9 estratégias de marketing digital para franquias de vistoria veicular
As estratégias de marketing digital já são uma forma de impulsionar o crescimento das franquias, sendo adotadas por várias empresas. Seu desenvolvimento aconteceu junto com o mundo tecnológico, com o envio do primeiro e-mail na década de 70, sendo um dos marcos iniciais.
Nos anos 1980, o aumento da capacidade de armazenamento dos hardwares fez com que o marketing de banco de dados surgisse. Com o tempo, as consultas aos vendedores tradicionais foram trocadas pelas buscas na internet, inovando no paradigma de marketing.
A ideia deste conteúdo é apresentar quais são as principais estratégias de marketing digital para franquias de vistoria veicular, mostrando o que deve ser considerado para ter sucesso no negócio. Boa leitura!
Como uma franquia funciona?
As principais vantagens da franquia fizeram com que o modelo de negócio tornasse um sucesso nos últimos anos, com crescimento já registrado em 2021. Aqui, a propriedade intelectual e a marca do franqueador são exploradas pelo franqueado.
Em troca, o franqueado precisa pagar certas taxas e cumprir algumas obrigações. Uma franquia pode assumir várias formas, por exemplo:
- quiosques;
- serviços digitais;
- lojas de vistoria automotiva e outras.
Toda a interação é regulamentada pela Lei da Franquia. Nesse caso, o franqueado precisa entrar em contato, conferir se é apto e, a partir daí, conhece as obrigações em um documento chamado de Circular de Oferta de Franquia.
Qual é a importância de investir em estratégias de marketing digital para franquias?
Embora os franqueadores já disponibilizem a propriedade intelectual, a marca, os direitos de vendas de produtos, os procedimentos e o conhecimento para os franqueados, as franquias ainda contam com as mesmas necessidades de marketing que as outras empresas têm.
A diferença é que as franqueadoras costumam estipular uma série de regras. Nesse caso, pautam, por exemplo, a forma em que acontece a comunicação, a linguagem e o design. Em alguns casos, as ações dependem de aprovação prévia.
Ainda assim, boa parte das franquias abrem espaço para a contribuição dos franqueados. Nesse caso, se torna possível contribuir e trazer ideias para as franqueadoras. Por isso, vale conferir o nível de critério da marca.
Quais são as principais estratégias de marketing digital para franquias de vistoria veicular?
Com as visitas utilizando smartphones, além de acesso aos sites e blogs ocupando o lugar das físicas, a jornada de compra tem começado pela internet com mais frequência. Você vai entender como isso acontece nos próximos tópicos, nos quais são apresentadas as melhores estratégias, que, por conta dessa demanda digital, estão voltadas para a internet. Confira!
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a elaboração, publicação e disseminação de conteúdos virtuais. A ideia é atrair a atenção, aumentar o número de pessoas interessadas em um produto, melhorar o reconhecimento da marca e interagir com a comunidade online.
2. SEO
O SEO, sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca, fornece melhorias da quantidade e da qualidade do tráfego online. Isso acontece por meio do acesso em mecanismos de busca como Google e Bing, segmentando os chamados resultados “orgânicos”, logo, os não pagos.
3. Anúncios
Os anúncios digitais podem envolver banners, áudios, imagens, vídeos, textos ou links. A ideia é fornecer mensagens aos visitantes de um site ou rede social, disseminando a presença da marca.
4. Redes sociais
No marketing das redes sociais, é possível usar plataformas como Facebook e Instagram para promover um produto. A vantagem dessa estratégia é a possibilidade de usar as ferramentas de análise de dados presentes em boa parte das plataformas.
5. E-mail marketing
O e-mail marketing favorece o envio de e-mails para conquistar clientes em potencial ou reforçar o relacionamento com os atuais. Nesse caso, é possível construir fidelização, promover o reconhecimento da marca e anunciar as novidades.
6. Patrocínio
Os conteúdos patrocinados são pagos, mas aparecem sob a roupagem de publicação “nativa” na plataforma. Por isso, não geram estranhamento no público, que já está acostumado com o tipo de linguagem.
7. Site institucional
O site institucional é o cartão de visitas da empresa na internet. Por meio dele, é possível consultar informações sobre a marca, os produtos e os serviços. Por isso, precisa contar com informações atualizadas e visual convidativo.
8. SEM
O SEM também envolve os mecanismos de busca, assim como o SEO. A diferença é que o resultado é alcançado por meio de publicidade paga. Nesse caso, essas duas estratégias podem ser combinadas.
9. SMO
O SMO usa vários meios digitais combinados para tornar um produto conhecido. Isso pode envolver feeds RSS, blogs, sites de compartilhamento de busca, comunidades online entre outros. A ideia é colher links para os conteúdos nas redes sociais.
O que deve ser considerado para ter sucesso no negócio?
Uma franquia de sucesso envolve entender que se trata de uma empresa própria, mas administrada em conjunto. Por isso, é preciso ter uma boa noção do papel de franqueado, entendendo os limites entre dono e parceiro.
A atitude empreendedora também conta na hora de fazer o negócio dar certo. Embora os empreendimentos franqueados sejam parecidos, ainda dependem da capacidade de gestão de cada um.
Vale ressaltar que um aspecto importante é a colaboração. Os franqueados que mais se destacam costumam ser os que se dedicam em melhorar não só o próprio negócio, mas a rede toda. Assim, vale pensar em novidades, voltando o olhar como uma parcela de algo maior.
Como achar a franqueadora ideal?
O primeiro ponto em que você pode reparar é na sua identificação. Procure empresas que participem de um nicho com o qual se identifica, evitando as “franquias da moda”. Escolhas por afinidade tendem a produzir resultados melhores.
Com os setores mais interessantes em mente, o próximo passo é avaliar a situação financeira. Procure olhar para o próprio bolso e conferir quanto tem para investir. O ideal é ter estipulado uma boa quantidade para o investimento inicial, o capital de giro e a quantidade para cobrir seus gastos até a empresa dar resultado.
As estratégias de marketing digital são úteis para colocar uma franquia nos blogs, nas redes sociais ou nos vídeos das plataformas de compartilhamento online. Ter uma marca presente na web é uma solução para quem quer perder o medo de abrir um negócio.
Se você pensa em investir no setor automotivo, a Olho Vivo Vistorias aparece entre as melhores franquias no Guia da PEGN. A marca franqueadora não economiza no apoio e já traz campanhas de marketing estruturadas.
A empresa tem vários anos de experiência no Brasil e presta auxílio jurídico, no credenciamento junto ao Detran, na consultoria comercial entre outros aspectos. Logo, você terá suporte desde a implantação até começar a operação.
Quer se tornar um franqueador, mas considera importante ter confiança na rede de franquia? Então, para dar os primeiros passos, entre em contato!