6 dicas de gestão para aplicar em sua franquia
Uma empresa que segue o formato de franquia conta com diversos benefícios na rotina de trabalho. Além de ter à disposição uma estrutura completa e o know-how de uma marca já consolidada no mercado, o franqueado pode contar com o apoio constante do franqueador e tem maior garantia de mercado.
Mesmo com todas essas vantagens, não pense que empreender no ramo de franquias é algo fácil. Na verdade, é preciso de muito trabalho e dedicação para conseguir bons resultados e alcançar os lucros esperados. E a melhor forma de fazer isso é por meio de uma boa gestão.
Você sabia que existem algumas dicas de gestão essenciais que fazem toda a diferença na hora de empreender e ter sucesso com a franquia? Pois é justamente isso o que você vai conferir neste artigo. Continue a leitura e veja as 6 principais dicas que você precisa conhecer!
1. Tenha atenção ao fluxo de caixa
Pode parecer uma orientação óbvia, mas acredite: o que não falta no mercado são empreendedores que deixam o fluxo de caixa das suas empresas de lado. Esse processo envolve todas as operações financeiras da empresa, logo, é um comparativo entre as despesas e os lucros do negócio.
Uma das atividades mais importantes para isso é registrar todas as entradas e saídas do caixa, principalmente se a franquia estiver no início. Assim, você terá um controle muito maior sobre suas finanças e as chances de erros serão reduzidas.
Da mesma forma, nunca deixe que as suas contas pessoais se misturem às contas da franquia. Afinal, caso isso ocorra, será impossível acompanhar a parte financeira da empresa e controlar o dinheiro que está entrando ou saindo.
2. Faça um bom planejamento
Para que você consiga atingir seus objetivos, primeiro é necessário definir quais são os alvos do seu negócio e, claro, traçar os passos para alcançá-los. E isso só será possível por meio de um planejamento estratégico eficiente e bem-estruturado.
Esse planejamento deve ser baseado na missão, visão e valores da marca da franquia. Mas, mais do que é isso, é preciso fazer análises completas de tudo o que envolve o negócio, o que compreende desde questões internas até externas, relacionadas ao seu mercado de atuação.
Além de entender seus desafios e oportunidades, essa ação vai ajudar você a criar as melhores estratégias e ações para atingir suas metas. Para um trabalho ainda mais assertivo, vale utilizar metodologias específicas, como é o caso da Análise SWOT, que leva em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
3. Invista em gestão de pessoas
O capital humano é uma das partes mais importantes de um empreendimento, pois sem as pessoas é impossível realizar as atividades necessárias para o bom andamento do negócio. Frente a isso, fazer uma boa gestão de pessoas é outra das dicas de gestão essenciais para ter sucesso com a franquia.
Uma gestão eficiente pode ser alcançada de várias formas, mas a mais importante consiste em ter uma comunicação clara e contínua junto aos colaboradores. Afinal, as equipes precisam saber o que está acontecendo no trabalho para se sentirem motivadas.
Também é importante investir em cursos, palestras e workshops, que são uma excelente forma de levar novas habilidades aos profissionais e aumentar o engajamento. As ações de desenvolvimento devem ter como foco desde habilidades técnicas necessárias para o dia a dia de trabalho até o bem-estar físico e emocional dos funcionários.
4. Defina indicadores-chaves de desempenho
Conhecido pela sigla em inglês KPI, os indicadores-chaves de desempenho são métricas que indicam o progresso das equipes e da empresa no alcance dos objetivos estipulados. Com a ajuda dos KPIs, é possível ter uma atuação muito mais organizada e focada no planejamento do negócio.
Existem indicadores ideais para diferentes níveis, como KPIs específicos para a organização como um todo ou colaboradores específicos. O importante é criar indicadores-chaves eficientes e adequados à realidade do negócio para informar se a sua franquia está no caminho certo para o alcance dos objetivos.
5. Invista em tecnologia
A transformação digital tem mudado a sociedade nos últimos anos, levando diversos benefícios ao dia a dia de trabalho nos mais variados setores. Por isso, investir em tecnologia é um diferencial estratégico essencial para ter melhores resultados.
A implementação de programas e softwares especializados vão ajudar você a fazer uma gestão muito mais eficiente e assertiva. Por meio deles, é possível monitorar a operação da franquia, acompanhar o desempenho dos colaboradores, fazer um controle automatizado de estoque e muito mais.
Para entender a importância da tecnologia, basta lembrarmos dos processos manuais utilizados no passado, muitas vezes lentos, pouco específicos e suscetíveis a erros. Já ferramentas inovadoras, quando implantadas no negócio, garantem tarefas ágeis, dentro dos padrões e com mais integração de dados.
6. Mantenha o padrão do franqueador
Por fim, é importante destacar que, mesmo tendo carta branca para conduzir seu negócio como desejar, é essencial que você invista em manter a qualidade do produto ou serviço vinculado à marca original.
Isso é importante porque o sucesso da gestão de uma franquia está diretamente ligado ao alinhamento entre os franqueados e franqueadores. Caso isso não ocorra, os serviços oferecidos não estarão de acordo com a qualidade oferecida pela marca original e ambas as partes sairão prejudicadas.
Para colocar essa orientação em prática, é necessário que todos os integrantes da franquia conheçam bem as diretrizes da marca, o que inclui, principalmente, sua missão e objetivos estratégicos. Mas lembre-se ainda de, sempre que possível, trazer novos elementos para reforçar os aspectos positivos do negócio e disponibilizar um serviço de excelência ao público.
Ao seguir as dicas de gestão que apresentamos neste artigo, você terá muito mais chances de ter uma franquia de sucesso e, claro, alcançar os resultados esperados. Além disso, essas orientações contribuem para diversas outras vantagens, como um aumento da lucratividade, a redução de custos e um melhor relacionamento com a marca.
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