Cuidados ao dirigir o veículo na chuva!

Carro na chuva
3 minutos para ler

Sempre que você estiver conduzindo o seu veículo e a chuva começar, é hora de redobrar a atenção e adotar alguns cuidados muito importantes.

Afinal, além de prejudicar a visibilidade, a chuva deixa a pista molhada e faz com que a aderência dos pneus com o solo seja reduzida, o que aumenta as chances de que ocorram acidentes.

Para ajudar você a dirigir o veículo na chuva com mais segurança e menos riscos, preparamos este post com dicas essenciais. Siga a leitura para conferir!

Verifique o estado dos pneus

Entre os cuidados necessários para dirigir o veículo na chuva com segurança, estar atento aos pneus é um dos mais importantes. Isso é necessário pois, caso os pneus estejam em mau estado, você não vai conseguir manter o controle do carro na pista molhada. Portanto, tenha cuidado para não andar com os pneus carecas e os mantenha sempre calibrados.

Garanta uma distância do veículo à frente

Essa é uma orientação que deve ser seguida, seja qual for a condição climática, mas que se torna ainda mais importante nos dias de chuva. Se você estiver muito próximo do carro da frente e precisar realizar uma freada brusca, as chances de que ocorra uma colisão serão altas, pois na pista molhada o automóvel leva mais tempo para parar. Nesse sentido, mantenha uma distância de, no mínimo, 10 metros do carro da frente.

Evite ultrapassagens

Se, em condições normais a ultrapassagem já exige uma série de cuidados, na chuva, essa manobra se torna ainda mais perigosa. Por isso, o ideal é evitar fazer ultrapassagens em meio a um temporal, principalmente se estiver em uma pista simples, e só fazer isso em caso de extrema necessidade — desde que você siga todas as medidas de segurança, é claro.

Tente não passar por ruas alagadas

Se você dirigir o veículo na chuva e perceber que uma rua está alagada, a dica é parar imediatamente e procurar outro caminho. O motivo é bastante simples — trechos alagados podem esconder diversos perigos, como um buraco ou um obstáculo, que podem estar escondidos na água. Além de correr o risco de sofrer prejuízos por estragos no carro, ele pode parar de funcionar e você ficar preso no meio de um temporal.

Procure um local seguro para aguardar

Caso a chuva esteja muito intensa, a opção mais segura é interromper a viagem e aguardar, até que o tempo melhore. Nesse momento, procure um local seguro para parar o carro, como estacionamentos de comércios ou postos de serviço, por exemplo. No entanto, jamais pare no acostamento, pois outros motoristas podem não vê-lo, devido à baixa visibilidade, e colidir com o seu carro.

Se você seguir as dicas que apresentamos neste post e redobrar a sua atenção no trânsito, as chances de dirigir o veículo na chuva com tranquilidade e proteção serão muito maiores. E não se esqueça de manter os itens de segurança do carro em perfeito estado de conservação e funcionamento — como limpador de para-brisas, freios, estepe, luzes e pneus.

O que achou deste conteúdo? Acha que seus amigos também podem ser interessar por nossas dicas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas importantes orientações para um número maior de pessoas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.