Confira 6 dicas para ser um franqueado de sucesso
Regulado pela Lei de Franquias, o modelo de negócios de franqueamento tem menos riscos por lidar com um modelo de negócios já testado. Mas, isso não significa que seja fácil se tornar um franqueado de sucesso.
A vantagem do modelo é a existência de um produto já aceito, com precificação pronta e público-alvo já definido. Isso faz com que o risco seja mais baixo do que o de começar em uma marca autoral. A aquisição da franquia permite pular muitas etapas no mercado.
Mas, algumas franqueadoras fazem testes exigentes para garantir que o candidato a franqueado seja capaz de corresponder aos padrões da franqueadora. A ideia do texto é falar um pouco sobre o mercado de franquias e por que vale a pena investir, além de revelar dicas para ser um franqueado de sucesso. Boa leitura!
Faz sentido investir em uma franquia?
A franquia é um investimento em uma marca que já deu certo. Afinal, o negócio já foi testado pelo menos uma vez e teve resultados bons o suficiente a ponto de despertar o desejo de abrir outras unidades da marca. Isso faz com que muitas pessoas queiram investir no modelo ao empreender. A marca já consolidada é um fator de destaque, porque o cliente gosta de consumir produtos dos quais confia.
A localização também é uma vantagem, já que várias seguem uma lógica de geomarketing, identificando os melhores pontos para abertura da loja. Quem vai abrir franquia, normalmente, busca um atalho. Geralmente, é alguém que sabe que procura uma marca bem posicionada e tem noção de onde quer chegar. Ainda assim, isso não significa uma empresa livre de riscos. É preciso contar com uma boa dose de pesquisa para saber se os franqueados estão satisfeitos, antes de arriscar.
Como ser um franqueado de sucesso?
Competências técnicas e habilidades socioemocionais aparecem entre os itens mais importantes para ser um franqueado de sucesso. Mas, acima de tudo, é preciso ter um perfil compatível com o da marca que você quer explorar.
1. Conheça os valores
O alinhamento dos valores da marca franqueadora com os empreendedores faz diferença. Isso acontece porque o sucesso costuma se relacionar com a capacidade de uma marca ser criativa, apaixonada e estratégica. Mas, principalmente, de se relacionar bem com a comunidade local.
Mesmo uma marca consolidada pode fracassar, se instalada na região incorreta. Os valores de uma empresa funcionam como uma fotografia do seu DNA. São as crenças, princípios e filosofia que orientam suas atividades. Quando claros, ajudam a motivar, direcionar e posicionar.
2. Se engaje na marca
Estar engajado na marca e convergir propósitos com a franqueadora são pontos que fazem diferença. Um franqueado de sucesso é capaz de envolver sua equipe na cultura da franquia e de encantar seu cliente. O engajamento deixa os profissionais totalmente absorvidos e entusiasmados com o trabalho. Isso faz com que sejam capazes de agir para promover a reputação e os interesses da empresa. Pessoas engajadas têm atitudes positivas em relação à marca e aos valores. O inverso disso é fazer o mínimo necessário no trabalho.
3. Não se afaste dos padrões
Nem sempre um empreendedor é um bom dono de uma franquia. Isso acontece porque é preciso seguir regras. Se afastar dos padrões da franqueadora é uma atitude pouco produtiva que pode levar à violação do contrato da franquia. Por isso, vale escolher bem a franqueadora e optar por quem mostra o contexto em que é possível afrouxar os padrões.
O franqueado conta com algumas obrigações pré definidas. Isso inclui pagar royalties, cumprir certas metas, prestar informações, comprar apenas de fornecedores credenciados, atuar dentro de um território definido e seguir padrões.
4. Fique de olho nas finanças
Vale fazer uma análise financeira minuciosa antes de investir. Procure analisar os reajustes e ver pontos, como salários, taxas de juros e insumos. Confira se a capacidade de gerar lucro e manter a saúde financeira é confiável e vale o investimento. Mesmo que sua capacidade de investimento seja alta, sempre confira se a marca é capaz de sustentar isso com a receita. Vale apostar em boas práticas de gestão financeira, como separar as contas pessoais das da empresa, cuidar do capital de giro e prestar atenção no fluxo de caixa.
5. Analise o custo-benefício dos royalties
Antes de investir, veja se os royalties pagos à franqueadora têm um bom custo-benefício. A taxa remunera o apoio dado pela franqueadora aos franqueados. Por exemplo, transferência de know-how, marketing de rede, gestão de marca e treinamento. Por isso, o valor precisa fazer sentido. Se você pode encontrar uma consultoria que preste um apoio com a mesma qualidade do que a franqueadora oferece, mas com um preço muito menor, é sinal de que os royalties estão supervalorizados.
6. Exerça uma boa liderança
Um franqueador de sucesso coloca as pessoas no centro, sejam profissionais ou clientes. Assim, explora uma atitude positiva, persuasão e capacidade de negociação. Também tem um perfil mais colaborativo, com atitude empática e humildade. Aqui, vale cultivar a clareza de que é impossível saber tudo e, por isso, é preciso encontrar talentos complementares.
A liderança se baseia na capacidade de contagiar outras pessoas, por meio da influência social. Isso, na busca por uma tarefa comum. O líder é quem encontra forma de promover mudanças nos liderados.
Ser um franqueado de sucesso é um desafio para quem quer alcançar uma boa rentabilidade em um curto espaço de tempo. Isso dá trabalho porque boa parte das unidades de franquias demoram de um a dois anos para começar a gerar lucro. Ainda assim, o suporte na implementação, o treinamento de profissionais e o plano de negócios estruturado aparecem entre os motivos para investir em franquia.
Por isso, um dos principais critérios na escolha é o suporte ao franqueado. Uma boa franqueadora ajuda na escolha da localização, oferece consultoria e promove ações de propaganda. Mas, parte do apoio varia de acordo com o tipo de franquia. Uma franqueadora de vistoria automotiva, como a Olho Vivo Vistorias, oferece assistência até no credenciamento como ECV.
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