fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Saiba qual a importância da análise e consulta do histórico do veículo!
Veículos

Saiba qual a importância da análise e consulta do histórico do veículo!

Ninguém gosta de surpresas desagradáveis após fechar negócio, por isso é essencial fazer uma consulta do histórico do veículo antes de uma compra. Mas você sabe como isso funciona?

Embora comprar um usado ou seminovo tenha se tornado uma boa opção, a prática demanda certos cuidados. Investigar o passado do automóvel significa uma garantia a mais de que você não vai correr riscos ou sair no prejuízo.

Se não sabe como iniciar essa análise e exatamente o que consultar, confira o artigo a seguir. Boa leitura!

Onde fazer a consulta do histórico do veículo

Assim como você tem documentos que estão sujeitos a análise, com o carro não é diferente. É por isso que o ponto de partida para fazer a consulta do histórico é consultar a placa. Ainda antes de começar a negociação, você pode procurar uma franquia da rede Olho Vivo Vistorias mais próxima e solicitar uma pesquisa completa do seu veículo. Existem alguns recursos não muitos completos como baixar o aplicativo do Sinesp Cidadão, por exemplo. O app do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública vai informar se o veículo não é fruto de roubo.

Embora pareça um exagero, a verdade é que essa busca inicial pode proteger mais do que se imagina. Comprar um automóvel furtado pode levar de 1 a 4 anos de prisão. Além disso, você pode consultar a placa no Departamento Nacional de Trânsito do seu estado. Nesses sites, você poderá consultar informações mais completas. Além disso, há como consultar ainda se o pagamento do IPVA está em dia, assim como a taxa de licenciamento.

Outra informação indispensável é saber a procedência do carro. Infelizmente, veículos com perda total nem sempre saem de circulação. É importante adotar uma postura de cuidado para avaliar se o chassi não foi baixado e recuperado de forma ilegal. Para isso, é essencial olhar tanto para a documentação quanto para sinais estruturais.

Saiba quais itens devem ser checados

Para uma análise completa e com profissionais, procure uma Olho Vivo Vistorias para realizar uma vistoria cautelar completa. Além da placa, os veículos apresentam outros itens que merecem atenção. Quando se fala em histórico, há que se levar em consideração tudo que envolve o carro. Isso inclui checar também os itens que seguem.

Chassi

Contando com um padrão exclusivo de 17 dígitos, o número do chassi está presente em diferentes partes do veículo. Trata-se, portanto, de um aliado para reconhecer adulterações. É uma forma de verificar se houve alguma troca de componentes originais ou tentativa de fraudes.

Renavam

Com o Renavam e o CPF do proprietário em mãos, você vai descobrir se há alguma pendência que impeça a transferência no caso de uma venda. Por meio de seu número, é possível saber toda a história do veículo, como atraso de impostos, irregularidades e questões jurídicas. Além disso, fornece dados sobre licenciamento, emplacamento, mudança de proprietários, entre outros.

Powered by Rock Convert

Vistoria Cautelar

Ainda que pareça em boas condições por fora, um veículo pode esconder componentes comprometidos internamente. A vistoria cautelar analisa diversos itens de identificação que podem trazer indícios de adulteração. Ainda que nenhuma fraude seja apontada, você pode eventualmente descobrir que se trata de um carro baixado e bem menos valorizado do que imagina.

Quando se fala em questões que impedem a transferência, convém mencionar os mandatos de busca e apreensão, os registros de débitos e a alienação. Todos são absolutamente relevantes na hora de fazer sua compra.

Os carros alienados são aqueles dados como garantia para um banco ou financeira. Na prática, isso significa que o banco pode retomá-los quando não acontece a quitação de uma dúvida. Para um comprador, é uma alternativa arriscada. Da mesma forma, um automóvel com busca e apreensão corre o risco de ser apreendido pelo não pagamento de parcelas.

Enquanto isso, a consulta dos registros de débitos envolve saber o status de pagamento de licenciamento anual, seguro obrigatório DPVAT e IPVA. É possível consultar também as autuações e multas do veículo, tanto as quitadas quanto as que ainda estão pendentes.

Veja as vantagens de fazer a análise do histórico

Conhecer o histórico do carro é uma forma de prevenir e antecipar problemas. Mesmo se houver alguma questão que você não considera que atrapalhe a compra, vai ficar melhor preparado para o que aparecer. As principais vantagens são bem claras!

Evita gastos adicionais

Imagine que você decidiu investir seu dinheiro em um seminovo premium. Agora pense em como seria se, depois de efetuar a compra, descobrisse que está com IPVA atrasado e cheio de multas? Conferir o passado do carro permite que você evite gastos inesperados. Tudo bem se decidir seguir com a compra de um veículo, por exemplo, alienado, no entanto você terá condições de se preparar para assumir a dívida do ex-proprietário. É por isso que esse tipo de planejamento é tão essencial.

Confere autenticidade aos dados

Ao consultar o Renavam, dá para compreender tudo que já aconteceu com o automóvel: data de fabricação, quantidade de proprietários, eventuais irregularidades etc. Na prática, trata-se de uma chance de conferir se os dados que você recebeu do vendedor são reais. Se, por exemplo, a quilometragem está superbaixa e o carro passou por 5 donos e tem 20 anos, pode ser um sinal de alerta. Ficar atento a quaisquer incoerências é crucial e ajuda a ter mais confiança na negociação.

Evita sustos com pendências

Quando você compra um automóvel em uma revendedora, nem sempre tem contato com o antigo proprietário. E, infelizmente, nem todo mundo é honesto com seus débitos. Assim, pode ser que você compre um veículo que tenha multas que ainda não constam no sistema ou passaram batidas de alguma forma. Ao fazer uma vistoria completa e consultar os antecedentes, é mais fácil evitar sustos com pendências que você sequer sabia que existiam.

Em se tratando de compra de carros, todo cuidado é sempre bem-vindo. É por isso que fazer uma consulta do histórico do veículo é tão importante. Por meio de informações simples, você vai conseguir compreender se deve fechar negócio ou não. Além disso, vai se sentir muito mais bem preparado para questões que possam surgir após a compra.

Entendeu melhor por que é relevante fazer uma análise prévia dos automóveis que o interessam? Então, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajude mais gente a se prevenir na hora de trocar de veículo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *