fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Equipamentos de segurança de automóveis:  Confira quais são os principais!
Veículos

Equipamentos de segurança de automóveis:  Confira quais são os principais!

Para dirigir com mais confiança, os equipamentos de segurança precisam ser prioridade para os motoristas. Você sabe quais são os mais essenciais para o seu veículo?

É comum pensar no cinto de segurança como o item mais indispensável do carro. Contudo, há outros que têm funções igualmente importantes. É por meio desses dispositivos que é possível circular com mais tranquilidade nas ruas.

Para ajudá-lo a compreender o que faz diferença para uma direção segura, reunimos uma lista com os equipamentos aos quais você precisa ficar atento. Confira a seguir!

Luzes e faróis

Desde 2016, é obrigatório circular em rodovias com farol baixo. A medida foi tomada como forma de prevenir acidentes na estrada. O que acontece é que a visibilidade de um veículo aumenta em até 60% quando a luz baixa está acesa. Na prática, trata-se de uma forma extra de evitar acidentes causados por desatenção.

Uma prova de sua importância é que há a indicação de que veículos sejam fabricados com luzes de circulação diurna a partir de 2023. Por enquanto, luzes de direção laterais, de acionamento dos freios e de localização traseiras são as mais importantes. Além da prevenção, é por meio delas que são enviados sinais essenciais, como de conversão, de troca de faixas e também de indicação de parada.

Cintos de segurança

Se você já passou dos 30, certamente lembra de quando os carros não tinham cinto de segurança. Obrigatórios desde 1998, são equipamentos de segurança que reduzem entre 40% e 75% o risco de morte em caso de acidentes. Portanto, estão no topo da lista de itens que não podem ser subestimados.

Com uma regulamentação específica, o cinto tem como objetivo prender o motorista e os passageiros ao banco no caso de uma colisão. Essa função evita que eles sejam jogados para fora do carro e reduz o risco de lesões na coluna. A indicação é de que sejam cintos com 3 pontas. Ao fazer uma vistoria de transferência, são avaliadas as condições em que se encontram, sendo item obrigatório.

Para-choque

Esse dispositivo tem exatamente a função apontada por seu nome. Quando acontece uma colisão, o para-choque ajuda a absorver o impacto para os passageiros. Os itens mais antigos eram feitos de aço, sendo anexados ao chassi. A questão é que sua rigidez não apenas não absorvia a colisão como ainda causava mais danos. É por isso que os novos modelos são feitos de plástico e espuma de diferentes densidades.

Convém dizer que, mesmo em pequenos choques, é importante avaliar cuidadosamente a situação do para-choque. O que acontece é que mesmo uma rachadura interna pode significar uma perda de eficiência. Portanto, antes de decidir consertar ou fazer a troca, é pertinente analisar cuidadosamente.

Freios

Ao pisar no freio, o motorista precisa ter total confiança de que o carro vai parar de forma segura. Assim sendo, o sistema de frenagem precisa estar em boas condições para evitar derrapagens e perda de aderência relacionadas à pressão do freio, por exemplo. Seja com equipamentos a disco hidráulico ou o sistema ABS de antitravamento de rodas, realizar testes regularmente faz toda diferença.

Powered by Rock Convert

Quando há necessidade de uma vistoria veicular, os freios fazem parte dos itens mais importantes a serem avaliados. A Olho Vivo Vistorias realiza testes dianteiros, traseiros e de freio de mão. Essa inspeção de eficiência vai determinar tanto se o veículo está adequado quanto se precisa passar por alguma mudança antes de voltar às ruas.

Encostos de cabeça

Você já percebeu como os encostos de cabeça nos veículos são diferentes de um encosto de sofá, por exemplo? As hastes presentes na peça estão ali porque é importante regular de acordo com o motorista ou passageiro. Há inclusive a indicação de que o manual do veículo seja consultado antes de determinar a altura ideal para cada indivíduo.

Os encostos precisam ser ajustados para que previnam o chamado “efeito chicote” em uma colisão. Eles evitam que a cabeça seja arremessada para trás após um choque, o que poderia levar a uma lesão no pescoço. Se estiverem muito altos ou muito baixos, porém, não vão conseguir cumprir essa função.

Airbags

Desde 2014, todos os veículos produzidos no Brasil precisam ter airbags. Contando com diferentes opções, há carros que têm as bolsas de ar tanto na dianteira quanto nas laterais, por exemplo. Acionado em segundos, o dispositivo serve como um sistema de amortecimento no caso de colisão. Para isso, os sensores de impacto respondem a diferentes estímulos predeterminados.

Um detalhe pouco conhecido por condutores é que, apesar de ser um equipamento de segurança essencial, não é seguro para crianças. Dos 10 anos — idade mínima recomendada para andar no banco da frente — até os 14 anos, o airbag deve ser desativado. Isso acontece porque, pela estrutura corporal desse período, o dispositivo tende a não ser eficiente, podendo causar lesões em vez de proteger.

Espelhos

O primeiro passo em uma aula de direção é aprender a ajustar os espelhos, e não é à toa. A visibilidade é um dos principais aliados de qualquer condutor. Como há pontos cegos na direção, os espelhos ajudam o motorista a ter um campo de visão mais claro e amplo. Presentes tanto nas laterais quanto internamente, servem para guiar muitas decisões.

O espelho interno serve principalmente para verificar o que está atrás do veículo. Já os externos mostram as faixas laterais. O ideal é que estes estejam ajustados a um ângulo de 90º em relação ao automóvel. Enquanto isso, o interno deve ser direcionado de acordo com o modelo do carro, já que alguns são mais altos do que outros. Dessa forma, o motorista consegue fazer manobras muito mais seguras e eficientes.

Para não correr qualquer risco, o ideal é sempre ter certeza de que os dispositivos estão em boas condições. Ao comprar um usado ou seminovo, isso significa investir em uma vistoria completa. Trata-se de uma oportunidade de garantir não apenas um bom negócio, mas também a confiabilidade do automóvel. Na Olho Vivo Vistorias, há sempre o cuidado de avaliar todos os requisitos técnicos exigidos pelos órgãos públicos de trânsito. Só assim é possível ir para as ruas com mais seguridade. Todas as franquias analisam os equipamentos obrigatórios exigidos pela portaria e pelo Detran.

Os equipamentos de segurança de automóveis são objetos indispensáveis para o condutor e os passageiros. É por meio deles que você consegue reduzir riscos e eventuais lesões. Portanto, tratam-se de itens que não podem nunca ser subestimados ou deixados de lado.

Se você quer ter certeza que seu veículo está bem equipado, entre em contato com a Olho Vivo! Nossa equipe está preparada para tirar todas as suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *