fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Saiba como descobrir se o carro tem multa!
Veículos

Saiba como descobrir se o carro tem multa!

Você sabe como descobrir se o carro tem multa? Trata-se de uma das informações mais importantes para um motorista conferir periodicamente como andam as infrações cometidas. Isso fica ainda mais importante no momento de comprar um veículo.

Neste post, você vai ver as melhores formas de consultar se há multas e infrações, além de entender algumas dicas sobre como preencher os dados e realizar essa busca. Vamos lá?

Visite o site do Detran

Se você é da época em que só se descobria multas por meio do despachante, saiba que existem formas mais práticas de fazer isso. Basta acessar o site do Detran e fazer a consulta por meio do número do Renavam (presente no CRLV) e da placa do carro. É só digitar o endereço do site, usando a sigla do seu estado. Em alguns casos, você vai precisar fazer um cadastro antes de descobrir a condição das multas. Em seguida, é preciso se dirigir à opção “Consulta do Veículo” e verificar a situação.

No site do Detran, é possível descobrir outros tipos de pendências no automóvel, como IPVA e licenciamento. Se houver multas? Nesse caso, você vai precisar pagá-las e ainda arcar com os valores de juros por atrasos.

Preencha os dados

Para encontrar o Renavam e dar andamento ao processo para descobrir se o carro tem multa, é necessário obter o CRLV. Trata-se de uma sigla para Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Se você quiser verificar o histórico do veículo no momento da compra, o vendedor deve fornecer esse documento.

Powered by Rock Convert

Outro documento que você vai precisar para preencher os dados é a CNH. Se a consulta for feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), basta inserir o Renavam, CPF, CNPJ ou Cadin. Caso o veículo seja transferido, você vai precisar notificar o Detran sobre a transação. Não se esqueça de que é importante checar se o carro ainda está sendo financiado — já que o dono pode tentar deixar a dívida com você.

Explore outras alternativas

Existem outras possibilidades de consultar as multas e pendências de um veículo. Em alguns sites de classificados, por exemplo, você encontra a opção de checar a condição anterior do carro. Geralmente, isso é feito para ajudar na decisão de compra, mostrando se a decisão é vantajosa ou não.

Outra forma de fazer a consulta é por meio do site da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Nesse caso, basta ir à opção “nada consta”. Lá, você pode encontrar diversas informações sobre determinada infração, como dia, local e horário. Você também pode usar um dos aplicativos de multas. Existem algumas opções nas lojas de apps. Basta fazer o download em um smartphone ou iPhone e verificar a condição do veículo.

Entender como descobrir se o carro tem multa é importante para ver se a condição do veículo é regular, isto é, sem pendências com as autoridades de trânsito. Além disso, se não descobrir se cometeu uma infração, você pode perder os prazos para recorrer e fazer sua defesa. Lembre-se de que as multas estão vinculadas aos veículos, não aos proprietários. Por isso, se você comprar um veículo com pendências, vai precisar arcar com elas.

Quer saber mais sobre como lidar com as infrações? Então, descubra como é feito o processo de transferência de multa.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *