fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Como analisar o histórico do carro e garantir uma boa procedência?
Veículos

Como analisar o histórico do carro e garantir uma boa procedência?

No atual momento, adquirir um carro usado é uma ótima opção para economizar e ainda ter o veículo que deseja na garagem. Porém, para realizar essa economia de forma inteligente, é necessário tomar alguns cuidados.

Ficar atento a alguns procedimentos na hora de negociar um veículo usado é essencial para que a economia realmente valha a pena. Um dos principais para ficar atento é relacionado ao histórico do carro. Por meio dele, você descobrirá qual o estado e a procedência do automóvel.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post! Nele você vai descobrir como fazer um negócio seguro e de qualidade na hora de comprar um automóvel usado.

Qual a importância do histórico do carro?

Negociar um carro usado é algo que necessita de atenção, principalmente se você for o comprador. Apesar de ser a melhor opção para quem não tem dinheiro para comprar um 0km, sem os devidos cuidados, pode se tornar uma dor de cabeça, além do prejuízo.

Quem não entende muito do assunto, pode acabar adquirindo um veículo com algum defeito que foi ocultado pelo vendedor. Então, saber a procedência e a história do carro é importante para garantir um bom negócio.

O que considerar?

Cheque multas e pendências

O primeiro passo a se fazer é acessar o site do Departamento de Trânsito (Detran) para descobrir informações sobre o veículo que deseja comprar. Por meio do sistema, você pode consultar multas que não foram pagas, checar se o carro foi roubado ou furtado, entre outros.

Além disso, você pode ver se o IPVA, que é o imposto veicular, e a taxa de licenciamento estão em dia. Caso haja multas ou alguma taxa a ser paga, é importante pedir para que o débito seja quitado o mais rápido possível, pois só assim a transferência de propriedade poderá ser realizada.

Powered by Rock Convert

Investigue se o carro se envolveu em acidentes

Outra maneira é avaliar o carro e procurar por avarias como desalinhamento de portas, capô, porta-malas e para-choques. Verifique se as portas fecham e abrem com facilidade, sem a necessidade de uma força em excesso e sem fazer barulhos estranhos.

Fique atento ao cheiro no interior do carro, pois assim você pode saber se o veículo passou por alguma enchente ou alagamento. Procurar por vestígios de terra embaixo dos bancos e carpetes também pode indicar o problema.

É sempre bom ter com você um mecânico de sua confiança para analisar alguns pontos do veículo que são importantes.

Analise o histórico de revisões

Você pode descobrir um pouco sobre o estado do veículo ao analisar o histórico de revisões programadas. Caso esteja tudo em dia, você poderá saber se o carro foi bem cuidado e se conseguirá rodar por muito mais tempo. Essa análise estará no manual do carro, junto dos carimbos de revisão.

Faça vistoria

Para realizar a transferência de propriedade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) exige uma vistoria dos itens obrigatórios para o funcionamento do veículo, além da análise de chassi, de placa e de número do motor.

Realizar uma vistoria cautelar ou preventiva, garantirá o histórico do carro e também fará uma análise sobre e a atual situação do automóvel para que a negociação seja segura para o comprador, prevenindo golpes. A inspeção é recomendada para evitar surpresas desagradáveis num futuro próximo, pois além dos equipamentos obrigatórios, itens de segurança também são analisados. Além de pesquisar se o carro sofreu alguma colisão.

Fazer o levantamento do histórico do carro antes de fechar a compra do veículo pode parecer trabalhoso em um primeiro momento, porém valerá a pena. Adquirir um veículo usado sem as devidas vistorias pode significar prejuízo em curto e médio prazo.

Com os cuidados citados acima e mais alguns outros, você conseguirá comprar o carro usado mais adequado para a sua situação. Caso tenha dúvida sobre o estado do veículo que deseja adquirir, entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços de vistoria que temos para oferecer!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *