo dos clientes. Isso é feito por meio de placas e outros materiais de comunicação visual que facilitam a localização dentro do espaço.
Ainda assim, vale conferir o que a marca franqueadora convenciona como padrão. Isso porque a sinalização visual também faz parte de como os clientes absorvem a identidade da marca na memória.
Tenha presença na web
Não é preciso nenhuma grande empreitada para apresentar uma unidade de franquia na web. A utilização de ferramentas simples, como o Google Meu Negócio, já faz com que a marca seja encontrada pelo público.
No perfil, você pode trazer itens, como horário de funcionamento, fotos, site, WhatsApp e promoções. Aqui, os profissionais podem fazer perguntas e avaliações, que servem como uma forma orgânica de marketing.
Vale manter perfis em redes sociais, trazendo informações sobre a unidade. Focar em poucas redes em vez de fazer um trabalho mais superficial em muitas pode trazer bons resultados.
Segmente
Procure definir o público-alvo da estratégia. Isso é válido, porque falar com o maior número possível de potenciais clientes pode fazer com que a mensagem seja perdida. Afinal, muitas pessoas não vão ter interesse no que a empresa pode oferecer.
Por isso, vale reunir o máximo de informações possível sobre o perfil do público, estudando seus comportamentos e padrões de consumo. Algumas estratégias de marketing digital podem contar na hora de colher essas informações.
Com as informações em mãos, procure dividir os consumidores em grupos, fazendo a separação com base nas principais características. Assim, se torna mais simples segmentar.
O marketing local não produz resultados apenas em franquias, mas em pequenos negócios regionais. Uma estratégia bem-feita pode aumentar o número de clientes e trazer ganhos em credibilidade.
Para as redes que trabalham com fundo de propaganda, o franqueado vai precisar contribuir com uma parcela do seu faturamento. Mas o franqueador precisa prestar contas, já que o dinheiro é da rede toda. O marketing local não é a única preocupação de um franqueado. Vale levar em conta itens como gestão, contabilidade, finanças e por aí vai.
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