Dicionário do franchising: 9 termos que você precisa aprender

Se, nos negócios independentes, é preciso de capital para a construção da marca, nas franquias essa etapa é pulada, já que é possível trabalhar com um nome já reconhecido. Mas, será que você entende do “franquiês”? Ou precisa de um dicionário do franchising?
Quem entra no mundo das franquias vai precisar lidar com vários termos diferentes, como “Circular de Oferta de Franquia”, fundo de propaganda, royalties e por aí vai. Mesmo nas palavras mais simples pode existir confusão.
Qual é o papel do franqueador e do franqueado mesmo? Existe diferença entre os dois? Você já vai saber as respostas para essas perguntas. A ideia do texto é apresentar quais são os principais termos e palavras que é preciso conhecer para abrir uma franquia. Boa leitura!
Dicionário do franchising
A franquia se destaca por trazer um ganho em escala ao permitir negociações em rede, trazendo condições melhores para o fornecimento, mas tem seu próprio vocabulário. Confira o significado de alguns dos principais termos!
1. Franquia
A franquia é uma estratégia de expansão em que uma empresa licencia parte da sua marca, propriedade intelectual, expertise e conhecimento, recebendo em troca o pagamento de certas taxas ou royalties.
2. Franqueador
O franqueador é a empresa que vende o direito de criar unidades e vender serviços usando sua marca, propriedade intelectual e conhecimento. Pode se beneficiar do conhecimento regional de cada empreendedor que investe em uma unidade.
3. Franqueado
O franqueado opera uma unidade da franquia, contando com uma marca já testada e o suporte de um franqueador. Mas, para operar o negócio, precisa corresponder aos padrões de qualidade de toda a rede.
4. COF
COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia, um documento entregue ao candidato a franqueador, pelo menos, dez dias antes da assinatura de contrato. Por meio dele, é possível conhecer as condições gerais do negócio.
5. Fundo de propaganda
O fundo de propaganda é a parte do faturamento que o franqueado precisa distribuir para a rede inteira. É usado como fonte de custeio para os investimentos em marketing, voltados a atrair clientes para todas as unidades.
6. Nova lei de franquias
A nova lei de franquias substitui a lei original de 1994. Sua mudança principal é o aumento da transparência nas relações entre franqueador e franqueado, estipulando a obrigatoriedade de informações financeiras e contábeis na COF.
7. Royalties
Os royalties são os valores mensais cobrados para usar a propriedade intelectual da marca franqueadora. Geralmente, seu cálculo é feito com base em um percentual do faturamento bruto da unidade.
8. Marketing local
O marketing local é a parte do marketing que é bancada pelo próprio franqueado. Nesse caso, seu foco é atrair clientes de forma regional e segmentada, levando em conta as preferências da região.
9. Capital de giro
É o dinheiro que a unidade precisa para funcionar com saúde financeira, pagando as despesas em dia e mantendo o funcionamento das operações. A palavra “giro” sugere a movimentação do capital.
Entender o “franquiês” do dicionário do franchising e fazer uma boa investigação pessoal para conhecer bem a franqueadora contam na hora de fazer um bom investimento e evitar a abertura de um novo negócio no impulso. Embora a franquia já seja testada, o empreendedor vai precisar pôr em prática sua capacidade de gestão para diminuir os riscos e desenvolver um empreendimento mais bem-sucedido.
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