Veja 6 cuidados que você deve tomar ao comprar um veículo usado!

Cuidados ao comprar carro usado
6 minutos para ler

Está chegando a hora de trocar de carro e você já começou a procurar alguns modelos do seu interesse? Saiba que, além do tipo de automóvel e da parte estética, são necessários outros cuidados ao comprar um veículo usado, principalmente se você quer continuar com ele por um bom tempo.

Se a sua pretensão é comprar um carro usado, a nossa primeira dica é pesquisar bastante, antes de fechar a negociação. Existe uma série de informações e dados do veículo que precisam ser checados, para garantir que você esteja mesmo fazendo uma boa escolha.

Pensando nisso, elencamos os principais cuidados ao comprar um veículo usado que você deve ter. Confira!

1. Não tenha pressa

O primeiro passo, talvez, seja o mais óbvio, mas igualmente necessário. Não compre um carro com pressa, pois isso pode atrapalhar você no momento de fazer sua escolha. É preciso ter em mente que existem muitos fatores a serem avaliados, e que isso levará algum tempo.

É natural que o vendedor exerça certa pressão e tente agilizar o processo. Porém, tenha em mente que, se você ceder a isso, terá mais chances de se arrepender. Como você verá, a seguir, é preciso tomar outros cuidados ao comprar um veículo usado.

2. Faça a vistoria

Além da vistoria obrigatória, algumas empresas também realizam a vistoria cautelar. Ela é muito importante para buscar eventuais problemas no veículo. No mais, é a responsável por identificar a legalidade do motor e do chassi, por exemplo, além da originalidade dos vidros, do câmbio e, até mesmo, das etiquetas de identificação.

Da mesma maneira, serve para revisar itens, como espelhos retrovisores, pneus e sistema de iluminação e sinalização. Se você quer saber se o veículo já colidiu ou sofreu algum reparo na sua pintura, na vistoria também é possível realizar uma análise.

Por fim, é realizado um levantamento sobre o histórico de sinistro ou de leilões (se houver). Depois da vistoria obrigatória, o laudo pode ser utilizado em até 30 dias para realizar o procedimento de transferência veicular. No entanto, é importante se programar e agendar logo essa checagem.

3. Teste o carro

Se para comprar um carro novo, fazer um test drive já é importante, ao comprar um veículo usado, o teste é imprescindível. Por melhor que seja o anúncio do vendedor e por mais adequada que esteja a estética do carro às suas expectativas, haverá coisas que você só vai conseguir avaliar andando no carro. O teste ajudará você a fazer uma leitura geral do veículo, incluindo:

  • o conforto para você e para os passageiros;
  • os barulhos que podem ocorrer;
  • o espaço interno e os componentes do veículo;
  • a facilidade em que a partida é dada no motor;
  • as folgas nos engates do câmbio;
  • a resposta da embreagem na saída de rampas;
  • o alinhamento do carro;
  • a precisão dos freios, bem como o estado dos discos e pastilhas.

É muito comum que o vendedor tente frisar apenas a parte positiva do veículo. É por isso que você deve “sentir com as próprias mãos” como interage com o carro, antes de comprá-lo. É claro que o veículo não estará livre de inconformidades — afinal, é usado. No entanto, procure avaliar o que, das suas deficiências, são aceitáveis para você ou com que custos você consegue arcar para resolver as pendências.

4. Observe os detalhes

Mesmo que você esteja optando por comprar um carro usado, é importante prezar pela conservação do veículo, incluindo a parte estética e o conforto dele. Por isso, não deixe de avaliar, criteriosamente, aspectos como:

  • os desgastes na pintura e marcas de uso;
  • o estado de conservação dos bancos e das forrações;
  • as maçanetas, pedais e os acabamentos;
  • o cheiro do veículo (se tem odor de umidade ou de cigarro).

Isso tudo ajuda a entender os cuidados que os últimos donos do veículo tiveram, ao utilizá-lo, dando dicas, inclusive, sobre como pode ter sido o uso da parte mecânica. Sobre o que estiver deteriorado ou com muitas marcas de uso, procure se informar quanto você gastaria para mandar substituir ou revitalizar peças. Talvez, esses detalhes possam ser ajustados na negociação.

5. Pesquise a desvalorização

Quando você vai comprar um carro, normalmente, não está pensando no momento de vendê-lo. Afinal, o objetivo é acertar na escolha do veículo. No entanto, é importante considerar o quanto o veículo tende a se depreciar e desvalorizar com o tempo. Cada modelo obedece a uma taxa de depreciação, por isso, se você tentar vender dois carros distintos, daqui a dois anos, certamente, a desvalorização deles será diferente. Mesmo assim, ela considera variáveis como:

  • o ano de fabricação;
  • a quilometragem rodada;
  • o histórico de acidentes;
  • as alterações no veículo;
  • o estado de conservação.

A maior depreciação costuma ocorrer no primeiro triênio do veículo. Depois disso, ele mantém uma taxa permanente de desvalorização por ano.

6. Confira a documentação

Outro passo essencial para a checagem da procedência do carro é conferir a sua documentação. Para isso, você precisará da placa e do Renavam. Com esses dados, você pode pesquisar, de forma gratuita, o cadastro do veículo no site do Detran. A partir dessa consulta, você identifica se o carro tem alguma multa em aberto, a situação do licenciamento e do IPVA, além de outras pendências, como alguma restrição administrativa, por exemplo.

Porém, o mais indicado é realmente contar com o auxílio de empresas que já tenham experiência e credibilidade no mercado. Dessa forma, elas ajudarão, tanto com a vistoria quanto com a avaliação de qualquer aspecto do carro que possa ser prejudicial para a sua aquisição.

A Olho Vivo Vistorias é credenciada e pode ser sua parceira nessa missão, prestando um ótimo atendimento e um serviço de qualidade. A prioridade é a segurança dos clientes. Para isso, você contará com agilidade ao processo, uma ampla estrutura e o cumprimento de todos os requisitos técnicos que são exigidos pelos órgãos de trânsito.

Agora que você já sabe quais são os cuidados que você deve ter ao comprar um veículo usado, que tal contar com a Olho Vivo Vistorias para acertar na sua escolha? Converse com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.