Por que o crescimento do setor automotivo pode ser uma boa oportunidade?
Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a doença causada pelo coronavírus como uma pandemia, em março de 2020, diversos setores da economia foram afetados negativamente em todo o mundo. E um dos segmentos mais impactados foi o automotivo.
Além da queda no número das vendas nos primeiros meses da pandemia, isso também contribuiu para que houvesse uma falta de insumos (como chips e semicondutores) para a produção de automóveis.
Porém, com o avanço da vacinação e a queda dos números de COVID-19, foi possível perceber um crescimento do setor automotivo nos últimos meses, sobretudo em relação aos carros usados e seminovos. Quer saber como está o mercado no contexto brasileiro? Continue a leitura!
Confira os dados de crescimento do setor automotivo
No que diz respeito a veículos usados e seminovos, o coronavírus e a falta de insumos não têm representado obstáculos tão grandes como o registrado no caso de modelos zero quilômetro. Para comprovar esse cenário, basta observar os números do setor.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados cerca de 9,5 milhões automóveis usados ao longo de 2021, número 18% maior na comparação com 2020, quando foram vendidos 8 milhões de modelos.
Entenda quais são os motivos desse crescimento
A falta de insumo e a queda nas vendas do setor impactaram diretamente o preço dos carros novos, que sofreu um aumento expressivo desde o início da pandemia. Como os modelos novos se tornaram mais caros, os consumidores passaram a dar preferência aos usados, o que contribuiu para o crescimento das vendas desse segmento.
Outros motivos para o cenário incluem a alta do uso de serviços de delivery e transporte por aplicativo. Como muitas pessoas optaram pelos usados para ingressar nesse setor, isso também contribuiu para o aumento das vendas.
Saiba quais são as perspectivas e tendências para os próximos anos
Se já não bastasse a pandemia do coronavírus e a falta de insumos para o setor automotivo, a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, também impactou diretamente a fabricação e as vendas de automóveis em todo o mundo. Porém, a expectativa é que os números melhorem nos próximos meses.
Este ano, é esperado um aumento de 12% na produção das montadoras brasileiras em comparação a 2021. Isso se deve, sobretudo, pelo fato de que o comércio de semicondutores deve se recuperar até o início do segundo semestre do ano. Com isso, as montadoras devem fechar o ano no país com 2,6 milhões de veículos produzidos.
Além disso, a tendência é que o mercado automotivo se torne cada vez mais tecnológico. A compra e venda online, que se destacou na pandemia, deve continuar em alta, assim como o investimento em marketing digital pelas concessionárias.
Apesar de diversos desafios ainda existirem no mercado, o crescimento do setor automotivo é evidente, sobretudo quando falamos em veículos usados e seminovos. Portanto, o segmento representa uma grande oportunidade de investimento. Se você deseja entrar nesse mercado, lembre-se de fazer um bom planejamento, pesquisar os concorrentes, fazer boas parcerias e estar atento às suas finanças para ser bem-sucedido.
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