fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Confira as principais desvantagens e vantagens do carro flex
Veículos

Confira as principais desvantagens e vantagens do carro flex

As inovações no ramo de automóveis trazem diversos benefícios para os motoristas, promovendo praticidade e oportunidades de economizar dinheiro. Nesse sentido, os modelos flex surgiram há alguns anos e ganharam muito espaço no mercado. Entretanto, é preciso se atentar às desvantagens e vantagens do carro flex para entender se essa é uma escolha adequada.

Essencialmente, esses veículos são aqueles que podem ser abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina. Mas o que poucos motoristas sabem é que os mecanismos do motor de um carro flex e os de um que aceita apenas um tipo de combustível são diferentes, e isso pode interferir de modo direto na qualidade da sua compra.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre os carros flex e quais são as vantagens e desvantagens de adquirir esse tipo de veículo? Então este post é para você. Continue a leitura e confira!

O que é um carro flex?

Como já dissemos, o carro flex ou total flex é aquele veículo que tem um motor capaz de funcionar sendo abastecido com álcool ou com gasolina. Esse novo conceito começou em apenas alguns modelos, mas devido à sua grande aceitação, hoje é uma tendência de mercado. É raro ver algum carro sendo vendido que pode ser abastecido com apenas um dos combustíveis.

O conceito de desenvolvimento sustentável e a busca por fontes energéticas menos danosas ao meio ambiente também teve influência na criação desses veículos. Além disso, devido aos altos preços da gasolina, os motoristas veem no etanol uma ótima oportunidade de economia.

Como funcionam os motores a gasolina e flex?

Como você sabe, é preciso observar as desvantagens e vantagens do carro flex, porque os motores de veículos que funcionam somente a gasolina e os que também podem ser abastecidos com etanol apresentam diferenças significativas. Esses fatores podem impactar na sua escolha sobre o tipo de automóvel a ser adquirido. Basicamente, os motores flex e a gasolina atuam da mesma maneira, mas há aspectos relacionados às características dos próprios combustíveis que podem causar consequências distintas.

Tendo em vista que os compostos são diferentes, etanol e gasolina apresentarão intensidades de compressão distintas no motor. Desse modo, enquanto um motor abastecido somente com gasolina aproveita esse combustível ao máximo, em patamares que beiram 100%, nos motores flex, a tendência é que não haja esse aproveitamento, sobretudo quando o abastecimento é com álcool.

Não é raro ouvir de motoristas que, mesmo o carro sendo flex, o consumo ainda fica exagerado quando abastecido com álcool. Para eles, mesmo o valor sendo mais baixo, fica mais custoso utilizar o etanol. A principal causa disso são as diferenças na combustão interna.

Quais são as desvantagens e vantagens do carro flex?

Agora que você sabe o que é um carro flex e quais são os principais aspectos que distinguem o motor dele daqueles abastecidos somente com gasolina, vamos analisar quais são os pontos positivos e negativos de ter um carro flex. Começaremos com as vantagens. Acompanhe!

Vantagens de um carro flex

Menor impacto ambiental

Como mencionamos, os carros flex foram desenvolvidos para diminuir a emissão de poluentes da gasolina na atmosfera. O etanol é um combustível que agride menos a natureza e, por isso, apresenta ganhos do ponto de vista ambiental.

Powered by Rock Convert

Desse modo, além de pagar menos, abastecendo com álcool, você estará contribuindo com as futuras gerações e fazendo sua parte na busca por um desenvolvimento mais sustentável.

Economia

Ora, esse é um dos maiores atrativos em ter um carro flex. Como sabemos, os preços da gasolina estão para lá de altos e, devido às crises financeiras no nosso país, sofrem aumentos consideráveis. Assim, ter a alternativa de abastecer com um combustível mais em conta é muito importante para balancear os gastos mensais.

Desse modo, quando você enche o tanque com etanol, pode chegar a economizar valores próximos a R$ 100,00 se comparado com um tanque cheio de gasolina. Esse montante faz uma diferença considerável e torna os carros flex muito atrativos.

Facilidade na venda

Outro ponto que deve ser observado pelo dono de um veículo é a facilidade de revenda do seu automóvel. É preciso priorizar a compra de carros que sejam bem quistos no mercado ou que apresentam atributos atrativos a potenciais novos donos.

Assim, contar com um carro flex é um grande aliado. Evidentemente, quem procura comprar um carro valorizará o fato de ele poder ser abastecido tanto com álcool como com gasolina. Esse fator facilita a venda e pode até elevar o preço a ser pedido quando você quiser trocar de carro.

Desvantagens do carro flex

Dificuldade de dar partida nos dias frios

Esse problema é uma crítica recorrente nos donos de carros de motores que aceitam dois tipos de combustíveis. Por isso, é importante saber as desvantagens e vantagens de ter um carro flex. Com isso você fica ciente de que, nas baixas temperaturas, seu motor demorará um pouco mais a pegar — principalmente se estiver abastecido com álcool.

Para atenuar esse fator, mantenha o reservatório de gasolina sempre cheio. Assim, nos dias frios, o motor recrutará um pouco da gasolina ali armazenada, o que vai facilitar a combustão para a partida.

Danos ao motor

Outro ponto negativo é que a alternância de combustíveis pode gerar danos ao motor. A principal causa é porque ele absorve a sujeira mais facilmente e potencializa os riscos de corrosão.

Especialistas alertam que, quando se abastece com etanol durante um longo período, uma crosta pode vir a ser criada. Ela facilita que as impurezas se acumulem e prejudiquem velas e bicos.

Portanto, conhecer desvantagens e vantagens do carro flex é essencial para que você faça a escolha sobre que automóvel comprar. Conhecendo todas as características desse motor, você pode contar com ele principalmente se for abastecer com etanol na maioria das vezes, se estiver interessado na revenda de veículos, entre outras situações. Considerando esses fatores, você potencializa as chances de sucesso com seu automóvel e evita aborrecimentos.

Gostou de conhecer mais sobre o carro flex? Então, deixe um comentário no post e compartilhe suas experiências conosco e com outros leitores.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *