Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogolhovivovist/public_html/wp-content/themes/gillion/inc/static.php on line 177
Por que confiar em franquia de vistoria automotiva? - Blog - Olho Vivo Vistorias

Blog

Por que confiar em franquia de vistoria automotiva?
Vistorias

Por que confiar em franquia de vistoria automotiva?

Existem algumas exigências para garantir a segurança dos motoristas na hora de dirigir, certo? Por isso, garantir o estado de conservação do automóvel é essencial. Mas será que franquia de vistoria automotiva é uma boa para saber como está a condição do carro?

Essa é uma questão válida e algumas coisas devem ser ponderadas na hora de fazer a análise. Decidimos contar para você como funciona esse tipo de franquia e o que você precisa por na balança para escolher um bom serviço. Vamos lá?

Qual é a utilidade da vistoria automotiva?

A vistoria automotiva é regulamentada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e serve para conferir se está tudo “ok” com o veículo e a documentação, prevenindo fraudes, detectando irregularidades e identificando problemas de segurança.

Quando a vistoria é feita? Na maioria dos casos, em momentos de transferência da propriedade. Em algumas regiões do país, também é preciso vistoriar o carro fabricado há mais de cinco anos para garantir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Aqui, é importante diferenciar a vistoria e a inspeção. A confusão é comum, mas os serviços são diferentes. A inspeção é uma análise mais detalhada, feita por técnicos ou engenheiros habilitados seguindo uma dinâmica diferente da vistoria.

O que uma franquia de vistoria automotiva pode fazer por você?

Vistoria cautelar

A vistoria cautelar é o que faz com que você não caia em golpes na hora de comprar um carro usado. Isso porque a análise identifica todo tipo de problema — desde os elementos estruturais até a falsificação de documentos.

Ao fazer a análise, o perito emite um laudo cautelar veicular. O que significa? Na prática, a empresa de vistoria vai disponibilizar um relatório detalhado que revela as condições reais do veículo.

Se acontecer a aprovação de todos os pontos, o laudo confirma que o estado do veículo é regular. Você certamente já ouviu histórias de carros comprados com problemas ou adulterações, não é? Então, a vistoria serve para evitar esses casos.

Vistoria prévia

A vistoria prévia tem um uso um pouco diferente da vistoria cautelar. Seu objetivo também é garantir o estado de conservação do carro — nesse caso, para que uma empresa de seguros não faça um mal negócio.

Qual é a razão disso? A resposta é simples. Quando uma seguradora decide assegurar um bem, também está correndo um risco, certo? Afinal, existem indenizações e reembolsos previstos no contrato.

Para analisar o nível de risco, a seguradora investe na vistoria prévia. Isso é feito por meio da contratação de empresas especializadas e certificadas para fazer esse tipo de trabalho, reduzindo as chances de fraudes.

Procedimentos

Os procedimentos na vistoria passam pela análise de vários pontos no veículo. O chassi, por exemplo, é examinado para verificar se existem sinais de raspagens, acabamentos falsos, polimentos e alterações em máquinas de usinagem.

O odômetro, por sua vez, entra como um dos principais elementos na hora da vistoria. O motivo é que o instrumento mostra qual foi a quilometragem percorrida pelo carro, podendo ser alterado para exibição de um número menor.

Powered by Rock Convert

O farol do carro também conta. Esse tipo de falha representa um possível problema de segurança, por interferir na iluminação. Todo tipo de defeito é considerado — luz com baixa intensidade, farol alto e baixo queimado, farolete que não acende, e por aí vai.

Garantias

Os serviços de uma franquia de vistoria automotiva podem trazer vários benefícios. O mais importante é a garantia de que você não está investindo em um veículo adulterado — evitando desvalorização, prejuízo financeiro e problemas judiciais.

A vistoria ainda garante que o carro tem boa procedência. A utilidade prática disso é constatação do histórico do carro, observando pendências, multas, acidentes anteriores e revisões feitas.

E se o veículo estiver adulterado? Em casos como esse, é necessário tomar medidas judiciais. Se a alteração for em elementos como o chassi, verifique se existe a possibilidade de realizar a remarcação.

Certificações

Para a vistoria ser feita, a empresa precisa ser uma ECV, isto é, uma Empresa Credenciada para Vistoria. É isso que autentica os laudos cautelares emitidos pelos peritos ao fazer a avaliação do veículo e a análise documental.

Por que o ECV é confiável? A resposta está no órgão que regulamenta a credencial. O Detran analisa toda a documentação da empresa de vistoria, como Contrato Social, CNPJ e Alvará de funcionamento.

Por fim, ainda existem exigências para infraestrutura e equipamentos. Elas incluem o local de vistoria, equipamentos para examinar ruídos, atuador hidráulico, sistema de ar comprimido, calibradores e paquímetros.

Como escolher uma franquia?

O primeiro ponto a ser analisado na hora da escolha é a experiência no mercado. Isso porque a vistoria demanda um olhar clínico para todo tipo de veículo e a bagagem pode ser muito útil.

A inovação também é um fator importante. Afinal, já existem várias empresas de vistoria no mercado, não é? O ideal é prestar atenção nas que se diferenciam de alguma forma — e a inovação é uma das muitas maneiras de fazer isso.

O atendimento também conta. Fique de olho nos profissionais que interagem com os clientes para saber se são cordiais e amigáveis. O tempo para ser atendido é outra “red flag”. Se for muito longo, também deve ser colocado na balança.

Por fim, você pode dar uma boa pesquisada na internet para descobrir como é a reputação da empresa nas redes. As avaliações dos antigos clientes são muito reveladoras e é importante dar atenção para elas.

A franquia de vistoria automotiva é uma boa forma de avaliar o estado de conservação do veículo, sempre em parceria com um equipe segura e confiável. Isso serve para todo tipo de vistoria, seja cautelar, prévia, móvel ou de transferência.

Se você ainda não verificou o estado do seu veículo, pode procurar uma franquia especializada como a Olho Vivo Vistorias, presente em mais de 130 cidades realizando um trabalho profissional e com qualidade. Quer fazer a vistoria com pessoas experientes no assunto? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *