Veja 5 motivos para investir em franquia
Investir em franquia é apostar no licenciamento comercial de uma marca, adquirindo autorização para vender produtos ou serviços da empresa original. A escolha da franquia ideal envolve planejamento financeiro, busca de oportunidades e análise do mercado.
Muito do sucesso de uma franquia passa por uma boa relação entre franqueadora e franqueado. Se a comunicação for boa, a marca proprietária ajuda a transferir conhecimento, propõe uma boa troca de ideias e ajuda no cumprimento do contrato.
Neste post, você vai ver quais são as principais razões para investir em franquia e como a opção pode ser promissora para quem quer crescer como empreendedor e ganhar dinheiro com o negócio. Vamos lá?
Como uma franquia funciona?
A franquia é o modelo de negócio que envolve um sistema em que há a venda da licença comercial, por meio da qual o franqueador dá ao franqueado a possibilidade de usar a marca, produtos, serviços e patentes.
Ainda assim, é preciso cumprir algumas exigências. Por exemplo, manter-se alinhado com as condições do franqueador. Antes de assinar o contrato, o franqueado recebe do franqueador um documento chamado “Circular de Oferta da Franquia”.
Por meio dele, é possível conhecer as condições do negócio, sua situação financeira e contábil, as obrigações do franqueado e as responsabilidades das duas partes. O documento precisa ser produzido de forma clara e completa.
Quais são as principais razões para investir em franquia?
As franquias se destacam por minimizar o risco de criar uma marca do zero e não conseguir a aprovação do público ao apostar em uma marca já conhecida e testada. Nos próximos tópicos, você vai ver algumas vantagens.
1. Acesso a uma marca conhecida
Uma marca é simbolizada pelo termo, design, símbolo, características e nome de uma empresa, distinguindo o que ela oferece do que é oferecido pelas outras. Seu papel é importante em publicidade, marketing e negócios.
A primeira vantagem das franquias é o investimento em uma marca já conhecida no mercado. Isso ajuda a contornar as dificuldades dos primeiros meses, em que muitos empreendimentos fecham as portas por efeito da falta de notoriedade e interesse dos clientes.
Aqui, você vai investir em algo já testado, com consumidores e mercado comprovados. Em um negócio puramente novo, é preciso investigar o mercado e ganhar aceitação dos consumidores.
2. Suporte na implementação do negócio
O suporte na implementação do negócio difere as franquias dos empreendimentos tradicionais. Isso é oferecido, por exemplo, por meio de manuais que resumem o know-how da franqueadora.
A marca franqueadora pode ainda visitar as unidades e conferir sua operação de perto, além de oferecer apoio por meio de reuniões. Às vezes, com a disponibilização de profissionais que ficam na unidade nos primeiros meses.
Outras franqueadoras contam com espaços para o aprendizado dos franqueados. Uma forma de apoio possível é a consultoria de campo, por meio da qual o franqueado é orientado para escolher o ponto comercial.
3. Acesso a fornecedores
O processo de buscar bons fornecedores é encurtado na franquia. Isso porque a franqueadora costuma credenciar vários fornecedores já selecionados para fazer o abastecimento da rede.
Em algumas situações, o fornecimento é feito pela própria franqueadora. Redes como as de alimentação dão mais liberdade para as unidades negociarem com os fornecedores da região.
Mas isso varia de acordo com os itens definidos no contrato. A vantagem aqui é o fato de a rede toda participar das negociações de fornecimento, fazendo com que seja possível conseguir margens melhores.
4. Treinamento de funcionários
O treinamento profissional ajuda a desenvolver a carreira e o crescimento próspero do empreendimento. Quando feito no local de trabalho, faz com que os funcionários se familiarizem e ganhem experiência prática.
Para isso, costuma ter um gestor ou profissional mais experiente que faz o papel de mentor a partir de demonstrações e é mais eficiente se feito com ferramentas que já existem no local de trabalho.
Ao eleger uma franquia, você também escolhe o know-how já estabelecido pela franqueadora ao longo dos seus anos de atuação. A busca aqui, nesse caso, é adquirir o apoio e o conhecimento da marca na seleção e no treinamento da equipe.
5. Plano de negócios estruturado
O plano de negócio estruturado é outra razão pela qual investir em franquia pode ser uma boa. Nem sempre o empreendedor tem tempo ou habilidade para definir os fatores que podem interferir no negócio antes de sua abertura.
Por isso, contar com a expertise do franqueador pode fazer a diferença. Ainda assim, vale ter em mente que é importante testar e atualizar os valores do plano de negócios de acordo com o mercado.
No documento, você vai ver itens como a ideia de negócio, sua estratégia, seu potencial de crescimento, a implementação viável e a forma com a qual o produto ou serviço vai agregar valor para o cliente.
Por que entrar no mundo das franquias com a Olho Vivo Vistorias?
A Olho Vivo Vistorias ganhou quatro estrelas no prêmio da PEGN, a referência no mercado para o desenvolvimento de franquias e empreendimentos no país. A marca explora o segmento de serviços automotivos oferecendo serviços de vistoria.
Ao investir em uma franquia com a Olho Vivo Vistorias, você conta com uma marca com reputação e credibilidade já consolidada no mundo automotivo. Isso já é um diferencial para construir a clientela.
A marca que se preocupa em dar suporte de verdade para os franqueados e em passar para as unidades todo o conhecimento de mais de uma década no ramo, garantindo a qualidade da rede.
Investir em franquia envolve empreender por meio de uma marca com credibilidade, ter suporte na implementação com a ajuda de manuais e assistência operacional, trabalhar com fornecedores já testados e ter seus profissionais treinados pela franqueadora.
Mas vale ter em mente que as exigências são mais altas do que as de um negócio convencional. O franqueamento só funciona por causa de um bom controle de qualidade, para manter o produto da empresa consistente em qualquer lugar.
Afinal, o consumidor precisa entrar em contato com o mesmo nível de qualidade para evitar associações de uma experiência ruim de consumo à marca. Se você quer participar do mercado das vistorias automotivas com uma marca de peso, então entre em contato!