3 passos para não errar ao lavar o carro!

Homem lavando o carro
3 minutos para ler

Lavar o carro é um prazer e até um passatempo para muitas pessoas, mas é importante que a lavagem não seja feita de forma automática, sem muito zelo. Alguns cuidados, quando tomados, podem dar um destaque na aparência do carro e deixá-lo ainda mais conservado.

Não só isso, lavagens que são mal feitas geram danos e até aceleram a desvalorização do veículo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para orientar como deve ser feita a lavagem de maneira correta. É só continuar a leitura!

1. Evite produtos inadequados

Não é qualquer produto que pode ser usado para lavar o carro. Certos compostos atacam agressivamente a pintura e provocam manchas. Seguem alguns exemplos de produtos que não devem ser utilizados:

  • sabão em pedra reutilizado e derretido;
  • produtos de limpeza domésticos, de modo geral;
  • limpa-vidros domésticos;
  • detergente de cozinha.

O ideal é que você invista em produtos de limpeza específicos para a lavagem de carros. Porém, sabão neutro e água podem ser uma boa alternativa.

2. Lave na sombra

Viu aquela tarde quente e decidiu lavar o carro? Melhor pensar duas vezes! O sol pode ser bom para aproveitar o dia no parque, mas não é uma boa ideia para a lavagem do veículo.

Quando secos diretamente ao sol, a água e o sabão deixam manchas, causando resultados indesejáveis. Esse fenômeno é chamado de calcinação, e é resultado dos raios ultravioleta que podem, com o tempo, degradar a pintura. Outro problema da luz solar incidindo diretamente no carro é a evaporação da água, que dificulta ainda mais a limpeza.

Os problemas causados, às vezes, são irreversíveis, porém alguns polidores específicos podem trazer de volta a tonalidade original. Caso o dano seja muito extenso, pode ser necessária uma repintura, que é um processo de alto custo. Por isso, estacionar o veículo sob a sombra para lavá-lo é a melhor ação para evitar essas avarias.

3. Lave de cima para baixo

A melhor maneira é começar a lavagem pela parte de cima. Isso, porque a gravidade faz o sabão escorrer, diminuindo o esforço necessário na limpeza.

Os itens inferiores, como os pneus, costumam ser os mais sujos e os que demandam mais tempo. Ainda assim, o processo é mais rápido se for feito na ordem certa. Essas dicas podem ajudar:

  • comece pelo capô, seguindo para as laterais e depois pelos vidros;
  • direcione a água sempre para baixo, evitando respingar sujeira nos lugares já limpos;
  • espere as rodas esfriarem, isso evita empenamentos;
  • seque com toalhas de microfibra ou algodão, elas evitam riscos.

Lavar o carro corretamente é uma tarefa simples e evita possíveis prejuízos, ainda mais se você usar os produtos certos, lavar na ordem correta e tomar cuidado com a secagem. Seguindo essas dicas, você vai conseguir melhorar os resultados e manter o veículo mais bem conservado. Não se esqueça de que cuidar da limpeza do automóvel é, apenas, um dos muitos pontos para manter seu carro em dia.

Compartilhe este post nas redes sociais, assim seus amigos também vão usufruir dessas dicas para não errar na hora de lavar o carro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.