Quer saber como economizar combustível em viagens? Veja aqui!

economizar combustível em viagens
6 minutos para ler

O preço do álcool e da gasolina andam um pouco salgados, ultimamente? Muitas vezes, os veículos representam uma boa parte do orçamento das pessoas e economizar combustível em viagens surge como uma necessidade cada vez mais relevante.

Por isso, decidimos produzir este artigo. O objetivo é mostrar algumas dicas para reduzir seus gastos e fazer viagens ainda mais econômicas. O que acha de continuar com a gente nesta leitura?

Por que revisar seu veículo antes de realizar uma viagem?

A revisão veicular tem um propósito simples: analisar o estado atual do veículo e garantir uma viagem tranquila. Isso inclui a observação de alguns componentes, como bateria, embreagem, pneus, suspensão e por aí vai. Nos piores casos, os problemas mecânicos aumentam as chances de acidentes.

Essa é a principal razão pela qual a revisão é tão importante, especialmente para os motoristas que viajam muito. Aqui, a ideia nem sempre é perceber algum problema óbvio. O principal ponto da revisão é a antecipação, evitando possíveis falhas, para que não aconteçam no momento em que o carro está em uma rodovia, por exemplo.

Como economizar combustível em viagens?

Existem algumas práticas simples que passam despercebidas para a maior parte das pessoas, mas que são muito úteis na hora de economizar combustível em viagens. Confira algumas, a seguir.

Observe os pneus

Você sabia que os pneus também contribuem para o consumo de combustível? Não só isso — pneus descalibrados aumentam o consumo em até 25%. No final do mês, isso pode gerar uma despesa e tanto. A razão é simples: o carro passa a ter mais atrito com o solo e, assim, há uma exigência de força maior para o veículo se locomover.

A consequência é um aumento nas rotações do motor e uma queima maior de combustível. A recomendação mais comum é de calibrar os pneus, pelo menos, uma vez a cada quinze dias — isso, antes de sair para rodar com o veículo. Afinal, o uso aumenta a temperatura e faz com que os pneus se dilatem, dificultando a calibragem correta.

Mantenha a manutenção em dia

Sabe a revisão que citamos no início do post? Então, uma das razões pela qual ela é tão importante é porque se torna possível analisar a necessidade de manutenção — uma das responsáveis pelo aumento no consumo de combustível.

Afinal, existem algumas peças que pioram a performance do carro e fazem com que o consumo seja maior. Quer um exemplo? Basta observar os filtros de combustível e ar. O sistema de suspensão é outro que, com defeitos ligados à geometria, prejudica o desempenho. O desgaste dos pneus fica mais acelerado, provocando problemas de atrito.

Fique atento à aceleração

Você sabia que manter a aceleração constante pode ajudar a economizar até 75% de combustível? Isso porque as variações e intervenções na aceleração tornam o consumo ainda maior e dificultam a vida de quem quer economizar combustível em viagens. O ideal é tentar reproduzir o comportamento de um piloto automático. O que isso significa?

Na prática, seria evitar alternar a aceleração e se esforçar para manter o velocímetro o mais constante possível. Caso você queira poupar ainda mais, pode se atentar a outros pontos. Nas descidas por exemplo, a recomendação mais importante é manter o veículo engatado.

Repare nas janelas (e no ar-condicionado)

As janelas abertas são um ponto que boa parte dos motoristas não presta atenção e é um dos responsáveis pelo maior consumo de combustível. A razão é a resistência do ar, que exige mais força do veículo para se manter na mesma velocidade. O ar-condicionado também costuma puxar alguma dose extra de combustível para ligar o compressor, chegando a 20% na potência máxima.

Ainda assim, isso não significa que você deva passar calor. A recomendação é ficar de olho no velocímetro. Em ambientes urbanos, rodando a menos de 60 km/h, vale manter as janelas abertas, já que a resistência do ar é mais baixa. Caso embarque em uma rodovia, o ar-condicionado tende a ser a melhor opção.

Cuide do peso levado no carro

Viajar costuma ser associado a levar peso no veículo, certo? Isso é efeito das malas e dos passageiros. Então, vale ficar de olho na quantidade de coisas que você quer levar, pois há uma razão importante para isso. Existe uma proporção direta entre o peso e o consumo de combustível.

Uma redução de 10% no peso, por exemplo, pode fazer um veículo compacto diminuir até 4,6% do consumo de combustível. Já, com o aumento de peso, o sistema de propulsão do veículo passa a exigir uma força maior das rodas, resultando em um aumento no gasto, de forma similar ao que acontece no caso dos pneus descalibrados.

Como a Olho Vivo Vistorias pode ajudar?

Entre os principais pontos que citamos para economizar combustível, está a revisão e a manutenção. Não por acaso, se certificar que os componentes do carro estão “ok” é um atalho para poupar combustível e ainda evitar outros gastos. A vistoria automotiva aparece aqui. Trata-se de análise das condições dos equipamentos obrigatórios e itens de segurança, feita, geralmente, na hora de comprar um usado, ou tornar o veículo regular.

A Olho Vivo Vistorias é uma ECV (Empresa Credenciada em Vistoria) que está presente em mais de 80 cidades e é especializada nos vários tipos de vistoria, como transferência ou regularização e cautelar. A empresa conta com bastante experiência no mercado e já emitiu mais de 1,8 milhão de laudos.

Economizar combustível em viagens não é uma tarefa tão difícil. Logo, dicas simples como manter a aceleração constante e os pneus calibrados já fazem uma boa diferença, na hora de abastecer o veículo. Boa parte dos cuidados também surgem ao trocar de carro. Isso porque veículos pouco econômicos ou com peças comprometidas podem fazer a conta ser ainda mais alta. Por isso, vale ficar atento ao compra de um veículo usado para não ser enganado.

E você? Que tal realizar sua vistoria e ter mais segurança para saber se o veículo é confiável? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.