Por que contar com uma consultoria de campo para a franquia?

Para que uma franquia tenha sucesso no mercado, um dos principais desafios a serem superados consiste em manter o padrão de qualidade já existente nas demais unidades da marca. Entre as ações estratégicas adotadas nesse sentido, uma das mais importantes é contar com uma consultoria de campo.
Quer saber o que é a consultoria de campo, como ela funciona e seus principais benefícios para a franquia de vistoria veicular? Continue a leitura!
O que é consultoria de campo?
A consultoria de campo é uma inspeção periódica realizada pela franqueadora junto às unidades franqueadas. Seu objetivo é garantir que os padrões da marca sejam cumpridos por todas as franquias, bem como melhorar os resultados das unidades.
Graças à promoção da consultoria, é possível identificar as necessidades e dificuldades do negócio, aumentar sua lucratividade e contribuir para que todos trilhem o mesmo caminho. Assim, o processo garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e contribui para o desenvolvimento de todos.
Entre os diversos aspectos cobertos pela consultoria de campo está atendimento, marketing, limpeza, padrão de produção, gestão financeira, entre outros. Não é à toa que esse é um dos métodos considerados mais eficientes para a promoção de uma gestão de sucesso, seja na franquia de vistoria veicular, seja na de outros segmentos.
Como ela funciona?
Ao realizar a consultoria de campo, a franqueadora vai supervisionar e acompanhar todos os processos e resultados da operação. O trabalho envolve visitais pontuais e um monitoramento à distância.
Existem quatro etapas fundamentais para que a consultoria seja feita de forma eficiente. Saiba quais são elas:
- análise: a primeira fase visa obter indicadores que serão avaliados durante o trabalho e que impactam diretamente nos resultados. Entre eles estão dados relacionados a finanças, gestão e atendimento, por exemplo;
- visita presencial: após a coleta dos dados, o consultor vai até a franquia para compartilhar as informações apuradas e conhecer o dia a dia da unidade. Nesse momento, o franqueado tem a oportunidade de tirar dúvidas e expor suas principais dificuldades e desejos;
- orientação: nesta etapa, os gestores recebem orientações quanto aos aspectos que precisam ser melhorados e o que é necessário fazer para padronizar a estratégia do negócio e melhorar os resultados;
- follow up: última fase da consultoria de campo, o follow up nada mais é do que um acompanhamento dos processos. Nesse caso, o consultor monitora o trabalho para encontrar possíveis dificuldades ou não conformidades, além de avaliar se as metas estão sendo cumpridas.
Quais os benefícios da consultoria de campo?
Existem diversas vantagens associadas à promoção da consultoria de campo junto às franquias. A seguir, listamos os principais benefícios:
- garante a padronização dos processos da franquia, de modo a contribuir para que todos estejam sempre bem alinhados;
- faz com que a marca identifique os problemas enfrentados pelos franqueados e ofereça o suporte necessário para superá-los;
- permite a identificação de riscos e problemas que podem prejudicar a franquia no futuro, bem como a adoção de medidas para resolvê-los;
- gera indicadores para a marca, que devem ser analisados continuamente para garantir o bom desempenho de todas as unidades.
A consultoria de campo é um processo muito importante para qualquer franquia, pois contribui diretamente para melhorar os resultados do negócio, padronizar os processos e aumentar as vendas. Por isso, ao buscar por franquias de vistoria veicular, dê preferência a marcas que promovam a consultoria de campo e que ofereçam experiência e confiabilidade durante o processo.
E aí, gostou de saber mais sobre a consultoria de campo? Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o universo da franquia, assine nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, todas as novidades do nosso blog!