Como escolher uma empresa para laudo de vistoria veicular? Entenda!

laudo de vistoria veicular
6 minutos para ler

Você sabe o que observar na hora de escolher uma boa empresa para laudo de vistoria veicular? É muito importante tomar alguns cuidados ao comprar um veículo, e a vistoria é a melhor garantia para que você não caia em uma furada.

Afinal, o laudo certifica que o carro está em boas condições de circulação — tanto estrutural quanto legalmente — evita que você tenha surpresas negativas com o Detran ou ao contratar um seguro, e ainda facilita a revenda, já que demonstra que o veículo está em condições ideais na hora da compra.

Para que a vistoria veicular seja feita de forma eficiente, contar com o trabalho de profissionais especializados é muito importante. Pensando nisso, trouxemos, neste post, os principais pontos a serem observados ao contratar uma empresa de vistoria. Preparado? Então, vamos lá!

Observe a experiência de mercado da empresa de vistoria

Se a experiência já é um fator importante em outros tipos de serviço, no laudo de vistoria veicular ela é ainda mais essencial. Isso, porque verificar as condições de um veículo não é uma tarefa simples, pois exige um olhar clínico e responsável.

Existem elementos no carro, cuja má condição, ao passar despercebida, pode colocar em risco o próprio motorista. Em casos de vistorias cautelares e prévias, a experiência também tem um peso significativo. Quanto mais rígida for a forma de avaliação, melhor.

Assim, sempre busque por empresas que de fato vistoriam todos os itens: pneus, chassi, motor, odômetro, escapamento, triângulos de sinalização, itens de segurança e por aí vai.

Veja se a empresa oferece serviços inovadores e de qualidade

A inovação é um elemento que acompanha a atuação das melhores marcas. No universo das vistorias automotivas, a situação não é diferente. E como perceber que uma empresa é inovadora? O primeiro sinal de inovação é o diferencial, isto é, o detalhe que só aquela empresa oferece. Não precisa ser algo material — um atendimento diferente, dedicado e prestativo, por exemplo, também conta.

Outro ponto relevante para se prestar atenção é a qualidade do serviço. Quais itens serão vistoriados? O que a equipe de vistoria vai observar nesses itens? A resposta para essas perguntas diz muito sobre a maneira como a empresa lida com o laudo de vistoria veicular.

Analise o atendimento

Contar com um atendimento de excelência deixou de ser um diferencial e, hoje em dia, é praticamente um pré-requisito na hora de escolher um serviço. Vamos combinar: ninguém quer ser mal atendido. Principalmente porque, se o negócio já demonstra ineficiência desde o acolhimento ao cliente, é sinal de que o trabalho não será nada bom.

Portanto, verifique se os profissionais da empresa oferecem um bom atendimento e se demonstram cordialidade com os clientes, observando, ainda, se eles vão conseguir atender todas as suas especificações, de maneira adequada, e concluir a vistoria no prazo que você deseja.

Considere o custo-benefício

Ao optar por uma empresa de vistoria, o motorista deseja encontrar um serviço de qualidade e eficiência, mas sempre considerando o custo, é claro. Dessa forma, um bom negócio no ramo é aquele capaz de oferecer um serviço exclusivo e, ao mesmo tempo, que tenha preços vantajosos que o façam se destacar entre os demais.

Por outro lado, se o preço for muito abaixo da média do mercado, é bom ficar atento. É como diz o ditado: “o barato sai caro”, ou seja, você pode até economizar ao fazer o serviço, mas pode ser um sinal de que há algo errado, e que o trabalho não será feito da forma como deveria.

Verifique se a empresa cumpre com as exigências

Para fornecer o serviço, a empresa precisa seguir uma série de exigências legais e regulamentares. Elas estão previstas na norma técnica NBR 14.040, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece as diretrizes básicas da inspeção veicular.

Uma empresa de vistoria responsável segue todas essas normas para oferecer um serviço assertivo e de qualidade. Caso contrário, ela estará agindo contra as normas e pode não fazer um trabalho adequado.

Peça referências

Outro ponto fundamental ao contratar uma empresa de vistoria é verificar as referências. Nesse momento, o ideal é que você solicite a ela o contato de clientes, que já contrataram o serviço, para observar se o trabalho é realmente de qualidade.

A empresa pode até mesmo ter sido contratada por outras companhias e grandes frotas de veículos, por exemplo, o que vai demonstrar ainda mais a eficiência do serviço. Se várias pessoas já aprovaram o negócio, sem dúvida as chances de que você também tenha uma boa experiência serão grandes.

Procurar opiniões dos clientes na internet é importante — como você vai descobrir no próximo tópico —, mas não deixe de pedir referências, pois isso mostra, na prática, se a empresa é realmente competente ao executar seu serviço.

Consulte a avaliação dos clientes

Por fim, é importante dar uma garimpada nas redes sociais da empresa para ver o que os antigos clientes falam sobre o serviço. Essa é uma das formas mais simples e diretas de obter informações, a fim de saber se a contratação vale ou não a pena. Algumas redes sociais permitem a avaliação por meio de um sistema de notas, mas se esse não for o caso, você pode entrar em contato com os consumidores e perguntar diretamente sobre a vistoria e o atendimento.

Em algumas situações, a própria empresa deixa as opiniões de antigos clientes em seu site, assim como o grau de satisfação dos consumidores. Por isso, você também pode dar uma olhada na página do negócio.

Pesquisar por uma empresa bem avaliada é importantíssimo na hora de ir em busca de um laudo de vistoria veicular. Um serviço feito de forma irresponsável pode gerar péssimas consequências e deixar passar problemas relacionados à segurança do automóvel.

Não se esqueça de que uma empresa de vistoria deve ser credenciada para fornecer o laudo. Pelo site do Detran, você pode fazer a busca e conferir se ela é uma ECV (Empresa Credenciada de Vistoria). A Olho Vivo conta com unidades em mais de 80 cidades do Brasil e é uma das maiores ECVs do país, oferecendo quatro tipos de vistorias veiculares: móvel, prévia, cautelar e transferência. E, claro, ela atende a todos os pontos que você conferiu neste post, oferecendo serviços confiáveis, inovadores e de qualidade.

Então, que tal fazer sua vistoria na Olho Vivo? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os serviços que temos a oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.