Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/blogolhovivovist/public_html/wp-content/themes/gillion/inc/static.php on line 177
Vai comprar carro na internet ? Veja como não cair em golpes!

Blog

Vai comprar carro na internet ? Veja como não cair em golpes!
Veículos

Vai comprar carro na internet ? Veja como não cair em golpes!

Para quem gosta de praticidade, sites e lojas online são ótimas opções. É possível até mesmo comprar carro na internet. Infelizmente, porém, essa compra nem sempre é tão segura assim. Você sabe o que precisa fazer para não cair em um golpe?

Talvez você esteja pensando que nunca vai passar por algo assim. A questão é que todo mundo está vulnerável. Golpistas e quadrilhas costumam ter esquemas sofisticados para enganar os mais diferentes perfis de compradores. Portanto, todo cuidado é pouco.

Para ajudar você a comprar seu próximo veículo em segurança, reunimos algumas dicas muito importantes. Confira nas próximas linhas!

Desconfie de valores abaixo de mercado

Promoções são muito comuns na internet, no entanto, é preciso ficar atento a valores muito destoantes. Um veículo desvaloriza constantemente, mas há sempre uma lógica por trás do preço. Se você não entende muito de automóvel, procure uma referência na tabela Fipe. Atualizada mensalmente, é uma lista elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e fornece um preço-base para a maior parte dos carros.

No golpe conhecido como “carro fantasma”, o veículo é anunciado preço baixo e condições muito atraentes. As fotos, vídeos e o contato tendem a parecer muito profissionais. Você só vai perceber o problema quando esses indivíduos sumirem com seu dinheiro e você ficar de mãos abanando.

Fique atento aos meios de pagamento

Comprar carro na internet pagando boleto é algo que você deve evitar ao máximo. Pode até parecer bizarro, mas realmente acontece. Especialmente em casos em que o comprador se depara com aquele usado ou seminovo com preço imperdível.

Na verdade, o mais comum é que os golpistas peçam um sinal adiantado para fazer a reserva. Por ser um preço baixo, a conversa é de que há outros interessados e você precisa garantir a compra. Há quem dique ansioso em fechar negócio e acabe pagando. É aí que está o problema maior do boleto. Fosse em outro meio de pagamento, seria até possível contestar. Entretanto, nesse caso, não tem como ser estornado.

Evite fazer depósitos a pessoas físicas

Se você está negociando com uma empresa, desconfie se houver algum pedido de depósito em conta de pessoa física. Há casos em que golpistas conseguem, por exemplo, desviar o tráfego de sites oficiais para páginas falsas. Assim, você terá a impressão de que o negócio é confiável.

Sempre que estiver negociando qualquer compra online, evite o envio de dinheiro a pessoas desconhecidas. E mesmo que pareça ter um intermediário de seu convívio, também é importante ficar de olho. Existem situações em que os falsos vendedores fingem ter sido indicados por amigos ou familiares, quando, na verdade, estão apenas tentando criar um vínculo de confiança.

Confirme os dados do anúncio

Outra modalidade comum de golpe ao comprar carro na internet é a clonagem de anúncios. Uma pessoa de São Paulo, por exemplo, coloca seu carro à venda, com fotos e informações do veículo. É quando os golpistas copiam esses dados e fingem que são os responsáveis pela venda. Nesse caso, basta que você confirme as referências para verificar o problema.

Powered by Rock Convert

Não hesite em ligar para números de contato, procurar endereço físico e até verificar CNPJ. Esse cuidado é capaz de prevenir muitos desenganos.

Tenha cuidado com suas informações pessoais e bancárias

Falando em dados, é indispensável ter muito cuidado com informações pessoais. E ainda mais com seus dados bancários. Muitas páginas de vendas de carro online fornecem a opção de simulação de financiamento, você já percebeu?

É verdade que esse serviço pode ser bastante útil para planejar sua compra. A questão é que existem informações que você não deve compartilhar. Algumas parecem inocentes, mas podem ser utilizadas de forma equivocada. Veja exemplos do que golpistas podem solicitar com má-fé:

  • foto do cartão de crédito — com intenção de fazer compras no seu nome;
  • endereço de casa ou do trabalho — com a possibilidade de envio de cobranças e boletos não solicitados e fáceis de confundir;
  • instalação de aplicativos — com o objetivo de roubar senhas.

A solicitação de dados como CPF e data de nascimento são comuns, mas também exigem cautela. Sempre que você desconfiar de qualquer solicitação de envio de dados, não o faça.

Prefira sites de venda com boa reputação

Ao comprar carro na internet, o risco não é apenas de não receber o veículo. Há também golpes que oferecem automóveis irregulares. É por isso que você precisa escolher sites que sejam confiáveis. Avaliar a reputação das vendas é uma forma de perceber se você deve negociar ou não.

Para garantir sua segurança, busque páginas que tenham preços adequados e, principalmente, que não escondam o feedback dos compradores. Será uma forma de descobrir como foram as experiências anteriores e evitar problemas parecidos. Também vale pesquisar se a loja online apresenta credenciais dos vendedores e mantém um processo transparente em suas transações.

Invista em uma vistoria cautelar

Mesmo tomando muitas precauções, há detalhes que apenas uma vistoria cautelar vai conseguir fornecer. Investir nesse serviço é essencial para aumentar a confiabilidade da compra. Com esse procedimento, será possível descobrir possíveis alterações e ter mais segurança de que você não está sendo enganado. Mas fique atento, a empresa que vai fazer a vistoria deve ser devidamente certificada.

A Olho Vivo Vistorias, por exemplo, é uma ECV — Empresa Credenciada de Vistoria. Por meio de sua expertise, ela oferece um laudo técnico que avalia a documentação do carro e também outros itens obrigatórios do veículo.

O mais importante é que essa vistoria é útil tanto para o comprador quanto para o vendedor. Logo, se ele se recusar, pode ter certeza de que não se trata de um bom negócio.

Para encerrar, vale reforçar que comprar carro na internet é tão seguro quanto os cuidados que você tomar. Portanto, desde que fique atento aos detalhes, terá mais chance de fazer uma transação segura e evitar dores de cabeça no futuro. Lembrando sempre que é mais fácil prevenir do que ter que lidar com problemas mais tarde.

Agora, se você está pensando em trocar de carro, aproveite para assinar nossa newsletter! Vamos enviar apenas conteúdos de qualidade que vão ajudá-lo a não errar na hora da compra!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *