Saiba por que realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo
A manutenção do ar-condicionado automotivo faz bem à saúde e ajuda a preservar o sistema. Isso acontece porque o filtro saturado faz o dispositivo perder a função e, ainda, transmitir doenças aos ocupantes.
Um ar-condicionado em funcionamento pleno pode deixar o interior do carro fresco e atrativo nos dias quentes. Mas sua utilidade também aparece na hora de desembaraçar os vidros em dias de chuva.
Para isso, depende de um filtro feito para barrar a passagem de poeira, silício, carbono e ácaro. A ideia do post é apresentar a importância de realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo, além de revelar um pouco sobre como o dispositivo funciona. Vamos lá?
Como o ar-condicionado funciona?
O ar-condicionado usa tecnologia automotiva e conceitos da Física. A ideia segue a lógica das geladeiras, em que o calor é transferido da cabine para fora. Isso acontece por um fluido, que circula em um circuito e passa pelo painel.
Há a pressurização em um compressor, mudando sua temperatura. Após passar por um radiador, o líquido se condensa e passa pela válvula de expansão que diminui sua temperatura.
O processo é similar ao dos sprays de jatos gelados usados nos jogos de futebol para aliviar a dor dos jogadores. Aqui, há um evaporador que puxa o ar ventilado e provoca o vento frio. Isso é feito em um ciclo, em que o ar se alimenta.
Por que realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo?
A manutenção do ar-condicionado automotivo ajuda a manter a eficiência do filtro. Um filtro saturado pode se tornar um propagador de bactérias e fungos. Nas revisões que acontecem a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, os técnicos sugerem a higienização quando necessário.
Mas o próprio motorista pode perceber os problemas. Um dos sinais é o cheiro diferente, logo ao ligar o ar. Para os que dependem de compressor com correia, vale reparar se há ruídos.
Se sim, a manutenção e a troca de componentes podem ser necessárias. Quando há o acionamento de forma elétrica, confira se existe variação de energia. Às vezes, o problema é o vazamento dos elementos que refrigeram o habitáculo.
Como é a manutenção do ar-condicionado automotivo?
Em carros mais antigos, a manutenção do ar-condicionado automotivo envolve uma frequência mais alta. Isso acontece porque as conexões contam com vedações de borracha, que ressecam com o tempo.
Assim, o gás pode escapar. Às vezes, uma série de peças precisam de trocas. Isso tem a ver com a queda de pressão do sistema. As oficinas mecânicas costumam ter ferramentas específicas para encontrar vazamentos, mesmo em sistemas mais novos.
Por exemplo, manômetros de pressão e os chamados “cheiradores”, dispositivos capazes de detectar a presença de gás. A instalação ruim também é um problema, já que prejudica a capacidade do sistema de lidar com trepidações e solavancos.
Quais são os cuidados?
Os cuidados com o ar-condicionado fazem bem para o carro e para você. O dispositivo é o único do carro que pode dar dor de cabeça mesmo quando funciona. Isso acontece por ser um fator de proteção de saúde, dependendo do estado do filtro.
Chamados de “filtro antipólen”, são similares aos filtros de ar que existem no motor. Alguns usam não só papel, mas carvão ativado, ajudando a reter cheiros. Os filtros protegem do pólen, da poeira e de bactérias.
O problema é quando se alojam nas tubulações, em que se proliferam e podem provocar problemas respiratórios. Só que não dá para limpar as tubulações, o que leva à troca do filtro e à higienização do sistema. Vale conferir no manual o período recomendado para troca.
Como realizar a limpeza do ar-condicionado?
O ar que você respira passa pelo filtro de ar e, quanto mais sujo ou velho, pior sua qualidade. Mas a vida útil depende também do ambiente em que você trafega. Às vezes, o filtro se desgasta mais rapidamente no tráfego urbano ou em regiões com muita poeira.
O ar filtrado pode ter cinco vezes mais gases e poluentes do que o ar de fora do carro. A substituição é simples, mas varia conforme o modelo do veículo. Por isso, vale a recomendação que esteja no manual.
Uma opção complementar é dos higienizadores de ar-condicionado, um spray capaz de resolver o odor que fica no dispositivo. A solução pode ser eficiente na limpeza, mas é inflamável. Procure ter cuidado na aplicação.
O que fazer se o gás acabar?
Se não tiver dano no ar-condicionado, o gás não vai acabar. Os fluidos não se esgotam e não tem validade determinada, já que circulam em um ambiente fechado. Ainda assim, as fabricantes costumam recomendar sua reciclagem a cada cinco anos.
A razão é a circulação ser feita por meio de mangueiras de borracha que podem contaminar o fluido. A recarga também pode ser necessária em casos de vazamentos. Mas nesses casos, é preciso descobrir o local em que o gás está escapando e conferir a possibilidade de contaminação.
Um cuidado possível é desligar o ar, mas manter a ventilação ligada por um tempo antes de desligar tudo de vez. Assim, as peças secam, não acumulam umidade e diminuem as chances de proliferação de bactérias.
O ar-condicionado rouba a potência do motor?
Embora os sistemas variem, um carro pode perder até 15 cv para fazer o ar-condicionado funcionar. Mas isso varia conforme o funcionamento do compressor e a forma que libera potência durante as acelerações. Alguns modelos ajustam a carga para poupar combustível.
A manutenção do ar-condicionado automotivo conta para evitar problemas de saúde e gastos desnecessários. A falta de cuidados gera o acúmulo de bactérias e, sem a troca periódica, a higienização sai cara.
O componente de troca mais simples é o filtro, responsável por segurar a sujeira. Caso o manual não especifique um prazo, vale reparar no cheiro ou na dificuldade para saída de ar. Aqui, os filtros variam. O de carvão ativado diminui odores ruins, enquanto o de partícula se concentra apenas na limpeza.
Mas vale reparar se o carro tem filtro. Alguns vêm de fábrica sem e, por isso, exigem a instalação por fora. Só que o ar-condicionado não é a única parte do carro que exige manutenção. Por isso, confira o texto em que contamos os 7 pontos principais para uma boa manutenção de carros usados!