Fique por dentro dos mitos e verdades sobre investimento em franquias
Começar um negócio próprio é um processo complexo. Exige bastante planejamento e capital para se estabelecer no mercado e crescer, sendo um desafio começar do zero. Por isso, muitas pessoas buscam o investimento em franquias, já que elas contam com um sistema consolidado em seu mercado, além de marcas conhecidas, que oferecem mais segurança.
Neste post, confira como as franquias funcionam e quais os mitos e verdades desse modelo de negócios. Além disso, veja dicas de como escolher a sua. Boa leitura!
Como funciona investimento em franquias: ?
Basicamente, as franquias consistem em empresas que tiveram sucesso e, a partir de seu know-how, formataram padrões para que outras unidades fossem criadas, seguindo seus modelos e aproveitando os benefícios das marcas já estabelecidas.
Portanto, para conseguir abrir uma franquia, é preciso que o candidato a franqueado atenda aos requisitos da franqueadora, garantindo que poderá abrir uma unidade e ter capital suficiente para seguir adiante. Além disso, as duas partes devem seguir as obrigações e direitos da COF – Circular de Oferta de Franquia. Por exemplo, o franqueado deve pagar a taxa da franquia para começar, já a franqueadora deve dar todo suporte e treinamento.
Sendo assim, o investimento em franquias envolve muitos aspectos que você precisa considerar e cumprir. Vale a pena buscar informações sobre esse modelo de negócio e as empresas com quem você pode atuar para tomar uma melhor decisão.
Quais os principais mitos e verdades sobre as franquias?
Agora que você sabe o que é franquia, também precisa entender que ela envolve muita responsabilidade. Por isso, é importante começar conhecendo os principais mitos e verdades sobre esse modelo de negócio, a fim de descobrir se é a melhor opção para você. Confira alguns deles a seguir!
Não precisa de sócio
Verdade. Se você tiver o capital necessário, pode abrir a franquia sem a necessidade de uma outra pessoa. Porém, se o valor do investimento for difícil de atender sozinho, ou se você conta com alguém em quem pode confiar, nada impede que invistam juntos.
O controle do negócio é da franqueadora
Mito. É verdade que tudo o que está previsto na COF deve ser seguido. Nesse caso, o que vender, formas de atendimento e regras de identidade visual são alguns itens que devem ser adotados obrigatoriamente. Porém, você pode sim adaptar algumas coisas, dependendo da franquia, por exemplo, suas estratégias de marketing digital.
Outro ponto é em relação à gestão e administração, elas são suas responsabilidades. Logo, a franqueadora não vai dizer como você deve cuidar de seu negócio, só vai esperar determinados resultados. O controle da empresa está em suas mãos e vai depender de você para que a franquia tenha sucesso.
Franquias tem mais chances de sucesso
Verdade. Pelo próprio sistema como a franquia é formada, o fato de você contar com uma marca já conhecida em seu mercado de atuação, bem como um know-how que já foi testado e validado, ajuda muito.
Porém, é preciso considerar que o investimento em franquias, embora mais seguro e estruturado, também depende de uma boa gestão. Assim, se o negócio não for bem administrado, pode falhar como qualquer empresa começada do zero.
Só franquias grandes geram lucro
Mito. Franquias grandes contam com o poder da marca, mas não são as únicas que fazem sucesso. Isso porque conforme pequenos negócios vão crescendo e adotando o formato de franquias, mais opções surgem. Assim, há muitas oportunidades para explorar em diferentes mercados.
Aliás, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) em seu relatório do segundo trimestre, para 2022 se espera um aumento de 5% nas redes de franquias.
É preciso um grande planejamento
Verdade. Uma franquia de sucesso não é a maior, mas sim a que melhor foi administrada. Por isso, assim como todo negócio, precisa começar com um grande planejamento. Nesse caso, antes de assinar o contrato com a franqueadora, você precisa entender completamente sobre aquela franquia, além de compreender como ela se comportaria em sua região.
Assim, pode entender melhor sobre seus concorrentes e o que vai precisar para competir com eles, em busca de seu lugar no mercado.
Franquias são muito caras
Mito. Assim como não só as franquias grandes fazem sucesso, também é um grande mito achar que toda franquia é cara. Afinal, o valor dela vai depender muito de seu tamanho, tipo de negócio e marca. Por exemplo, uma empresa internacional de fast food claramente pode custar muito caro. Já uma empresa nacional, pode ser mais barata.
Além disso, outro ponto interessante é que as franquias têm se adaptado a novas necessidades. Por exemplo, durante a pandemia, os modelos de baixo custo e franquias com atuação em home office ficaram mais populares. No primeiro trimestre de 2022, a porcentagem dessas unidades chegou a 14,8%, em comparação ao ano anterior, que tinha 10,3%.
Como escolher a franquia para investir?
Como você viu, o investimento em franquias pode ser um ótimo modelo de negócios. Afinal, você começa com um modelo estruturado e conta com o suporte da franqueadora.
Atualmente existem vários tipos de franquias com valores de investimento diferentes e, para escolher o certo, é só seguir algumas dicas importantes:
- analise sua situação financeira para saber até quanto pode investir na sua franquia;
- pesquise marcas e explore segmentos em que deseja atuar;
- entenda a concorrência e o cenário da região onde você quer abrir a franquia;
- fuja da zona de conforto e estude franquias novas;
- leia a COF com cuidado e conheça a experiência de franqueados e ex-franqueados;
- faça um planejamento a longo prazo e garanta o capital de giro.
Fazer o investimento em franquias é uma das melhores opções para ter segurança e lucratividade. Afinal, você conta com uma marca consolidada no mercado, como a Olho Vivo na franquia de vistorias. Prestando um serviço essencial em um mercado forte, estamos presentes em mais de 100 cidades do Brasil, e somos chancelados pela ABF para você atuar como uma ECV credenciada, atendendo diferentes tipos de clientes: de pessoas físicas que vão comprar ou vender um carro a pessoas jurídicas que adquirem uma frota.
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